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H

Handlungsorientierung, die

Ensino orientado para a ação


O ensino orientado para a a ação adota por princípio preparar os alunos para poder utilizar a língua-alvo em situações reais de convívio social. Baseia-se em uma compreensão da língua e no objetivo do ensino de língua estrangeira para permitir aos alunos atuarem em situações de ação línguística autêntica nesta língua-alvo e, para isto, utiliza-se de simulações na sala de aula. Agir na língua-alvo significa usar estrategicamente suas competências para atingir determinado resultado, como por exemplo, entender falantes da língua e ser capaz de comunicar-se. Este princípio de ensino é adotado pelo Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas (CONSELHO DA EUROPA, 2001, p.29) e considera o utilizador e o aprendente de uma língua como atores sociais, que devem cumprir tarefas em circunstâncias e ambientes determinados, num domínio de atuação específico.


Hörverstehen, das

Compreensão oral


A compreensão oral é considerada uma habilidade receptiva, que exige darmos atenção ao som para entendermos como nos é falado. Abrange complexos processos afetivos, cognitivos e comportamentais. Os processos afetivos incluem a motivação para entender os outros; os processos cognitivos incluem o recebimento e interpretação de conteúdo e mensagens. A compreensão oral inclui os diferentes processos de compreensão da língua falada: o conhecimento de sons de fala, compreender o significado de palavras individuais, compreender a sintaxe das frases etc. A compreensão oral refere-se, portanto, à compreensão do que o ouvinte escutou. Neste processo o ouvinte constrói o significado através da utilização de informação contextual e do conhecimento de mundo. Dependendo da intenção do aprendiz ele pode usar a escuta intensiva (intensives/detalliertes/totales Hören), a escuta extensiva (extensives/globales/kursorisches Hören), a escuta seletiva (selektives/selegierendes Hören), entre outras.