Programação
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Aulas das quintas-feiras --> link e senha para sala do ZOOM Arquivo
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ENTREGA FINAL - uploads estendido até 16/dez./2020 às 12h (meio dia) Tarefa
Teremos uma prova individual, no dia 09/dez/2020 (quarta-feira), baseada no conteúdo das aulas teóricas das quartas-feiras.
A entrega final, referente a cada projeto de grupo, deverá ser feita até 14/dez/2020 23h59min e deverá conter:
- Texto (mínimo 10 páginas, espaçamento um e meio, fonte 11, sem contar imagens e referências bibliográficas);
- Vídeo (duração entre 7 e 10 minutos);
- Cronograma de execução (indicando para cada tarefa, sua duração em horas e responsável);
- Tabela de distribuição do fator de participação dos integrantes nas atividades do Grupo (preenchido e assinado) - a média deste fator deverá ser 1 e para cada integrante poderá variar entre 0,8 e 1,2. O desejável é que todos se dediquem e contribuam para as atividades do grupo e possam receber fator 1.
- Materiais complementares - código fonte comentado, << opcional >> outros vídeos de demonstração.
Todos os matriculados na disciplina deverão assistir e avaliar criticamente todas as apresentações (conteúdo e forma de apresentá-lo), por meio de um formulário específico que será disponibilizado aos participantes.NotaFinal = 0,05 . E1 + 0,05 . E2 + 0,35 . PI + fi * [0,1 . AP1 + 0,1 . AP2 + 0,35 . TP] + BÔNUS
E1:
0,0 a 10,0
Exercícios e tarefas individuais/grupo propostos pelo Prof. Márcio
E2:
0,0 a 10,0
Exercícios e tarefas individuais/grupo propostos pela Profa. Roseli
PI:
0,0 a 10,0
Prova individual, baseada nos conteúdos apresentados nas aulas teóricas (Prof. Márcio)
fi:
0,8 a 1,2
Fator de participação individual no projeto de grupo – fator multiplicativo correspondente à participação efetiva do integrante no grupo. Espera-se que todos se dediquem às atividades do grupo e que, respeitando as diferentes possibilidades de contribuições individuais, todos mereçam fator de participação = 1,0.
AP1:
0,0 a 10,0
Vídeo de apresentação e arguição dos integrantes do grupo (Prof. Márcio)
AP2:
0,0 a 10,0
Vídeo de apresentação e arguição dos integrantes do grupo (Profa. Roseli)
TP:
0,0 a 10,0
Texto (Profa. Roseli)
BÔNUS:
0,0 a 1,0
Bônus que poderá somar 1,0 extra na média final. Resultante da análise das contribuições que cada aluno fará como avaliação crítica das apresentações (conteúdo e forma de apresentar) nos dias 16 e 17/dez/2020 por meio de formulário que será disponibilizado aos participantes.
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links p cursos, videos, sites
referências
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Aplicações
Exemplos
OffLine (NonReal Time) & OnLine (Real Time - interactive)
HW Gráfico (GPU)
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Aplicações
- simulações
- realidade virtual & aumentada
- jogos
- filmes
Graphics Process & Graphics Pipeline
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Etapas da Síntese de Imagens (rendering) modo clássico
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Módulos/Processos constitutivos da construção de cenários e imagens em computação gráfica
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Modelagem
- principios
- técnicas
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Materiais & Iluminação
- Conceitos
- Exemplos
- Demos
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Animação
- principios
- técnicas parte I
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Animação
- malhas & partículas
- personagens (marionetes)
- fluídos
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Animação
- personagens
- vida artificial
- crowd animation
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Fotografia (fundamentos)
Rendering- Técnicas Simples x Sofisticadas - Óptica: Geométrica x Física (energia)
- Conceitos Simples x Sofisticados - Iluminação: Local x Global
- SWs
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Iluminação Local & Global
Métodos Projeção & Amostragem
- Pseudo Códigos
- Paralelismo
- Qualidade & Desempenho (GPGPU)
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Iluminação Global
Técnicas de Raytracing & Radiosity
- Princípios
- Paralelismo imagem e cena
- Métodos adaptativos
- Refinamento sucessivo / hierárquico
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- conceitos
- arquiteturas
- produtos
- aplicações
- ferramentas
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- conceitos
- maquina OpenGL
- programação
- exemplos
- ferramentas
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OpenGL / WebGL Hans On
- exemplos
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Aqruivo comprimido (zip) com os exemplos apresentados em aula
Basta fazer o download e abrir a pasta. E então dar double click em qualquer arquivo .htm, para abri-lo num browser.
