Eng Mecatrônica Sist Mecânicos
Ajuda com Pesquisar cursos
Modelagem de sistemas mecânicos e ferramentas de análise de sistemas.
O objetivo deste curso é introduzir conceitos de modelagem e design formal de sistemas, especialmente de sistemas automatizados. Comparado a outras disciplinas similares no exterior esta seria uma disciplina de Systems Design, que normalmente tem uma abordagem mais ligada a logística e/ou a sistemas de controle e supervisão. No entanto, apesar de considerar os detalhes logísticos que são de grande importância no projeto de sistemas, o foco deste curso é no processo de projeto, especialmente nas fases de requisitos e design. Além da discussão sobre os métodos de modelagem e design também abordaremos o uso de linguagens, em especial as linguagens formais, e entre elas B, OMT&B, Redes de Petri, Redes de Petri Orientadas a Objetos, além de Ontologias. Seguindo a tendencia atual, introduziremos os sistemas de serviço, que, além de serem o foco da nova manufatura distribuída e orientada a serviço permeia as demais atividades ligadas a automação. Terminaremos com a introdução do Robotic Process Automation (RPA), destacando a ligação deste tópico com os conceitos introduzidos previamente.
Projeto de sistemas de controle lineares no domínio do tempo e frequência
Disciplina integradora das disciplinas do curso de engenharia mecatrônica, sintetizando o que já está consolidado e é realidade na engenharia, e apontando as tendências para os próximos anos. Discutir como estas tecnologias vão impactar o dia a dia das pessoas, empregos, educação, cidades, hospitais (e área médica), e principalmente a manufatura. Uso de aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning), ou seja, foco maior na discussão de problemas, onde o estudante é instigado a propor soluções associadas ao conteúdo da aula e das aulas passadas.
Princípios de projeto de hardware e software de microprocessadores e microcontroladores com aplicações em automação e robótica. Através de aulas expositivas e de laboratório os alunos terão contato com os elementos básicos de automação e robótica: sensores, atuadores, comunicação de dados e interface homem/máquina.
Fornecer aos alunos um entendimento do que é a Engenharia, e em particular a Engenharia Mecatrônica: conceituação, história, métodos, funções, atribuições profissionais. Apresentar a USP, suas regras e estrutura, e o curso de Engenharia Mecatrônica. Desenvolver habilidades como trabalho em equipe, planejamento e controle, comunicação escrita e oral, bem como esclarecer aspectos econômicos, sociais, ambientais e éticos.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP