Clínica Médica
Fornecer ao aluno bases para o entendimento e a utilização de ferramentas quantitativas e funcionais em pesquisa clínica com exames de imagem do tórax, principalmente a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) aplicados à avaliação do sistema respiratório e demais doenças torácicas. Discutir-se-á inclusive a utilização de inteligência artificial e radiômica em radiologia torácica e cardiovascular.
- Docente: Marcel Koenigkam Santos
- Docente: Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques
Fornecer ao aluno bases para a utilização de métodos de imagem em pesquisa clínica, considerando as bases de formação de imagens e os parâmetros passíveis de estudo, incluindo métodos quantitativos de imagem, noções de RECIST (Response Evaluation Criteria in Solid Tumours), STARD (Standards for Reporting of Diagnostic Accuracy) e aspectos de RADIOMICS e Inteligência Artificial.
- Docente: Antonio Carlos dos Santos
- Docente: Jorge Elias Junior
- Docente: Valdair Francisco Muglia
A disciplina tem por objetivo apresentar aos alunos as bases clínicas, físicas, farmacológicas e tecnológicas da Medicina Nuclear. A partir desta introdução, evidenciaremos a Medicina Nuclear como um campo fértil para pesquisas multidisciplinares e translacionais em diferentes especialidades médicas, biomédicas e de exatas. A leitura dos artigos científicos em Medicina Nuclear tem como objetivo desenvolver o raciocínio crítico necessário para a prática racional e ética da pesquisa em humanos e em animais utilizando radioisótopos. As atividades da disciplina incluirão aulas teóricas, aulas práticas na Seção de Medicina Nuclear do HC-CMRP-USP, leitura e análise de artigos científicos e apresentação de seminários e/ou propostas de projetos de pesquisa.
- Docente: Lauro Wichert Ana
- Docente: Marcus Vinicius Simoes
Ao término do desenvolvimento desta disciplina, espera-se que o estudante esteja capacitado a:
Compreender as várias formas de desenvolvimento do processo ensino-aprendizado nas profissões da saúde;
Enumerar os métodos mais usuais de ensino clínico, em ambientes concomitantes de assistência à saúde, em unidades próximas à comunidade ou de nível mais especializado;
Compreender os princípios básicos e as técnicas mais usuais para o emprego de simulações nas várias atividades formativas dos programas educacionais na área da saúde;
Compreender os princípios básicos e as técnicas mais usuais para o emprego de recursos de tecnologia de informação e comunicação e de ensino à distância nos programas educacionais na área da saúde;
Compreender as variáveis envolvidas no desenvolvimento psicossocial do adolescente e do adulto jovem, de modo a prover apoio ao estudante;
Enumerar as etapas da formação básica do professor e compreender as estratégias para o contínuo desenvolvimento do docente da área da saúde;
Compreender a importância de atribuição de mérito acadêmico às atividades educacionais e enumerar os principais meios de valorização da carreira na docência;
- Docente: Aline Epiphanio Wolf
- Docente: Luiz Ernesto de Almeida Troncon
- Docente: Marcos de Carvalho Borges
- Docente: Margaret de Castro
- Docente: Maria Paula Panuncio Pinto
- Docente: Valdes Roberto Bollela
- Docente: Antonio Pazin Filho
- Docente: CACILDA DA SILVA SOUZA
- Docente: Francisco Jose Candido dos Reis
- Docente: Luiz Carlos Conti de Freitas
- Docente: Luiz Ernesto de Almeida Troncon
- Docente: Marcos de Carvalho Borges
- Docente: Margaret de Castro
- Docente: Maria de Lourdes Veronese Rodrigues
- Docente: Maria Paula Panuncio Pinto
- Docente: Rodrigo Humberto Flauzino
- Docente: Valdes Roberto Bollela
Ao término do desenvolvimento da disciplina, o pós-graduando deverá ter adquirido conhecimentos básicos sobre princípios e condições de funcionamento de métodos de avaliação educacional de habilidades clínicas, aplicáveis ao monitoramento do desenvolvimento do estudante e do profissional em formação. O pós-graduando deve também adquirir bom grau de familiaridade com a execução prática de protocolos de observação, que se apliquem à avaliação formativa e somativa do desempenho clínico. Espera-se, ainda, que o pós-graduando adquira noções das recomendações internacionais para avaliações de alta qualidade e como programas institucionais de avaliação do estudante e do profissional em formação podem ser constituídos, de modo a que os métodos mais avançados possam ser colocados em prática.
- Docente: Luiz Ernesto de Almeida Troncon