Engenharia Hidráulica e Sanitária
Ajuda com Pesquisar cursos
O objetivo da disciplina é abordar aspectos microbiológicos, sob o ponto de vista da engenharia, visando ao tratamento biológico de efluentes. Desta maneira, formam-se profissionais capazes de aliar engenharia à microbiologia, e com um entendimento mais completo e versátil dos bioprocessos aplicados ao tratamento de efluentes.
Apresentar e discutir os diversos aspectos relativos às grandezas de caracterização da qualidade das águas naturais, para abastecimento público e residuárias, preparando os discentes para os estudos de controle da poluição de águas naturais e para o projeto e operação das estações de tratamento de águas para abastecimento e de efluentes líquidos.
Apresentar aos alunos de pós-graduação os principais conceitos associados aos processos de separação por membranas para o tratamento de água efluentes, incluindo: 1) Evolução histórica e tecnológica dos processos de separação por membranas; 2) Classificação dos processos de separação por membranas em função das características das membranas e parâmetros de operação; 3) Aplicações e limitações dos processos de separação por membranas para tratamento de água e efluentes; 4) Bases para o desenvolvimento de projetos de sistemas de separação por membranas; 5) Dimensionamento de sistemas de separação por membranas; 6) Custos de implantação e operação de sistemas de separação por membranas.
Fornecer aos alunos os conceitos necessários para se projetar e implantar os sistemas prediais de água fria, água quente, esgoto, águas pluviais, combate a incêndio e gás.
Apresentar e discutir os conceitos básicos sobre o escoamento em rios com leitos móveis e a mecânica do transporte de sedimentos, definido as condições críticas de início de transporte, os diferentes tipos de transporte, processos fluviais de erosão e deposição, além de técnicas de campo e laboratório para caracterização do transporte sólido.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP