Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
EDM0402 - Didática (2018) - Noturno
Início
Ambientes
2018
FE
EDM
EDM0402-143-2018
ESTÁGIO: retrato de experiências inspiradoras
Projeto Escolas Campo: Formação em Diálogo
Projeto Escolas Campo: Formação em Diálogo
Clique em
Projeto Escolas Campo: Formação em Diálogo
para abrir o recurso.
◄ Página de estágios - FE
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
Programa_Didática2018
Fórum para constituir os grupos de estágio
Página de estágios - FE
Guia de escolas
Termo de compromisso_Didática_prof.Paula
Ficha de estágio
Entrega das folhas de estágio (assinadas)
Apresentação_Estágio: retrato de experiências inspiradoras.
Trabalho das obras de arte
Grupos de Trabalho
Documentário: Ser e Ter
AZANHA,José Mario Pires.Uma reflexão sobre a Didática
TARDIF, Maurice & RAYMOND, Danielle Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, no 73, Dezembro/00, p. 209-244.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (Org). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. RBE, ANPED, São Paulo, n. 13, jan./abr. 2000
MEIRIEU, Philippe Aprender .... sim, mas como?. Porto Alegre: Artmed, 1998, cap. 2 – “O que é aprender?”,
ALMEIDA, Guido de O professor que não ensina. São Paulo: Summus, 1996, p. 15-60.
GUIMARÃES, Carlos Eduardo A disciplina no processo ensino-aprendizagem. Didática, São Paulo, 1982, 18: 33-39.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. CATANI, Afrânio & NOGUEIRA, Maria Alice (orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 71-80.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares. As razões do improvável. 1ª edição, 2ª impressão. São Paulo: Editora Ática, 2004
DUBET, François Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, nº 5-6, maio-dez/1997, 222-231.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A turma de trás. MORAIS, Regis (org.) Sala de aula. Que espaço é esse? Campinas: Papirus, 1994, p. 105-122.
NOBLIT, George W. Poder e desvelo na sala de aula. Revista da FEUSP, São Paulo, jul-dez/1995, v. 21, nº 2, p. 119-137.
BOHOSLAVSKY, Rodolfo A psicopatologia do vínculo professor-aluno: o professor como agente socializador. PATTO, M. Helena de S. Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: T. A. Queiroz Ed., 1991, p. 320-341.
BOURDIEU, Pierre & SAINT-MARTIN, Monique As categorias do juízo professoral. CATANI, Afrânio & NOGUEIRA, Maria Alice (orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 185- 216.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991, p. 222-268 (Uma incursão nos bastidores: o mundo da sala de aula) - 1
Páginas que estão faltando: PATTO_ pág_246-249 (correspondente as páginas 227-228)
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991, p. 287-339 (Quatro histórias de (re)provação escolar).
Guia de escolas ►