Programação

  • Aula 1 - 18/agosto/2020 - Introdução o Curso

  • Aula 2 - 25/agosto/2020 - Cronograma detalhado dos projetos

    Detalhamento do cronograma de cada equipe. 

    Identificação de riscos e alternativas para execução do cronograma.

    • Detalhar ao máximo o cronograma do seu projeto, identificando os responsáveis alocados a cada tarefa, bem como a carga horária prevista e a cumprida para a execução de cada tarefa.

      Explicitar eventuais riscos para a execução do cronograma proposto e alternativas possíveis caso ocorram.

  • Aula 3 - 01/setembro/2020

    Revisão estratégica do projeto. Sugiro dividir em 3 salas (2 ou 3 projetos por sala) para apresentação rápida de cada projeto, seguida de discussão dos seguintes aspectos:

    - Há clareza no objetivo geral e objetivos específicos do projeto?

    - As necessidades do cliente (Empresa parceira ou potencialmente interessada) e dos usuários do produto de Engenharia foram bem levantadas e confirmadas?

    - Qual será ou quais serão os produtos (e subprodutos) que serão gerados? Como serão testados? Que tipo de testes?

    - Serão feitos testes com usuários? Porque? Como serão feitos?

    A partir desta discussão, verificar se é preciso fazer ajustes no cronograma do projeto.


  • Aula 4 - 08/setembro/2020

    Apresentação e roda de conversa com colegas representantes da MVISIA.

    Uma empresa de sucesso, que hoje faz parte do Ecossistema da WEG, mas que surgiu como um TCC na POLI.

  • Entrega Intermediária 13/outubro/2020

    • Nesta Entregas Intermediária Os Alunos  precisam entregar a monografia no seu estágio intermediário. Espera-se que nesta fase o projeto já esteja suficientemente avançado no seus quesitos teóricos e práticos. A entrega compreende:

      a)  Monografia intermédiária no Formato da Disciplina e ABNT

      b) Slides da Apresentação  - PDF

  • ENTREGAS FINAIS


    • A entrega final, referente a cada projeto de formatura, deverá ser feita até 14/dez/2020 às 12h (meio-dia) no eDisciplinas (no caso de grupos, somente um representante do grupo deverá fazer o upload) e deverá conter os seguintes itens:

      (1) Monografia: Documento completo detalhando todas as fases do projeto: concepção, execução e avaliação dos resultados teóricos e experimentais texto. Seguir as “diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP, 4a. edição, 2020”, disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/459/413/1613-1 (acesso em nov. 2020). Como se trata de monografia referente a projeto de formatura, o texto deve conter o máximo de detalhamento técnico que permita ao leitor reproduzir tudo o que foi feito no projeto. A monografia deve conter os seguintes  capítulos : Introdução, Estado da Arte, Metodologia, Proposta, Resultados e Conclusão. Assim, utilize o recurso de Apêndices para poder colocar detalhamentos documentais de sua autoria que não se “encaixem” no corpo do texto e também detalhamentos que possam ser suprimidos da versão que será depositada na biblioteca para os casos de projetos com informações sensíveis (exemplo: documentação técnica pormenorizada, diagramas de hardware, código fonte, (resultados sensíveis), informações de empresas parceiras; informações de interesse para solicitação de patentes; informações para solicitação de fomento a startups). O cronograma detalhado de execução (indicando para cada tarefa, sua duração em horas, data de finalização e pessoa responsável) deve ser incluído como um dos apêndices.


      (2) Vídeo para banca técnica: Duração entre 12 e 15 minutos. O vídeo deve ser voltado a um público técnico, assim deve apresentar claramente qual é o problema e sua relevância, as alternativas consideradas para a solução tecnológica, as análises e decisões de projeto, a solução proposta e seus diferenciais em relação a outras existentes, descrição de como foi desenvolvida a solução, demonstração da solução tecnológica implementada, pontos fortes, limitações, sugestões de trabalhos futuros.

      (3) Vídeo para investidores: Duração de no máximo 3 minutos, tipo ‘elevator pitch’, voltado a investidores. Precisam deixar claro qual é o problema para o qual a solução tecnológica de vocês se aplica, qual o(s) diferenciais da solução de vocês, mercado alvo, necessidades de investimento e potencial de retorno.

      (4) Tabela de distribuição do fator de participação de Grupo. Deverá ser preenchida e assinada por todos os integrantes. A média deste fator para o grupo deverá ser 1 e para cada integrante poderá variar entre 0,8 e 1,2. O desejável é que todos tenham se dedicado e contribuído para as atividades do grupo e possam receber fator 1, mas se não foi isso que aconteceu, esta tabela serve para fazermos as devidas compensações (como aconteceria numa empresa numa distribuição de lucros). Situações em que o fator deva ser inferior a 0,8 devem ser informados separadamente da tabela do grupo e informados aos professores.

      As bancas das apresentações finais  acontecerão nos dias 15/dez/2020 (terça-feira) e 16/dez/2020 (quarta-feira)a partir das 18h30min. É muito importante que o(a) orientador(a) de cada projeto esteja presente para participar da banca de avaliação. Recomendamos convidar também os colaboradores das empresas/entidades parceiras para assistir e/ou participar da banca de avaliação.
      Para cada projeto, faremos a apresentação dos vídeos enviados e, na sequência, uma sessão de arguição individual sobre o projeto -  diferentes perguntas serão dirigidas pela banca de avaliação a cada um dos integrantes, no caso de projetos em grupo.

      IMPORTANTE: TODOS os matriculados na disciplina deverão assistir e avaliar criticamente todas as apresentações (conteúdo e forma de apresentá-lo), inclusive a do seu projeto, por meio de um formulário específico que será disponibilizado aos participantes. Ausências na audiência, precisarão ser justificadas.


      NotaFinal = fi * [0,5 . AP + 0,5 . T] + BÔNUS

      fi:

      0,8 a 1,2

      Fator de participação individual no projeto de grupo – fator multiplicativo correspondente à participação efetiva do integrante no grupo. Espera-se que todos se dediquem às atividades do grupo e que, respeitando as diferentes possibilidades de contribuições individuais, todos mereçam fator de participação = 1,0.

      AP:

      0,0 a 10,0

      Média da avaliação pela banca -- Vídeos de apresentação e arguição dos integrantes do grupo

      T:

      0,0 a 10,0

      Média da avaliação pela banca - Monografia

      BÔNUS:

      0,0 a 1,0

      Bônus que poderá somar 1,0 extra na média final. Este valor será proporcional à qualidade dos comentários que cada aluno fará como avaliação crítica de todas apresentações finais (conteúdo e forma de apresentar) por meio de formulário que será disponibilizado aos participantes, incluindo a própria.

       

      Tabela com proposta de data/horário para as apresentações finais dos projetos
      <<< Tabela sujeita a alterações em função da disponibilidade dos orientadores e colaboradores das empresas/entidades parceiras. Pedimos que, caso a data/horário não seja adequado para orientador/colaborador do seu projeto, tente encontrar alguém que possa trocar e nos avise para fazermos as alterações na tabela até o início da próxima semana. >>>