No google chrome, clicando com o botão direito do mouse, escolha inspect, para ter acesso ao código html e scripts.
Estes podem então ser editados para fazer o exercício solicitado para a próxima aula.
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Descrição dos objetivos gerais e organização da disciplina. Apresentação da turma e expectativas em relação à disciplina. Apresentação dos docentes e breve histórico da Computação Visual.
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Introdução à Computação Visual (conceitos gerais, evolução da área e participação da EP-USP na área, ACM e IEEE, livro do Foley).
Exercício 1 (em grupo, durante a aula) - Descrever em palavras e/ou esquemas como é gerada cada uma das imagens da sequência Shutterburg (disponível em: Foley, Van Dam, Feiner and Hughes. Computer Graphics: Principles and Practice in C - 2nd Edition).
Tarefa 1 (individual, até 21/08/2020) - Pesquisa de perfil - Preencher o formulário do Google Forms: https://forms.gle/PcmExGvd3wQyN3yK8
Tarefa 2 (individual, até 27/08/2020) - Navegação exploratória, seleção, leitura e escrita de síntese de um artigo do IEEE ou ACM.
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Fazer upload até 20/ago/2020 às 22h - um upload por grupo - não esqueçam de colocar os nomes de todos os integrantes do grupo.
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- Fazer navegação exploratória nos sites da ACM e IEEE;
- explorar os repositórios do IEEE https://ieeexplore.ieee.org/) e ACM (https://dl.acm.org/) e separar pelo menos um artigo interessante para você, que tenha relação com Computação Visual;
- ler e fazer uma síntese de meia página de um artigo;
- fazer upload da síntese no STOA até 27/08/2020 às 13h;
- estar preparado(a) para, na aula de 27/08 (quinta-feira), falar sobre o artigo para a Turma e também explicar porque escolheu esse artigo (porque achou interessante).
Lembre-se de antes instalar e ativar o recurso de VPN/USP antes de acessar os repositórios --https://www.aguia.usp.br/portfolio/servicos/conexao-remota/
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Introdução à Computação Visual.
Real Time & Non Real Time CG
Módulos (Processos) da Computação Gráfica
Pipeline Gráfica
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Discussão sobre cada uma das imagens da sequência Shutterburg (disponível em: Foley, Van Dam, Feiner and Hughes. Computer Graphics: Principles and Practice in C - 2nd Edition). O objetivo desta atividade é de ao mesmo tempo conseguir entender a evolução da Computação Visual (software e hardware) e principais técnicas usadas na "pipeline gráfica".
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Processos em Computação Gráfica e Técnicas de Representação e Modelagem
Módulos: modelagem, materiais, iluminação, câmera
Demo UNREAL - cenário, modelo, iluminação, câmera
Video MAIA - modelagem
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Tópico especial: Elementos do Fotorrealismo e dicas práticas de como atingí-lo com menor esforço computacional
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Modelagem
- princípios
- técnicas
- exemplos (vídeos)
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Atividade de trabalho em Grupo, durante a aula:
- Fazer uma rápida apresentação individual
- Produzir um documento completo com contribuições de todos os integrantes do Grupo sobre o que pesquisaram e descobriram sobre o Blender.
- Preparar um roteiro e materiais de apoio para uma apresentação da equipe sobre o Blender que será realizada na aula da próxima quinta-feira, dia 17/set, com duração de no máximo 15 min.
Fazer upload dos arquivos (doc e materiais da apresentação no dia 17/set/2020 até 23h59min.
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Materiais (textura) & Iluminação
- princípios
- técnicas
- exemplos (vídeos)
- demos
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É muito importante que todos se programem para estar conectados no horário da aula das 13h10min às 14h50min.
Vamos sortear, no primeiro minuto da aula, a sequência de apresentações.
Durante as apresentações, estaremos coletando perguntas e comentários de todos os participantes via chat do Zoom.
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- Documento geral de registro das contribuições de todos os integrantes do grupo sobre o BLENDER -- estudos, pesquisas, descobertas, visão crítica.
- Arquivos utilizados pelo Grupo para a sua apresentação de 15 min na aula do dia 17/set/2020.
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Animação
- princípios
- técnicas (1)
- vídeo clips
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Vir para aula preparado(a) para apresentar a síntese do artigo selecionado e lido para a Tarefa 2 ou Tarefa 4 - Leitura e síntese de um artigo
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- Fazer mais uma navegação exploratória nos sites da ACM e IEEE;- explorar os repositórios do IEEE https://ieeexplore.ieee.org/) e ACM (https://dl.acm.org/) e separar pelo menos um artigo interessante para você, que tenha relação com Computação Visual;- ler e fazer uma síntese de no mínimo meia página de um artigo;- fazer upload da síntese no STOA até 01/10/2020 (quinta-feira) às 13h;
- estar preparado(a) para, na aula de 01/10, falar sobre o artigo para a Turma e também explicar porque escolheu esse artigo (porque achou interessante).
Lembre-se de antes instalar e ativar o recurso de VPN/USP antes de acessar os repositórios --https://www.aguia.usp.br/portfolio/servicos/conexao-remota/
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Animação
- princípios
- técnicas (2) - personagens, partículas, fluídos
- vídeo clips
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Dinâmicas de Ideação para os projetos de equipe
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Animação
- princípios
- técnicas (3): personagens, vida artificial, crowd animation
- video clips
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Vamos trabalhar na seguinte planilha compartilhada:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Ye4Vl1E9hNMxXcwnNSyQrFEoye0ILqCORR-8DLtVVsE/edit?usp=sharing
CUIDADO para não apagar a contribuição de nenhum dos seus colegas.
1a. rodada: proponha, na coluna ideia de projeto, a partir dos postits do arquivo "Ideação para projetos de equipe" disponível no Edisciplinas - aula da semana passada; acrescente, na coluna "breve descrição da ideia", um texto que deixe mais clara a ideia para um projeto
2a. rodada: escolha pelo menos 2 ideias de projeto que lhe interessam para projeto de equipe e indique, na célula correspondente:
- o seu nome (email) e curso;
- porque você tem interesse nesse tema, qual ênfase gostaria de dar ao tema e
- como você acha que com o seu perfil você pode contribuir para um projeto excelente.
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Fotografia (fundamentos)
Rendendering- Técnicas Simples x Sofisticadas - Óptica: Geométrica x Física (energia)
- Conceitos Simples x Sofisticados - Iluminação: Local x Global
- SWs
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- Apresentação de temas por alguns alunos, a partir de artigos selecionados.
- Primeiro nível de detalhamento dos projetos
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- Este detalhamento deve necessariamente conter: equipe; tema; breve descrição do entendimento da equipe sobre o tema; cronograma descrevendo as principais tarefas, datas limite e responsabilidades; no mínimo quatro referências importantes sobre ou relacionadas ao tema do projeto e respectivas sínteses (indicando porque esta referência é importante para o projeto da equipe); breve descrição do foco pretendido no texto que será elaborado pela equipe; breve descrição do foco da parte prática do projeto.
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Os grupos que precisam melhorar ou realizar a primeira entrega pois perderam o prazo de 17/outubro, devem fazê-lo até 24/outubro/2020.
Hoje, durante o horário da aula, vamos acompanhar a evolução dos trabalhos dos grupos, bem como esclarecer dúvidas.
Utilizem o WhatsApp da disciplina para postar dicas para todos os colegas e também para pedir ajudas técnicas quando não conseguirem enfrentá-las dentro do grupo. Caso saiba como ajudar os colegas em alguma das questões postadas, colabore respondendo. Eu e o André (da nossa equipe técnica da CAVERNA Digital) também estamos no Grupo do WhatsApp, assim se aparecer alguma dúvida que não seja esclarecida pelos próprios colegas da disciplina, poderemos ajudar a encontrar formas de esclarecer.
