As representações enativas, icônicas e simbólicas decorrentes do processo de enculturação científica no primeiro ano do ensino fundamental
Em vista das recentes mudanças que acarretaram a inclusão da criança de
seis anos no ensino fundamental, fez-se necessária a reflexão sobre um
ensino de ciências coerente com a criança dessa faixa etária. Os
documentos governamentais apontam uma perspectiva sociocultural de
ensino e aprendizagem dessa área do conhecimento, mas esclarecem pouco
sobre como promover seu ensino no dia-a-dia escolar. O presente trabalho
partiu do pressuposto de que a ciência possui uma cultura própria, com
valores, linguagem, práticas, percepções, teorias, crenças, materiais e
etc. Sob essa perspectiva ensinar ciências implica a valorização de
diferentes práticas que possibilitem a introdução dos alunos nessa
cultura e, nesse sentido, o ensino deve ir além da simples memorização
de conceitos em busca de uma aprendizagem capaz de atribuir sentido ao
que somos e aos acontecimentos que nos cercam. Trata-se, portanto, de um
processo de Enculturação científica. Considerando que as crianças do
primeiro ano constroem seus significados através das representações
enativas, icônicas e simbólicas, essa pesquisa buscou compreender como
as crianças do primeiro ano do ensino fundamental constroem o
conhecimento mediante o ensino intencional de ciências sob a perspectiva
da Enculturação científica. O presente trabalho envolveu um estudo
qualitativo, realizado em uma classe de primeiro ano de uma escola
particular de São Paulo, durante o ano letivo de 2010, buscando analisar
os dados oriundos das diferentes formas de representação construídas
pelas crianças sobre os temas de ciências no cotidiano escolar. Os dados
apontam que a atribuição de significados envolve o uso articulado dos
três diferentes tipos de representação, de acordo com o foco de
interesse ou preocupação das crianças. Nesse sentido, a construção do
conhecimento valendo-se das diferentes formas de representações bem como
propiciando experiências que levem as crianças a refletir sobre
assuntos científicos e suas consequências para a sociedade parecem ser
os pressupostos centrais do ensino de ciências para o primeiro ano do
ensino fundamental.