Programação
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Este é o terceiro ano de desenvolvimento dessa disciplina, nos moldes da ementa em anexo, credenciada em 2016. No entanto, ela substitui a disciplina "Avaliação Educacional de Competências Clínicas", que começou a ser oferecida há mais de 15 anos. Mudanças a cada ano no seu desenvolvimento, motivadas por críticas e sugestões dos estudantes e pela percepção do docente responsável, procuram manter o bom aproveitamento dos pós-graduandos e o melhor cumprimento dos seus objetivos. Em especial, as referências bibliográficas são modificadas a cada ano e, por isso, as desse ano são em grande parte diferentes das que constam da ementa.
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Por favor, poste uma pequena mensagem com a finalidade de se apresentar a todos os que participarão dessa disciplina.
Obrigado. -
Este espaço fica reservado para postagens de reflexões, comentários e trocas de ideias e experiências pelos participantes da disciplina.
A postagem pelos pós-graduando(a)s de arquivos com referências bibliográficas ou outras fontes de informação encontradas por ele(a)s é muito bem vinda.
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1º Sessão - 11/03/2019 – 2a.feira
ATIVIDADES- Apresentação da disciplina
- Apresentação dos participantes
- Estudo programado e discussão do tema “Aspectos gerais da avaliação do estudante e do profissional em formação”
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2a. sessão – 18.03.2019- 2ª. Feira
ATIVIDADES
Seminário e discussão do Tema: "Métodos de avaliação de competências clínicas para finalidades somativa e formativa"
DESENVOLVIMENTO
Os pós-graduandos serão previamente divididos em equipes, cada uma delas deverá se encarregar de um dos tópicos abaixo. Cada tópico deverá ser apresentado em, no máximo, 15 min, período esse que será seguido por esclarecimentos e discussão por igual tempo.
ROTEIRO
Tópicos a serem cobertos com a bibliografia disponível e, preferencialmente, com outras fontes a serem localizadas pelos pós-graduandos:
1. Métodos tradicionais de exame: “casos curtos", "caso longo" e suas modificações (Ex. OSLER);
2. Métodos estruturados: “OSCE”, “CSA/CSE/C.Ex” e “PACES”;
3. Uso de simulações clínicas com pessoas.
4. Métodos preferencialmente utilizados para avaliação formativa formal documentada: “CBD/CSR”, “Mini-C.Ex” e “DOPS”;
5. Método para avaliação formativa no ambiente de trabalho: “360°Multisource Feedback”;
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Solicita-se aos pós-graduandos que deixem disponível a todos o material que utilizaram nas apresentações, incluindo arquivos pdf de artigos que não constam da bibliografia divulgada da disciplina e arquivos ppt das apresentações.
Solicita-se que façam a postagem nesse fórum registrando os títulos das cinco apresentações:
1. Métodos tradicionais de exame: “casos curtos; caso longo; modificações (Ex. OSLER)”;
2. Métodos estruturados: “OSCE”, “CSA/CSE/C.Ex” e “PACES”;
3. Uso de simulações clínicas com pessoas.
4. Métodos preferencialmente utilizados para avaliação formativa formal documentada: “CBD/CSR”, “Mini-C.Ex” e “DOPS”;
5. Método para avaliação formativa no ambiente de trabalho: “360°Multisource Feedback”;
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3º Sessão - 22.03.2019 - 6a. feira
ATIVIDADES1. Introdução ao conceito de blueprinting, formação de equipes e elaboração de uma matriz de avaliação para exame estruturado hipotético;
2. Apresentação pelas equipes do material geral construído;
3. Delineamento e início da elaboração dos diferentes componentes de uma estação para avaliação estruturada de competências clínicas:· Descrição genérica da estação
· Instruções ao avaliando
· Instruções e script para o paciente padronizado
· Ficha de avaliação
· Instruções para o avaliador
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DUAS COLEÇÕES DE SLIDES (1- ETAPAS NA ELABORAÇÃO DE EXAMES ESTRUTURADOS; 2-CONSTRUÇÃO DE PROTOCOLOS DE OBSERVAÇÃO/AVALIAÇÃO), MATRIZ DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E EXEMPLOS DE MATERIAL DE UMA ESTAÇÃO.
