Engenharia de Comp e Sist Digitais
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Este curso fornece teoria e técnicas básicas de aprendizado de máquina estatística. São apresentadas noções de dados de treinamento / teste, overfitting, classificação e regressão; conceitos básicos de teoria das probabilidades e estimativas, algoritmo para o aprendizado de redes bayesianas (parâmetros e estrutura); classificadores e regressores baseados em árvores, em máquinas de vetores de suporte, em redes neurais, em regressão linear, logística e não linear; e, finalmente, noções básicas de algoritmos de agrupamento, Deep Learning e Aprendizado por Reforço.
Transmitir conceitos fundamentais relacionados com Sistemas Embarcados, para desenvolver habilidades de concepção e desenvolvimento de dispositivos e sistemas.
Aplicação dos conceitos de engenharia de software e de banco de dados, através do desenvolvimento controlado de um sistema de software, desde a análise de requisitos até a aceitação do software, projeto do banco dados, aplicação de técnicas de verificação e validação e geração dos documentos relevantes.
Desenvolvimento de projetos com circuitos digitais simples. Observação prática e montagem com dispositivos de eletrônica digital (FPGA e componentes discretos). Treinamento em depuração. Familiarização com instrumentação de bancada. Treinamento de trabalhos em grupo. Aprendizado dos processos de documentação de circuitos digitais.
Desenvolvimento de projetos com circuitos digitais simples. Observação prática e montagem com dispositivos de eletrônica digital (FPGA e componentes discretos). Treinamento em depuração. Familiarização com instrumentação de bancada. Treinamento de trabalhos em grupo. Aprendizado dos processos de documentação de circuitos digitais.
Apresentar uma introdução aos fundamentos matemáticos da Ciência da Computação, com ênfase em linguagens, reconhecedores (autômatos) e geradores (gramáticas). Enfatiza-se o estudo de dois tipos de questões no nível teórico: (I) Quais computações podem ser feitas em um computador? (II) Quão eficientemente podem ser realizadas?
Familiarizar o aluno com o funcionamento global do software de um sistema computacional, enfatizando conceitos, fundamentos e detalhes da arquitetura e do projeto interno de programas de sistema tais como: carregadores, descarregadores, bibliotecas, relocadores, alocadores, ligadores, editores, expansores de macros, montadores, para que possa analisar, projetar, especificar e selecionar softwares dessa categoria. Desenvolver nas aulas práticas um conjunto de experimentos em computador para exercitar os aspectos experimentais e de implementação de programas mais importantes de software básico, cujos conceitos e projeto são introduzidos e elaborados na presente disciplina.

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