1) Os materiais de estudo de hoje estão disponíveis no e-disciplinas, junto a esta página de programação.

2) A programação de atividades para hoje:

>>>>>>>>>>IMPORTANTE >>>>>> Antes de mais nada, entre no e-disciplinas PSI3471 com seu NUSP e autenticação para que eu saiba que está acompanhando a aula no slot de horário alocado a ela. Isto é necessário. Obrigado. Lembro ainda que o horário de grade da disciplina deve ser dedicado ao aprendizado de PSI3471. O mesmo deve ocorrer com as demais disciplinas. Programação de hoje ...

- Entre 7:30 e 8:50h: acesse e estude os materiais disponibilizados para as temáticas de hoje - Slides e Vídeo com Slides Narrados (estes são os mais importantes; os slides sem narração são uma alternativa para se tiver algum problema na visualização do vídeo - me avise de sua dificuldade se for esse o caso). Busque estudar ao menos os 40 minutos iniciais da aula até esse horário de 8:50 (pode fazer o estudo do restante fora da aula se assim precisar). 

- Gere perguntas / dúvidas sobre o apresentado nesses materiais,  através do fórum de P e R que foi aberto no e-disciplinas de PSI3471.

- Buscarei responder as dúvidas que surgirem a partir das 8:30; se houver algum ponto mais complexo, respondo posteriormente à aula. 

- Entre 8:50 e 9:10 - faça o upload (obrigatório) da seguinte "pré-tarefa" simples de hoje, com base no seu estudo do material acima (pode resolver em papel, legível e em bom contraste, e escanear; não esqueça de colocar seu nome e NUSP no topo):

Enunciado do upload simples (o upload mesmo que incompleto é um dos indicadores individuais de engajamento do aluno com a aula): 

A) Na aula de hoje, foi explicitado que um dos ingredientes para surgimento do sobreajuste em regressores multivariados é a existência de uma componente randômica (mesmo que limitada) na definição do valor de y (variável dependente no regressor), que se soma à dependência funcional de y com os x's que compõem o vetor de variáveis independentes X. Para o regressor multivariado que você definiu em tarefa semanal do início do semestre, você espera ter efeitos de sobreajuste por tal razão? Se sim, explique porque? Se não, idem.

B) Extra: Na aula de hoje, foi explicitado que um dos ingredientes para surgimento do sobreajuste em  detectores de padrões multivariados é a existência de fronteiras de separação difusas entre as duas classes no espaço dos X, separando de forma imprecisa as regiões das duas classes +1 / -1 (ou A / B). Para o detector de padrões multivariado que você definiu em tarefa semanal do início do semestre, você espera ter efeitos de sobreajuste por tal razão? Se sim, explique porque? Se não, idem.

>>>> O upload deve ser feito até 9:10. Após esse horário, estamos em intervalo e aguardando a aula de outra disciplina, com outro professor!

--- 

Nota final / reforçando algo válido para todas as aulas remotas: os acessos feitos durante o horário de aula pelos alunos, às vídeo aulas e demais materiais de atividades, são registrados continuamente e de forma individual pelo e-disciplinas.  Esse registro é um dos indicadores de engajamento de cada aluno com cada uma das aulas remotas.

Última atualização: quinta-feira, 16 abr. 2020, 16:44