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UTILIZAR PARA POSTAGEM DO MATERIAL PRODUZIDO (Matriz de avaliação) .
A data final para isso é a da última sessão do curso.
Por favor, não se esqueçam de identificar o material postado.
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4a. Sessão – 25/03/2019 - 2a. feira
ATIVIDADES
1. Apresentação e revisão do material geral construído.
2. Revisão das fichas de avaliação
3. Definição de critérios de pontuação
ROTEIRO
Cada dupla ou trio disporá de 10 min para apresentar os vários componentes da sua estação, após o que haverá cinco min para esclarecimentos.
A seguir, haverá enfoque especial na revisão das fichas de avaliação, o que servirá de base para estabelecer a pontuação e discutir os critérios para isso.-
Constam dois arquivos com publicações relacionadas à introdução (pioneira no Brasil) de exame tipo OSCE com pacientes simulados na FMRP-USP nos anos 1990.
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Cada dupla ou trio de pós-graduandos deve postar um arquivo devidamente identificado com o material produzido.
A data final para isso será a da última sessão da disciplina.
Por favor, não se esqueçam de identificar o material postado.
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5ª. Sessão - 29/03/2019 - 6ª. feira
ATIVIDADES
Construção da ficha de avaliação de habilidades clínicas para uma situação pré-elaborada
Prática de utilização da ficha de avaliação
Discussão sobre fatores que influenciam o desempenho de examinadores
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Leitura prévia às atividades da sessão.
ATENÇÃO: FAÇAM O POSSÍVEL PARA LEREM COM ATENÇÃO A REFERÊNCIA DE NÚMERO 1!.
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6º Sessão - 01/04/2019 – 2ª. feira
ATIVIDADESDiscussão orientada por questões dos temas: “Avaliação Formativa” e “Prática do feedback”
Prática de devolutiva da avaliação empregando simulações (role playing)-
Nesta sessão,os pós-graduandos serão convidados a se organizar em grupos menores para discutir e responder a estas questões, que serão depois debatidas com o grupo todo.
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Após a discussão sobre aspectos relevantes da avaliação formativa, será conduzido exercício para prática de dar feedback individual.
Em anexo apresentam-se instruções para a atividade prática.
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7ª. Sessão – 05.04.2019 - 6ª. feira
ATIVIDADES
Discussão orientada por questões do tema: “Avaliação Programática do Estudante e do Profissional em formação”
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Nesta sessão,os pós-graduandos serão convidados a se organizar em grupos menores para discutir e responder a estas questões, que serão depois debatidas com o grupo todo.
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8a. SESSÃO - 12 de Abril de 2019 (SESSÃO FINAL)
Nesta sessão será feita a avaliação somativa do aprendizado do pós-graduando, bem como a apreciação da qualidade do desenvolvimento da disciplina.A avaliação somativa do aprendizado será feita por meio de prova final escrita e do preenchimento de ficha especifica de auto avaliação. A prova final escrita será discutida presencialmente nessa sessão ("devolutiva")
A apreciação da disciplina deverá ser feita por meio do preenchimento de formulário específico, na qual os pós-graduandos devem explicitarem as suas opiniões sobre as diferentes atividades vivenciadas na disciplina, expressarem suas críticas e oferecerem sugestões de aperfeiçoamento. Esses aspectos serão, também, discutidos presencialmente nessa sessão.
Os arquivos correspondentes, respectivamente, à prova final, ficha de auto avaliação e apreciação da disciplina serão disponibilizados oportunamente e deverão ser postados por cada pós-graduando até uma semana após essa sessão final.
Os pós-graduandos que não quiserem fazer esta postagem, poderão encaminhar os arquivos por email ao coordenador da disciplina (ledatron@fmrp.usp.br).