Prezados Estudantes,

este Fórum II é estruturado. Seguem as orientações para seu desenvolvimento.

1. Ler o chapter 8 - Choosing and using media in education: the SECTIONS model. 

Este e-book está postado na Aula - 04/outubro - (A.W. Battes - Teaching in Digital Age)

2. Dos oito elementos citados, como importantes na decisão de escolha das mídias, identifique três deles que vc usaria em um futuro curso que gostaria de atuar. Justifique.

Elementos (estudantes, usabilidade pedagógica, custo, ensino e seleção de mídia, interação, organização de atividades, rede de trabalho, segurança e privacidade e decisões).

3. Na sequência, ao concluir a leitura do capítulo 8, vá até a Atividade 8.10 deste capítulo e compare suas resposta com duas atividades.

4. Finalmente, procure interagir com demais colegas, apreciando a atividade postada por eles.

Habilidades que estarão sendo avaliadas (Profa.Stela) : pertinência da resposta à tarefa solicitada; capacidade de argumentação e de criação. Também serão observadas as habilidades de interação entre os membros participantes deste Fórum II.

Boa Sorte!

Sugestão para atividade guiada, com as perguntas/reflexões feitas em sala.


O autor Bates do e-book  Ensino em uma era digital identifica elementos (estudantes, usabilidade pedagógica, custo, ensino e seleção de mídia, interação, organização de atividades, rede de trabalho, segurança e privacidade e decisões) que precisam ser considerados em qualquer ambiente virtual.

Quando projetamos um curso utilizando um ambiente virtual, a seleção de mídia não acontece no vácuo. Há muitos outros fatores a serem considerados ao projetar o ensino. 

Qualquer decisão sobre o uso da tecnologia na educação e formação devem ter como premissa (ideia inicial) o processo de aprendizagem. 

Existem diferentes posições epistemológicas e teorias do aprendizagem que afetam o design da instrução, e essas influências também determinarão a um professor  a escolha da mídia apropriada. A seleção de mídia é apenas uma parte do processo de design do curso. 

Dentro da estrutura de um curso, existem cinco questões críticas que precisam ser questionadas sobre o ensino e a aprendizagem e a seleção das mídias mais adequadas:

• quem são os estudantes?

• quais são os resultados de aprendizagem desejados do ensino?

• quais estratégias de instrução serão empregadas para facilitar os resultados de aprendizagem?

• quais são as características educacionais únicas de cada meio / tecnologia, e quão bem eles combinam os requisitos de aprendizagem e ensino?

• quais recursos estão disponíveis?

Questão: Se vc fosse o professor de um curso, como responderia estas questões?




Última atualização: quarta-feira, 18 out. 2017, 21:40