Programação

  • AULA LAB 01

    Nesta aula foram estudados princípios básicos e normalizados da representação de peças tridimensionais através de desenhos de projeção em plano.

    O material disponibilizado é aquele apresentado em aula, no formato ppsx do aplicativo PowerPoint da Microsoft.


  • AULA LAB 02

    Esta aula é um exercício de interpretação de funcionalidade de um dispositivo fixador de peças para usinagem.

    O material utilizado é uma apostila que, através de estudo dirigido, facilita a compreensão do dispositivo.

  • AULA LAB 03

    O tema estudado nesta aula é a metodologia de desenvolvimento de um projeto.

    O estudo parte do princípio de que sempre é possível obter mais de uma proposta de solução de projeto para um mesmo problema e que é preciso racionalizar critérios de decisão para escolher "o melhor".

    O exercício principal desta aula consiste no desenvolvimento de soluções para a construção do dispositivo a ser utilizado na competição, obedecendo à especificação dada, desenvolvendo em conjunto uma Matriz de Decisão que deverá ser utilizada por todas as equipes.

    TAREFA:

    Cada equipe deverá pensar em 3 possíveis soluções de projeto e, à luz da Matriz de Decisão desenvolvida, fazer um relatório descrevendo as três soluções, incluindo esboços, detalhando o processo de escolha e apresentando o desenho de conjunto da solução escolhida. O relatório deverá estar pronto até a aula do dia 05/04 para ser apresentado ( aguardem Instruções ).

  • AULA LAB 04

    O objetivo desta aula é apresentar alguns tópicos relativos à eletrônica necessária ao desenvolvimentos dos circuitos propostos como exercício durante a apresentação e, concomitantemente, discutir alguns pontos específicos da utilização da plataforma do microcontrolador ARDUINO UNO.

    Também tem por objetivo discutir a aplicabilidade dos circuitos apresentados para o desenvolvimento do sistema de controle que será necessário para a operação do projeto.

  • AULA LAB 05

    Nesta aula cada grupo deverá apresentar aos demais, utilizando a plataforma, seu relatório relativo à definição dos três esboços que foram considerados levando em consideração a Matriz, com ênfase e detalhe na solução que foi escolhida.

  • AULA LAB 06 : Estudo do compressor utilizando o módulo de auto instrução

    O objetivo nesta aula é compreender bases de projeto do funcionamento do compressor apresentado no módulo, através da análise das características de seus componentes mecânicos. Para isto se faz uso do questionário de auto instrução constante na apostila do módulo. Como complemento, as equipes deverão responder ao questionário distribuído.

  • AULA LAB 07 : Dissecação Mecânica

    O objetivo desta aula é, através de imagens apresentando a desmontagem de equipamentos eletro-mecânicos, especificamente uma furadeira e uma serra tico-tico, compreender o princípio de funcionamento de dispositivos comumente empregados no projeto de máquinas.

    Assistindo as apresentações, os grupos já constituídos deverão responder as questões constantes na apostila distribuída em um arquivo de texto que será disponibilizado. Cada grupo deverá entregar este arquivo ao final da aula.

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10