Programação

    • Este é o terceiro ano de desenvolvimento dessa disciplina, nos moldes da ementa em anexo, credenciada em 2016. No entanto, ela substitui a disciplina "Avaliação Educacional de Competências Clínicas", que começou a ser oferecida há mais de 15 anos. Mudanças a cada ano no seu desenvolvimento, motivadas por críticas e sugestões dos estudantes e pela percepção do docente responsável, procuram manter o bom aproveitamento dos pós-graduandos e o melhor cumprimento dos seus objetivos. Em especial, as referências bibliográficas são modificadas a cada ano e, por isso, as desse ano são em grande parte diferentes das que constam da ementa.

    • Por favor, poste uma pequena mensagem com a finalidade de se apresentar a todos os que participarão dessa disciplina.
      Obrigado.

    • Este espaço fica reservado para postagens de reflexões, comentários e trocas de ideias e experiências pelos participantes da disciplina.
      A postagem pelos pós-graduando(a)s de arquivos com referências bibliográficas ou outras fontes de informação encontradas por ele(a)s é muito bem vinda.

  • AVALIAÇÃO DO ESTUDANTE E DO PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO - ASPECTOS GERAIS

    1º Sessão - 11/03/2019 – 2a.feira

    ATIVIDADES
    • Apresentação da disciplina
    • Apresentação dos participantes
    • Estudo programado e discussão do tema “Aspectos gerais da avaliação do estudante e do profissional em formação”

  • MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS CLÍNICAS

    2a. sessão – 18.03.2019- 2ª. Feira


    ATIVIDADES

    Seminário e discussão do Tema: "Métodos de avaliação de competências clínicas para finalidades somativa e formativa"

    DESENVOLVIMENTO

    Os pós-graduandos serão previamente divididos em equipes, cada uma delas deverá se encarregar de um dos tópicos abaixo. Cada tópico deverá ser apresentado em, no máximo, 15 min, período esse que será seguido por esclarecimentos e discussão por igual tempo.

    ROTEIRO

    Tópicos a serem cobertos com a bibliografia disponível e, preferencialmente, com outras fontes a serem localizadas pelos pós-graduandos:

    1.     Métodos tradicionais de exame: “casos curtos", "caso longo" e suas modificações (Ex. OSLER);

    2.     Métodos estruturados: “OSCE”, “CSA/CSE/C.Ex” e “PACES”;

    3.     Uso de simulações clínicas com pessoas.

    4.     Métodos preferencialmente utilizados para avaliação formativa formal documentada: “CBD/CSR”, “Mini-C.Ex” e “DOPS”;

    5.     Método para avaliação formativa no ambiente de trabalho: “360°Multisource Feedback”;



    • Solicita-se aos pós-graduandos que deixem disponível a todos o material que utilizaram nas apresentações, incluindo arquivos pdf de artigos que não constam da bibliografia divulgada da disciplina e arquivos ppt das apresentações.
      Solicita-se que façam a postagem nesse fórum registrando os títulos das cinco apresentações:
      1.     Métodos tradicionais de exame: “casos curtos; caso longo; modificações (Ex. OSLER)”;
      2.     Métodos estruturados: “OSCE”, “CSA/CSE/C.Ex” e “PACES”;
      3.     Uso de simulações clínicas com pessoas.
      4.     Métodos preferencialmente utilizados para avaliação formativa formal documentada: “CBD/CSR”, “Mini-C.Ex” e “DOPS”;
      5.     Método para avaliação formativa no ambiente de trabalho: “360°Multisource Feedback”;


  • PLANEJAMENTO DE AVALIAÇÕES ESTRUTURADAS E INÍCIO DE ELABORAÇÃO DO MATERIAL DE UMA ESTAÇÃO

    3º Sessão - 22.03.2019 - 6a. feira


    ATIVIDADES


    1. Introdução ao conceito de blueprinting, formação de equipes e elaboração de uma matriz de avaliação para exame estruturado hipotético;

    2. Apresentação pelas equipes do material geral construído;

    3. Delineamento e início da elaboração dos diferentes componentes de uma estação para avaliação estruturada de competências clínicas:

    ·       Descrição genérica da estação

    ·       Instruções ao avaliando

    ·       Instruções e script para o paciente padronizado

    ·       Ficha de avaliação

    ·       Instruções para o avaliador


  • REVISÃO DO MATERIAL DA AVALIAÇÃO E DEFINIÇÃO DE CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO

    4a. Sessão – 25/03/2019 - 2a. feira


    ATIVIDADES
          

    1. Apresentação e revisão do material geral construído.

    2. Revisão das fichas de avaliação

    3. Definição de critérios de pontuação



    ROTEIRO
    Cada dupla ou trio disporá de 10 min para apresentar os vários componentes da sua estação, após o que haverá cinco min para esclarecimentos.
    A seguir, haverá enfoque especial na revisão das fichas de avaliação, o que servirá de base para estabelecer a pontuação e discutir os critérios para isso.


  • ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO - ASPECTOS PRÁTICOS

    5ª. Sessão - 29/03/2019 - 6ª. feira


    ATIVIDADES


    Construção da ficha de avaliação de habilidades clínicas para uma situação pré-elaborada


    Prática de utilização da ficha de avaliação


    Discussão sobre fatores que influenciam o desempenho de examinadores

  • AVALIAÇÃO FORMATIVA

    6º Sessão - 01/04/2019 – 2ª. feira


    ATIVIDADES

    Discussão orientada por questões dos temas: “Avaliação Formativa” e “Prática do feedback


    Prática de devolutiva da avaliação empregando simulações (role playing)


  • AVALIAÇÃO PROGRAMÁTICA

    7ª. Sessão – 05.04.2019  - 6ª. feira


    ATIVIDADES

    • Discussão orientada por questões do tema: “Avaliação Programática do Estudante e do Profissional em formação”


  • AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO DO PÓS-GRADUANDO E APRECIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA

    8a. SESSÃO - 12 de Abril de 2019  (SESSÃO FINAL)
     
    Nesta sessão será feita a avaliação somativa do aprendizado do pós-graduando, bem como a apreciação  da qualidade do desenvolvimento da disciplina.

    A avaliação somativa do aprendizado será feita por meio de prova final escrita e do preenchimento de ficha especifica de auto avaliação. A prova final escrita será discutida presencialmente nessa sessão ("devolutiva")

    A apreciação da disciplina deverá ser feita por meio do preenchimento de formulário específico, na qual os pós-graduandos devem explicitarem as suas opiniões sobre as diferentes atividades vivenciadas na disciplina, expressarem suas críticas e oferecerem sugestões de aperfeiçoamento. Esses aspectos serão, também, discutidos presencialmente nessa sessão.


    Os arquivos correspondentes, respectivamente, à prova final, ficha de auto avaliação e apreciação da disciplina serão disponibilizados oportunamente e deverão ser postados por cada pós-graduando até uma semana após essa sessão final.


    Os pós-graduandos que não quiserem fazer esta postagem, poderão encaminhar os arquivos por email  ao coordenador da disciplina (ledatron@fmrp.usp.br).