Durante o horário de aula, todos deverão trabalhar nos projetos dos seus respectivos grupos nas seguintes salas:
Salas do Google Meet USP No. Integrantes do Grupo meet.google.com/pku-faii-qby G1 Joaquim Lorenzo, Oliver Rissato, Santiago Villalobos meet.google.com/hgt-fnra-atq G2 Arthur da Silva, Georgia Espindola, Matias Filho, Vinicius Hiroshi meet.google.com/gdy-dcjz-seb G3 José Rafael, Marco Antonio, Renan Hideo, Guilherme Sugahara meet.google.com/hdx-dtxg-cei G4a G4b Andrei Kenji Tsuda, Leon Brum, Nilo Henrique, Lucas Giannela, Lucas Pavan Garieri, Rafael Ferro, William Liaw
meet.google.com/oau-qkod-rzh G5 Guilherme Tomio Saito, Rubens Funabashi, Maria Fernanda Ribeiro, Leandro Tonini meet.google.com/anb-pohp-jih G6 Alexey Gorki, Débora Marcelino, Gabriela Boal, Tales Mazzoni Costa meet.google.com/rtv-sbts-zzk G7 Lucas Adriel Olaia, Amanda Gutierrez Sato, Marcelo Teixeira Rocha, Lucas Pereira Francisco -
Iluminação Global
Técnicas de Raytracing & Radiosity
- Princípios
- Paralelismo imagem e cena
- Métodos adaptativos
- Refinamento sucessivo / hierárquico
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Os grupos devem utilizar o horário da aula de hoje para acelerar a execução das atividades planejadas do seu respectivo trabalho de grupo. Usem as salas de grupo indicadas na aula anterior - link disponível no eDisciplinas (aula 20).
Estarei disponível na sala principal para que me chamem a qualquer momento para esclarecer dúvidas gerais na sala principal e dúvidas específicas nas salas dos grupos.
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GP GPU
- conceitos
- arquiteturas
- exemplos
- aplicações
- ferramentas
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Os grupos devem utilizar o horário da aula para a execução de atividades planejadas do seu respectivo trabalho de grupo. Usem as salas de grupo indicadas na aula 20 - link disponível no eDisciplinas. A Profa. Roseli estará circulando pelas salas para acompanhamento.
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OpenGL / WebGL
- conceitos - máquina virtual OpenGL
- variações e evoluções do Open GL
- exemplos e acesso a sites
- analise de códigos e resultados (execuções de cenas)
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Os grupos devem utilizar o horário da aula para a execução de atividades planejadas do seu respectivo trabalho de grupo. Usem as salas de grupo indicadas na aula 20 - link disponível no eDisciplinas. A Profa. Roseli estará circulando pelas salas para acompanhamento.
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OpenGl / WebGL
- Exemplos
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Trabalhar nos respectivos projetos nas salas reservadas para os grupos.
Caso precisem de alguma ajuda, postar no Grupo de WhatsApp.
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Fazer upload até 19/nov/2020 às 14h50min Tarefa
Um dos integrantes deverá fazer upload, até o final do horário da aula do dia 19/nov/2020, dos seguintes itens:
- arquivo com cronograma detalhado de atividades atualizado (tarefas realizadas, tarefas pendentes, responsáveis, data limite para finalização, pessoa responsável, no. aproximado de horas para realização);
- versão atual, em construção, do texto do projeto do grupo.
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Open GL/ WebGL
Máquina de renderização
- exemplos
- hands on
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Hands On
exemplo de um caso WebGL
- modelagem, animação e interação
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Execute este arquivo na própria página do e-disciplinas
Depois salve num diretório local para ver como funciona, testando alterações, até chegar a versão que será entregue como tarefa.
Sugere-se, que da mesma forma que neste exemplo, a versão da entrega tenha o nome do aluno, em substituição ao meu, tanto no nome do arquivo, como nos pontos em que aparece no programa.
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Entregar até a próxima (02.12) o exercício com WebGL.
Com base nos arquivos e exemplos das aulas de 18 e 25.12, criar variações explorando alterações em pelo menos dois destes tópicos.
objetos
animação
interação
iluminação
Enviar o arquivo (ou arquivos se houver mais de um) através deste link, de modo que eu possa abrir, ler e executar, da mesma forma que
ofereci a vocês através do exercício apresentado na aula de hoje.
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- Comentários gerais para todos os grupos sobre as entregas de 19/nov/2020 (cronograma e versão preliminar do texto do projeto).
- Trabalho nos respectivos projetos nas salas do GoogleMeet reservadas para os grupos (vide tabela da aula de 22/out/2020). A professora irá circular pelas salas e poderá ser chamada a qualquer momento para entrar na sala do grupo, via WhatsApp da turma.
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Upload até 09/dez/2020 (quarta-feira) às 23h59min Tarefa
- Um dos integrantes do grupo deverá fazer upload, no dia 09/dez/2020, da versão mais atualizada do cronograma e texto do projeto do grupo.
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Conversa sobre o exercício
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A prova deve ser feita no próprio arquivo word, e então gerado um pdf para entrega desta tarefa, até o dia 10 Dez, 17:00.
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