Programação
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O objetivo principal da disciplina é apresentar ao aluno de 1º ano uma visão geral do Direito Público, com especial atenção para o Direito Administrativo, com o objetivo de introduzir conceitos elementares para o estudo das demais disciplinas desse ramo jurídico ao longo do curso de Direito.
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Obs.: acesso restrito a usuários com login no domínio @usp.br
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Caros alunos, segue a tabela com o grupos da monitoria. Aqueles que não tinham grupo foram adicionados nos grupos 18, 19 e 20. Sigam a tabela para se organizar em grupo e formular a pergunta sobre os textos da semana. Qualquer dúvida, entrem em contato com os monitores.
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Caros alunos,
Conforme previsto em nosso Programa, 20% da avaliação na disciplina corresponde a um pequeno trabalho monográfico, individual. Os trabalhos deverão ser entregues exclusivamente por este link até o dia 11/12, às 23h:59min.
Lembrando que: O documento deverá estar no formato PDF, e ser nomeado da seguinte maneira: Trabalho_FDP_2020_João da Silva. Não serão aceitos documentos com outra configuração.
Qualquer dúvida, entrar em contato com os monitores por e-mail.
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ORIENTAÇÕES SOBRE A PROVA
- Esta avaliação está disponível para leitura e resposta entre 11:00 do dia 02 de dezembro de 2020 e 11:00 do dia 03 de dezembro.
- A elaboração da prova deverá ser limitada em até 04 (quatro) laudas. Serão desconsiderados na correção quaisquer trechos que excedam este limite.
- As respostas deverão ser elaboradas em arquivo no formato .pdf e enviadas pela plataforma Moodle, no link indicado, dentro do prazo de duração da prova. Em hipótese alguma serão aceitos envios após o prazo.
- Ao nomear o arquivo para upload, adote a seguinte nomenclatura: NomeSobrenome-Prova-FDP (ex: CaioAugustus-Prova-FDP). O sistema foi programado para não aceitar nomes de arquivo diferentes desse formato.
- Outras orientações estarão indicadas na própria prova.
- No caso de dúvidas, entrar em contato por e-mail com os monitores.
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ORIENTAÇÕES SOBRE A PROVA
- Esta avaliação está disponível para leitura e resposta entre 11:30 e 13:00 do dia 09 de dezembro de 2020.
- A elaboração da prova deverá ser limitada em até 04 (quatro) laudas. Serão desconsiderados na correção quaisquer trechos que excedam este limite.
- As respostas deverão ser elaboradas em arquivo no formato .pdf e enviadas pela plataforma Moodle, no link indicado, dentro do prazo de duração da prova. Em hipótese alguma serão aceitos envios após o prazo.
- Ao nomear o arquivo para upload, adote a seguinte nomenclatura: NomeSobrenome-Prova-FDP (ex: CaioAugustus-Prova-FDP). O sistema foi programado para não aceitar nomes de arquivo diferentes desse formato.
- Outras orientações estarão indicadas na própria prova.
- No caso de dúvidas, entrar em contato por e-mail com os monitores.
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ORIENTAÇÕES SOBRE A PROVA
- Esta avaliação está disponível para leitura e resposta entre 11:30 e 13:00 do dia 16 de dezembro de 2020.
- A elaboração da prova deverá ser limitada em até 04 (quatro) laudas. Serão desconsiderados na correção quaisquer trechos que excedam este limite.
- As respostas deverão ser elaboradas em arquivo no formato .pdf e enviadas pela plataforma Moodle, no link indicado, dentro do prazo de duração da prova. Em hipótese alguma serão aceitos envios após o prazo.
- Ao nomear o arquivo para upload, adote a seguinte nomenclatura: NomeSobrenome-Prova-FDP (ex: CaioAugustus-Prova-FDP). O sistema foi programado para não aceitar nomes de arquivo diferentes desse formato.
- Outras orientações estarão indicadas na própria prova.
