Programação
-
-
Olá pessoal!
Em anexo, vocês encontrarão as orientações para a entrega do trabalho final, bem como para as apresentações e avaliações. Pedimos, ademais, que se atentem ao prazo de entrega.
Qualquer dúvida, estamos à disposição!
Conrado e equipe de monitoras
-
-
Pensata: com base na leitura de um dos casos abaixo e do texto “O Enigma da Igualdade”, de Joan Scott, apontar (i) um desafio do direito da antidiscriminação que você gostaria de entender melhor durante o curso e (ii) uma expectativa para o curso.
-
-
Objetivos:
● Definir objetivos específicos e formato do projeto.
● Combinados para o trabalho em grupo.
-
Pensata (*será avaliada com feedback individual): A partir das leituras indicadas e das suas percepções, identifique (i) uma situação de discriminação (direta ou indireta) que mulheres em situação de rua sofreram durante a pandemia e (ii) apresente uma ação que o sistema de justiça poderia fazer para enfrentar essa discriminação.
-
-
Pensata (*será avaliada com feedback individual): Com base na bibliografia proposta, (i) refletir sobre o conceito de normalidade e (ii) relacionar essa reflexão com a ideia disseminada de "novo normal" se aplicada às pessoas com deficiência (seja durante a quarentena, seja no pós-quarentena).
-
-
Pensata: A partir da bibliografia indicada como obrigatória, identifique: (i) uma forma de manifestação do racismo estrutural no ensino jurídico ou no sistema judiciário brasileiro e (ii) uma organização ou pessoa que realizou mudanças importantes nesses espaços para o enfrentamento do racismo.
-
-
Objetivo: delinear um plano de trabalho.
-
Pensata: A partir da leitura do material obrigatório, (i) indique um filme/vídeo, podcast, música ou livro que aborde questões relacionadas a pessoas trans e (ii) apresente uma pergunta sobre o tema que você gostaria de discutir no encontro.
-
-
Aula 9 (15/10) - Heteronormatividade, pertencimento à comunidade LGBT e microagressões internas e externas
Pensata: Compartilhe (i) uma situação de microagressão que você considera comum nos espaços em que frequenta, e reflita sobre (ii) como as microagressões (internas e externas) têm se manifestado no contexto da pandemia.
-
-
Objetivos:
● Apresentação do trabalho feito até o momento e desenvolvimento.
● Definição de metas para a finalização do projeto.
-
Pensata (*será avaliada com feedback individual): Reflita sobre os reflexos da visão monolítica do Direito nas comunidades tradicionais brasileiras e suas relações com a terra, sobretudo durante a pandemia do Covid-19.
-
-
Pensata (*será avaliada com feedback individual): A partir de sua vivência na universidade e/ou do material de leitura, reflita sobre a seguinte frase: “Corpo negro no espaço branco: o sentimento de não pertencer e a saúde mental.”
OBS: Apesar de constar na frase “corpo negro”, sinta-se livre para trabalhar com a ideia de qualquer corpo que saia da “normalidade” e do manto do privilégio e a que se aplique o sentimento de não pertencer.
-
-
Objetivos: Apresentação e crítica construtiva dos projetos.
-