Programação

  • Esta primeira semana é dedicada para apresentação do curso, de seu ambiente educacional  e de sua dinâmica. Também serão tratados de aspectos básicos do nosso estudo como o conceito de empresa e de planos de negócio. O material a ser estudado nesta semana estão nas seções a seguir.

    Rótulos: 3 Arquivos: 5
  • Nesta segunda semana do curso iremos estudar a técnica de projetos de produtos conhecida como Design Thinking. Em data de aula teremos uma apresentação de um método de Design Thinking conhecido como Design Sprint que será feita pela empresa Taqtile, especializada nesse método.

    Fórum: 1 Rótulos: 2 Arquivos: 4
  • Nesta semana analisaremos um modelo que retrata as etapas de evolução das empresas, desde antes da criação até sua maturidade (ou extinção). Em cada etapa pode-se observar os desafios enfrentados pelos administradores e as características mais marcantes da empresa. O modelo a ser estudado é um de de muitos, mas acreditamos que é o que melhor sintetiza a evolução de empresas nascentes.

    Fórum: 1 Rótulos: 3 Arquivos: 3
  • Michael Porter publicou este arcabouço em 1979, e até os dias de hoje permanece o mais importante instrumento para se analisar o mercado que a empresa atua. As 5 forças, como o autor denominou, são todos os agentes que competem pelo lucro da empresa. A wikipedia indica que Porter criou este modelo porque achava que carecia rigor à popular análise SWOT. 

    Fórum: 1 Rótulos: 3 Arquivos: 3
  • Um produto inovador, apoiado em solução tecnológica inovadora, enfrenta muitas dificuldades em ser aceito pelo mercado de massa. Como enfrentar essa dificuldade é o tema desta semana. Os argumentos se apoiam nas ideias de Geoffrey Moore, em seu livro "Crossing the Chasm". Esta, portanto é uma semana de discussão de estratégias de marketing. Assunto crucial para quem for criar uma empresa de computação.

    Fórum: 1 Rótulos: 3 Arquivos: 4
  • A qualificação dos projetos consiste em uma apresentação com a proposta para criação de uma empresa de computação. Neste ponto os alunos recebem o OK ou não-OK para desenvolver o projeto conforme planejaram até esta semana. Portanto é uma semana de aperfeiçoamento da proposta de projeto de empresa em todos seus aspectos essenciais.

    Arquivo: 1
  • Vender seus produtos e serviços sempre foi o principal desafio para empresas criadas por engenheiros. Vendas depende de organização e de processos. Em empresas B2B, no inicio, o sucesso das vendas é dependente dos relacionamentos de seus fundadores com potenciais clientes. Em empresas B2C, esse sucesso dependerá do investimento em marketing. E em ambos os casos os produtos e serviços devem atender a uma real necessidade dos clientes em potencial.

    Fórum: 1 Rótulos: 3 Arquivos: 5
  • Nesta semana trataremos da difícil tarefa de definir preços. Essa definição dependerá de muitos fatores, como o valor que oos produtos e mercados oferecem a clientes,  da estratégia de mercado da empresa,, dos concorrentes, da natureza dos potenciais clientes. Na verdade, preços não de definem, eles devem ser administrados.

    Fórum: 1 Rótulos: 3 Arquivos: 4
  • Uma empresa pode se organiza de muitas maneiras. Cada particular organização impacta na clareza das responsabilidades e dos mandatos dos membros da equipe. Ela reflete, em sua essência a estrutura de poder da empresa, impactando na cultura da empresa. Existem modelos hierárquicos, modelos mais participativos e abertos, com marcantes impactos na vida e no sucesso da empresa. Analisaremos nesta semana um modelo (Cadeia de Valor de Porter) que é um ótimo ponto de partida.

    Fórum: 1 Rótulos: 3 Arquivos: 5
  • O planejamento financeiro de uma empresa em fase de criação é um enorme desafio porque as incertezas são imensas - não existem dados históricos para balizar as definições. Estudaremos nesta semana algumas técnicas para lidas com essa incerteza. Afinal é desse planejamento que decorrem os investimentos necessários para lançar a empresa, a necessidade de capital inicial, e os recursos humanos e materiais que viabilizarão o sucesso da empreitada.

    Fórum: 1 Rótulos: 3 Arquivos: 4
  • Nesta semana analisaremos como agir para buscar atrair investidores. Um aspecto central nessa empreitada é a preparação de um Plano de Negócio. Este plano deverá mostrar a empresa, sua situação e como ela irá crescer com os recursos investidos.

    Fórum: 1 Rótulos: 3 Arquivos: 4
  • Toda empresa que se apoia na tecnologia para seu sucesso dependerá das pessoas que participam dela. O traço mais importante dessas pessoas é seu conhecimento do assunto e seu talento para o exercício da função. o desafio dessas empresas é atrair profissionais talentosos e mantê-los na empresa. Isso dependerá de inúmeros aspectos que não podem ser ignorados ou minimizados. Esse será o tema de nossa última aula.

    Fórum: 1 Rótulos: 3 Arquivos: 4
  • Nestas duas aulas os grupos de estudantes apresentarão seus projetos para o restante da classe. Importante será mostrar que as empresas projetadas são viáveis e serão bem sucedidas conforme as hipóteses apresentadas.

    Arquivo: 1
  • Esta área é reservada aos grupos de projeto para discutirem as ideias de projetos. Os professores participarão deste espaço para trazer suas opiniões sobre os projetos.


    Fóruns: 10
  • Toda terça feira que antecede uma aula, encerramos as notas da semana anterior. Depois de alguns dias, nos as divulgaremos aqui. Para avaliar seu desempenho geral, veja no texto de descrição do curso (na semana 1), como as notas finais serão calculadas.

    Arquivos: 9