- No caso de dúvidas, entrar em contato por e-mail com os monitores.
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ORIENTAÇÕES SOBRE A PROVA
- Esta avaliação está disponível para leitura e resposta entre 11:30 e 13:00 do dia 10 de março de 2021.
- A elaboração da prova deverá ser limitada em até 04 (quatro) laudas. Serão desconsiderados na correção quaisquer trechos que excedam este limite.
- As respostas deverão ser elaboradas em arquivo no formato .pdf e enviadas pela plataforma Moodle, no link indicado, dentro do prazo de duração da prova. Em hipótese alguma serão aceitos envios após o prazo.
- Ao nomear o arquivo para upload, adote a seguinte nomenclatura: NomeSobrenome-Prova-FDP (ex: CaioAugustus-Prova-FDP). O sistema foi programado para não aceitar nomes de arquivo diferentes desse formato.
- Outras orientações estarão indicadas na própria prova.
- No caso de dúvidas, entrar em contato por e-mail com os monitores.
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PERGUNTAS PARA QUARTA-FEIRA
Grupo 1: Considerando o texto "Estado e Democracia", qual é a diferença entre a "civitas" e o "demos" como agências coletivas?
Respondem o Grupo 1 e o Grupo 3
Grupo 12: A partir dos textos de Cícero Araújo e de Quentin Skinner, e levando em consideração as definições de civismo, plebeísmo, pluralismo e democracia, pode-se dizer que há legitimidade na ação de soberania do Estado Democrático quando este cerceia o ideal de cidadania dos cidadãos com intuito de manter a ordem social e os direitos fundamentais positivos?
Respondem o Grupo 5 e o Grupo 7
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PERGUNTAS PARA QUARTA-FEIRA
Grupo 2: Tendo em vista a influência do direito administrativo da Europa continental para o direito brasileiro, é possível dizer que a ausência da adoção da dualidade de jurisdição representa um empecilho para o desenvolvimento do direito brasileiro?
Respondem o Grupo 14 e o Grupo 16
Grupo 8: O princípio da legalidade está, em geral, presente nos sistemas jurídicos tratados no texto e norteia a ação do Estado como agente administrativo, em sentido estrito, mas também amplo. Além disso, os direitos administrativos na Europa Continental e no Brasil possuem uma ampla teorização acerca do tema, o que não ocorre da mesma forma no sistema de common law. Em que medida a coordenação destes dois aspectos – a teorização robusta do direito administrativo e a legalidade - garante o respeito aos direitos fundamentais? Ela é suficiente? Comente com exemplos o seu ponto de vista.
Respondem o Grupo 2 e o Grupo 4
Enviar para marco.alberto@usp.br e beatrizsgoncalves@usp.br até o horário da aula.
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PERGUNTAS PARA QUARTA-FEIRA
Grupo 16: Partindo da situação atual do direito administrativo e do direito público, além das transformações no direito constitucional, a afirmação do estadista BG Niebuhr ("a liberdade depende muito mais da administração do que da constituição") é concebível na contemporaneidade?
Respondem o Grupo 13 e o Grupo 15
Grupo 6: Partindo do princípio que a separação entre o direito público e privado, tal como a conhecemos, tem suas origens na Europa pós-Revolução Francesa, como a ascensão das agências reguladoras contemporâneas mitigam tal divisão?
Respondem o Grupo 17 e o Grupo 19
Enviar para marco.alberto@usp.br e beatrizsgoncalves@usp.br até o horário da aula
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PERGUNTAS PARA QUARTA-FEIRA
Grupo 3: Levando em consideração o processo relativamente recente de sua promulgação, em que medida a Constituição Cidadã se relaciona com o conceito de constituição de fachada de Sartori?
