Farmacologia
Ajuda com Pesquisar cursos
Este curso visa familiarizar os alunos com as bases genéticas da variabilidade de resposta às drogas. Para isto, serão abordados princípios básicos de genética molecular relevantes para a Farmacogenética, bem como suas aplicações no estudo de polimorfismos genéticos. Ênfase maior será dada ao estudo de polimorfismos genéticos que afetam a farmacocinética e a farmacodinâmica de drogas freqüentemente usadas em Medicina.
Capacitar e conscientizar os alunos da pós-graduação sobre os aspectos éticos e a legislação que regem a prática e a experimentação animal.
Tem ficado claro que uma família de lipídeos quinases, PI3Ks, é um regulador muito importante das respostas essenciais para o suporte da função corporal normal. Tais estudos também indicam que a sinalização de PI3Ks é alvo de fármacos muito relevante para o tratamento de uma ampla variedade de doenças, pois sua desregulação está subjacente à patogênese dessas doenças. Assim, esta disciplina tem com principais objetivos: a) introduzir os conceitos básicos e novos relacionados à sinalização das PI3Ks b) discutir as vias de sinalização celular que medem a resposta à PI3K; c) compreender o papel da sinalização de PI3Ks na manifestação de doenças; D) mostrar abordagens terapêuticas para o controle de doenças com base na modulação de sinalização PI3K.
Capacitar o estudante a compreender o efeito dos medicamentos e drogas psicotrópicas, através de suas ações sobre o funcionamento de neurotransmissores que operam no sistema nervoso central. Deverá, também, capacitá-lo a discutir criticamente as teorias atuais sobre a participação dos mesmos neurotransmissores na fisiopatogênese dos transtornos psiquiátricos.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP