Programação
Aula 2 - 25/agosto/2020 - Cronograma detalhado dos projetos
Detalhamento do cronograma de cada equipe.
Identificação de riscos e alternativas para execução do cronograma.
Detalhar ao máximo o cronograma do seu projeto, identificando os responsáveis alocados a cada tarefa, bem como a carga horária prevista e a cumprida para a execução de cada tarefa.
Explicitar eventuais riscos para a execução do cronograma proposto e alternativas possíveis caso ocorram.
Aula 3 - 01/setembro/2020
Revisão estratégica do projeto. Sugiro dividir em 3 salas (2 ou 3 projetos por sala) para apresentação rápida de cada projeto, seguida de discussão dos seguintes aspectos:
- Há clareza no objetivo geral e objetivos específicos do projeto?
- As necessidades do cliente (Empresa parceira ou potencialmente interessada) e dos usuários do produto de Engenharia foram bem levantadas e confirmadas?
- Qual será ou quais serão os produtos (e subprodutos) que serão gerados? Como serão testados? Que tipo de testes?
- Serão feitos testes com usuários? Porque? Como serão feitos?
A partir desta discussão, verificar se é preciso fazer ajustes no cronograma do projeto.
Aula 4 - 08/setembro/2020
Apresentação e roda de conversa com colegas representantes da MVISIA.
Uma empresa de sucesso, que hoje faz parte do Ecossistema da WEG, mas que surgiu como um TCC na POLI.
Entrega Intermediária 13/outubro/2020
Nesta Entregas Intermediária Os Alunos precisam entregar a monografia no seu estágio intermediário. Espera-se que nesta fase o projeto já esteja suficientemente avançado no seus quesitos teóricos e práticos. A entrega compreende:
a) Monografia intermédiária no Formato da Disciplina e ABNT
b) Slides da Apresentação - PDF
ENTREGAS FINAIS
A entrega final, referente a cada projeto de formatura, deverá ser feita até 14/dez/2020 às 12h (meio-dia) no eDisciplinas (no caso de grupos, somente um representante do grupo deverá fazer o upload) e deverá conter os seguintes itens:
(1) Monografia: Documento completo detalhando todas as fases do projeto: concepção, execução e avaliação dos resultados teóricos e experimentais texto. Seguir as “diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP, 4a. edição, 2020”, disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/459/413/1613-1 (acesso em nov. 2020). Como se trata de monografia referente a projeto de formatura, o texto deve conter o máximo de detalhamento técnico que permita ao leitor reproduzir tudo o que foi feito no projeto. A monografia deve conter os seguintes capítulos : Introdução, Estado da Arte, Metodologia, Proposta, Resultados e Conclusão. Assim, utilize o recurso de Apêndices para poder colocar detalhamentos documentais de sua autoria que não se “encaixem” no corpo do texto e também detalhamentos que possam ser suprimidos da versão que será depositada na biblioteca para os casos de projetos com informações sensíveis (exemplo: documentação técnica pormenorizada, diagramas de hardware, código fonte, (resultados sensíveis), informações de empresas parceiras; informações de interesse para solicitação de patentes; informações para solicitação de fomento a startups). O cronograma detalhado de execução (indicando para cada tarefa, sua duração em horas, data de finalização e pessoa responsável) deve ser incluído como um dos apêndices.
(2) Vídeo para banca técnica: Duração entre 12 e 15 minutos. O vídeo deve ser voltado a um público técnico, assim deve apresentar claramente qual é o problema e sua relevância, as alternativas consideradas para a solução tecnológica, as análises e decisões de projeto, a solução proposta e seus diferenciais em relação a outras existentes, descrição de como foi desenvolvida a solução, demonstração da solução tecnológica implementada, pontos fortes, limitações, sugestões de trabalhos futuros.
(3) Vídeo para investidores: Duração de no máximo 3 minutos, tipo ‘elevator pitch’, voltado a investidores. Precisam deixar claro qual é o problema para o qual a solução tecnológica de vocês se aplica, qual o(s) diferenciais da solução de vocês, mercado alvo, necessidades de investimento e potencial de retorno.
(4) Tabela de distribuição do fator de participação de Grupo. Deverá ser preenchida e assinada por todos os integrantes. A média deste fator para o grupo deverá ser 1 e para cada integrante poderá variar entre 0,8 e 1,2. O desejável é que todos tenham se dedicado e contribuído para as atividades do grupo e possam receber fator 1, mas se não foi isso que aconteceu, esta tabela serve para fazermos as devidas compensações (como aconteceria numa empresa numa distribuição de lucros). Situações em que o fator deva ser inferior a 0,8 devem ser informados separadamente da tabela do grupo e informados aos professores.
As bancas das apresentações finais acontecerão nos dias 15/dez/2020 (terça-feira) e 16/dez/2020 (quarta-feira), a partir das 18h30min. É muito importante que o(a) orientador(a) de cada projeto esteja presente para participar da banca de avaliação. Recomendamos convidar também os colaboradores das empresas/entidades parceiras para assistir e/ou participar da banca de avaliação.
Para cada projeto, faremos a apresentação dos vídeos enviados e, na sequência, uma sessão de arguição individual sobre o projeto - diferentes perguntas serão dirigidas pela banca de avaliação a cada um dos integrantes, no caso de projetos em grupo.IMPORTANTE: TODOS os matriculados na disciplina deverão assistir e avaliar criticamente todas as apresentações (conteúdo e forma de apresentá-lo), inclusive a do seu projeto, por meio de um formulário específico que será disponibilizado aos participantes. Ausências na audiência, precisarão ser justificadas.
NotaFinal = fi * [0,5 . AP + 0,5 . T] + BÔNUS
fi:
0,8 a 1,2
Fator de participação individual no projeto de grupo – fator multiplicativo correspondente à participação efetiva do integrante no grupo. Espera-se que todos se dediquem às atividades do grupo e que, respeitando as diferentes possibilidades de contribuições individuais, todos mereçam fator de participação = 1,0.
AP:
0,0 a 10,0
Média da avaliação pela banca -- Vídeos de apresentação e arguição dos integrantes do grupo
T:
0,0 a 10,0
Média da avaliação pela banca - Monografia
BÔNUS:
0,0 a 1,0
Bônus que poderá somar 1,0 extra na média final. Este valor será proporcional à qualidade dos comentários que cada aluno fará como avaliação crítica de todas apresentações finais (conteúdo e forma de apresentar) por meio de formulário que será disponibilizado aos participantes, incluindo a própria.
Tabela com proposta de data/horário para as apresentações finais dos projetos
<<< Tabela sujeita a alterações em função da disponibilidade dos orientadores e colaboradores das empresas/entidades parceiras. Pedimos que, caso a data/horário não seja adequado para orientador/colaborador do seu projeto, tente encontrar alguém que possa trocar e nos avise para fazermos as alterações na tabela até o início da próxima semana. >>>