Ajuda com Pesquisar cursos
Capacitar o aluno de pós-graduação sobre aspectos moleculares e clínicos que contribuíram para o desenvolvimento da terapia gênica. Compreender o princípio do desenvolvimento de vetores virais, em particular, retrovirus e lentivirus e como expandir os conceitos adquiridos para o desenvolvimento de sistemas para liberação de proteínas terapêuticas. Compreender os trabalhos científicos clássicos da história da terapia gênica, os principais obstáculos técnicos enfrentados no desenvolvimento de protocolos clínicos mais seguros e os avanços alcançados com a reprogramação gênica por meio do desenvolvimento das células-tronco pluripotente induzidas. Por fim, oferecer aos alunos de pós-graduação discussão sobre desafios atuais na terapia gênica como edição gênica, sistema CRISPR/Cas9 e terapias com células T com receptor de antígeno quimérico (CAR).
Oferecer conceitos básicos de modelagem computacional de estruturas secundárias e terciárias de sequências moleculares e docking molecular.
São objetivos do curso: 

1. Apresentar definição de Polimorfismos Genéticos e os diferentes tipos (SNPs, Indels e Microssatélites) mais comumente empregados na análise atual de populações humanas. 

2. Dar noção prática e teórica dos métodos de detecção: PCR + Eletroforese (Microssatélites) ou combinada com clivagem por enzima de restrição (AmpFLP). 

3. Princípios de análise estatística em Genética de Populações Humanas: 

     (a) distância genética entre populações; 

     (b) estimativa de ancestralidade; 

     (c) substrutura da população;

     (d) Associação de polimorfismos e doenças complexas.


e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP