Glossar der DaF-didaktischen Fachbegriffe
Dieses Glossar hat Maria Aparecida de Almeida Nunes Lino Ribeiro im Rahmen einer TGI-Arbeit erstellt.
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
H |
---|
Hörverstehen, dasCompreensão oral A compreensão oral é considerada uma habilidade receptiva, que exige darmos atenção ao som para entendermos como nos é falado. Abrange complexos processos afetivos, cognitivos e comportamentais. Os processos afetivos incluem a motivação para entender os outros; os processos cognitivos incluem o recebimento e interpretação de conteúdo e mensagens. A compreensão oral inclui os diferentes processos de compreensão da língua falada: o conhecimento de sons de fala, compreender o significado de palavras individuais, compreender a sintaxe das frases etc. A compreensão oral refere-se, portanto, à compreensão do que o ouvinte escutou. Neste processo o ouvinte constrói o significado através da utilização de informação contextual e do conhecimento de mundo. Dependendo da intenção do aprendiz ele pode usar a escuta intensiva (intensives/detalliertes/totales Hören), a escuta extensiva (extensives/globales/kursorisches Hören), a escuta seletiva (selektives/selegierendes Hören), entre outras. | |