Respondem o Grupo 8 e o Grupo 10
Grupo 7: O modelo de constitucionalismo inaugurado pelo sistema jurídico dos Estados Unidos deu aos juízes um grande poder: a capacidade de declarar leis inválidas por sua incompatibilidade com a Constituição. Como é possível, a partir desse modelo, preservar a separação dos poderes e coibir um alto grau de ativismo judicial?
Respondem o Grupo 6 e o Grupo 11
Enviar para marco.alberto@usp.br e beatrizsgoncalves@usp.br até o horário da aula
Recomendações para a turma:
Pessoal, vou passar alguns links de vídeos importantes para vocês entenderem a discussão que irá ocorrer na monitoria, sobretudo como funciona o sistema judiciário e o controle de constitucionalidade nos EUA.
https://www.youtube.com/watch?v=UsrwywdFxDk
https://www.youtube.com/watch?v=fzHzgsKie6Q
https://www.youtube.com/watch?v=sEFv0rgJpd4
Quem tiver tempo, recomendo que assistam o filme "Suprema" (trata da história da Juíza Ruth Bader Ginsburg e como ela conseguiu reconhecer, na Suprema Corte Americana, o direito à igualdade de gênero em um caso que envolvia direito tributário).
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PERGUNTAS PARA QUARTA-FEIRA
Grupo 14: A constituição representa a primeira forma de legalização da política? Justifique sua resposta a partir de uma análise histórica do poder político durante a Idade Média e o início da Idade Moderna.
Respondem o Grupo 9 e o Grupo 18
Grupo 16: O texto de Dieter Grimm explicita a presença da Constituição na maioria esmagadora dos países mundo a fora, mas faz uma ressalva: "Isso não quer dizer que essas constituições sejam levadas a sério em todos os lugares, ou que as normas constitucionais sempre prevalecem nos casos de conflito com intenções políticas" (tradução do grupo). Partindo disso, analisando o cenário brasileiro, é possível afirmar que a Constituição Federal é totalmente respeitada, sobretudo levando em consideração a ressalva de Grimm?
Respondem o Grupo 12 e o Grupo 20
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PERGUNTAS PARA QUARTA-FEIRA
Grupo 2: De acordo com a Constituição, o orçamento, por meio de suas leis específicas como a Lei de Diretrizes Orçamentárias, deve ser definido exclusivamente pela Administração Pública. No entanto, com a crescente Judicialização da vida social, nota-se que o Poder Judiciário tem atendido a muitas ações que demandam redirecionamento das verbas do Poder Público para a concretização de certos direitos fundamentais em casos específicos. Diante disso, é possível dizer que ainda existe discricionariedade administrativa?
Respondem o Grupo 1 e o Grupo 3
Grupo 16: De acordo como texto apresentado do Ministro Luís Roberto Barroso, a constitucionalização do Direito Administrativo aplica um efeito expansivo nas normas constitucionais, podendo chegar a níveis exacerbados. Pergunta-se ao grupo, é possível combater esta constitucionalização excessiva? Se sim, quais ferramentas poderão ser aplicadas?
Respondem o Grupo 13 e o Grupo 15
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[Grupo 2] Em seu texto, Marques Neto aponta a coexistência de diferentes interesses públicos em sociedades plurais, sendo possível a ocorrência de conflitos entre eles. Suponhamos uma situação: para permitir a ampliação do acesso à energia elétrica, a Administração Pública propõe a construção de uma usina hidrelétrica em certo rio da região. No entanto, o rio é essencial para a subsistência e cultura de comunidades de pescadores ao seu redor, que seriam retirados para a construção do empreendimento. Essa situação demonstra claro conflito entre interesses legítimos. Como deveria proceder a Administração para mediar a situação e determinar o interesse público?
Responde o Grupo 2
[Grupo 4] De acordo com os capítulos selecionados do Curso de Direito Administrativo de Celso Antônio Bandeira de Mello, o interesse do Estado, entidade jurídica representante da sociedade, é necessariamente considerado interesse público ou tendo em vista a relação entre interesses primário e secundário do Estado, pode ele agir de forma dissociada do interesse público? Como você pode justificar a legitimidade das medidas extraordinárias tomadas pelo Estado na pandemia, por exemplo restrição da circulação de pessoas, a partir do interesse público e da conformidade com seus princípios?
Responde o Grupo 4
Enviar para marco.alberto@usp.br e beatrizsgoncalves@usp.br até o horário da aula
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PERGUNTAS PARA A MONITORIA DO DIA 11/11
(Grupo 12) De que forma as críticas feitas ao "Regulatory State", pelas três teorias mencionadas do "Post-regulatory State" são capazes de fornecer as bases para que este seja concebido? Nessa perspectiva, tendo em vista a crítica do autor referente à dependência do "State Law" e das Formas Hierárquicas de Controle, discorra sobre as divergências teóricas entre "Post-Regulatory State" e o "Regulatory State".
RESPONDE O GRUPO 12.
(Grupo 16) O texto "Regulation in the Age of Governance: The Rise of the Post-Regulatory State" de Colin Scott traz a seguinte afirmação: "Na era da governança, o controle regulatório é percebido como difuso pela sociedade, com menos ênfase no Estado soberano". O grupo concorda com essa afirmação, sobretudo levando em conta o momento atual de pandemia? Justifique exemplificando.
RESPONDE O GRUPO 16.
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PERGUNTAS PARA A MONITORIA DO DIA 11/11
(Grupo 6) De que forma o "Paradoxo da Globalização" - o trilema entre globalização, democracia e soberania - é enfrentado pelo direito público brasileiro e pelos atores políticos contemporâneos?
RESPONDE O GRUPO 05
(Grupo 13) Considerando os modelos trazidos por Aust (o americano e o alemão), em que os sistemas jurídicos podem ser mais abertos ou fechados para a relação com normas transnacionais, e como isso está muito baseado nos fundamentos constitucionais e em sua interpretação pelas Cortes Constitucionais, é possível auferir que seria possível, no Brasil à luz da CF 1988, que um ato do Executivo em relação ao mundo seja coibido pela STF por violar ou ir contra o que é estabelecido fundamentalmente na Constituição? E, nessa esteira, seria possível afirmar que a relação Brasil-Mundo deve ser pautado por pressupostos constitucionais e não ideias do governante eleito?
RESPONDE O GRUPO 06
[spoiler - vamos discutir Covid aqui, estejam preparados]
Enviar para marco.alberto@usp.br e beatrizsgoncalves@usp.br até o horário da aula.
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Os grupos deverão enviar uma questão para o Seminário 10, e outra para o 11. Prazo: 23:59 de 08/11.
O grupos 8 e 14 deverão enviar apenas a questão para o Seminário 11, pois enviaram questão excedente no Seminário 9.
O link para o envio das duas questões é este.
Não esquecer de identificar o grupo - [Grupo X] - no início do texto com as questões
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Grupo 7: Considerando as novas formas e conceitos de legitimação nas democracias, qual é o papel do direito na construção de uma generalidade social? Como a esfera jurídica pode reforçar os mecanismos de accountability?
RESPONDE O GRUPO 7.
Grupo 10: O autor do texto “Public accountability” aponta um dos riscos de uma responsabilidade excessiva, caracterizada por uma ênfase desmedida sobre o controle corrupção: os administradores públicos se tornam, consequentemente, menos empreendedores, e as agências se tornam extremamente burocráticas, afetando a eficiência das organizações públicas. Percebendo-se o contexto atual de grande transparência dos governos, e com o recente movimento de constitucionalização do direito, que com o fenômeno de internacionalização do direito, aumenta a abrangência de fontes reguladoras da administração pública, configurar-se-ia o cenário atual como um cenário de responsabilidade excessiva da Administração?
RESPONDE O GRUPO 10.
Enviar para marco.alberto@usp.br e beatrizsgoncalves@usp.br até o horário da aula.