Engenharia Metalúrgica e Materiais
Ajuda com Pesquisar cursos
Relacionar a composição química e a microestrutura com o processamento para entender o desempenho dos materiais. Utililizar estudos de casos para fixar e aprofundar conceitos relacionados com composição química, microestrutura, processamento e desempenho de um material.
Desenvolver nos estudantes conhecimento sobre os métodos para extração de metais não-ferrosos a partir de diferentes fontes minerais, tais como: Ni, Co, Au, Ag, Zn, Mg, Pb, Sn, Al, U, Th, Cu, Zr, Ti e grupo da platina; Desenvolver nos estudantes conhecimentos sobre a aplicação de balanços de massa e energia, cálculos termodinâmicose cinéticos para a extração de metais não-ferrosos; Desenvolver habilidades associadas com o desenvolvimento e projeto, operação e otimização de unidades industriais de extração de metais não-ferrosos; Desenvolver habilidades relacionais com os impactos ambientais, uso de recursos naturais, energia e poluição associados à extração e processamento de metais não ferrosos e estratégias de uso e aplicação destes materiais. Apresentar os fundamentos científicos e a tecnologia de produção dos principais metais não-ferrosos. Mostrar a fundamentação termodinâmica e cinética dos processos de obtenção de metais não-ferrosos (Ni, Co, Au, Ag, Zn, Mg, Pb, Sn, Al, U, Th, Cu, Zr, Ti e grupo da platina). Introduzir os principais processos comerciais de obtenção e refino dos metais não-ferrosos.
Aprendizado e treinamento da aplicação das leis da termodinâmica às transformações (reações químicas e transformações de fase) de interesse nas Engenharias Metalúrgica e de Materiais. Desenvolver habilidade de cálculo e de interpretação do equílibrio de sistemas unitários e binários.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP