Programação
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Educação e aprendizagem de línguas no século XXI.
Concepção de mundo e de educação
Conceitos trabalhados
- Compartimentação dos saberes
- "Cabeça bem cheia" e "Cabeça bem feita" - Montesquieu
- Perspectiva histórico-social-cultural de ensino-aprendizagem
- Definição de metodologia
- Atitude intuitiva # atitude reflexivo-crítica do professor
- Sociedade da Informação - Internet - Metodologias ativas
Bibliografia
COLL, C e MONEREO, C. Psicologia da educação virtual. Aprender e ensinar com as Tecnologias da informação e da Comunicação. São Paulo, ARTMED Editora, 2010.
LIBERALI, F. C. Formação Crítica de Educadores: Questões Fundamentais. Campinas, Pontes Editora, 2012.
MORIN, E. A cabeça bem-feita. Repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro, Editora Bertrand Brasil Ltda, 1999.
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Metodologias ativas – origem e modalidades de cursos para
a educação presencial, blended e a distância
Em grupos
- Como tenho usado na sala de aula as tecnologias em geral?
- Qual é a intenção/objetivo pedagógico ?
- Quais transformações as tecnologias operaram nas formas de ensinar e aprender nos contextos em que atuo?
Da leitura dos capítulos sobre Metodologias ativas :
- Identifique e explique todos os conceitos que fundamentam as metodologias ativas
- Destaque os trechos e explique-os ao grupo
Conceitos trabalhados- Definição de metodologias ativas
- Mudança de paradigma - postura do professor reflexivo-crítico
- As áreas de conhecimento e metodologias ativas
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Caros alunos
Seguem algumas indicações
MORAN, J. “Mudando a educação com metodologias ativas” In: Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. http://rh.newwp.unis.edu.br/wp-content/uploads/sites/67/2016/06/Mudando-a-Educacao-com-Metodologias-Ativas.pdf
BISHOP, J. L., et VERLEGER, M. A., 2013, « The Flipped Classroom: A Survey of the Research ». In 120th American Society for Engineering Education Annual Conference and Exposition, Atlanta, GA, Vol. 30, 1-18.
GUILBAUT, M. et VIAU-GUAY, A., 2017,« La classe inversée comme approche pédagogique en enseignement supérieur : état des connaissances scientifiques et recommandations » In Revue internationale de pédagogie de l’enseignement supérieur Numéro 33-1, p. 1-21, disponible à l’adresse http://journals.openedition.org/ripes/1193, consulté le 23 janvier 2019.
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Compartilhando saberes
Caros alunos
Neste Forum, gostaria que vocês indicassem os textos com os quais têm trabalhado na área das tecnologias e das metodologias
Heloisa
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Caros alunos
Neste espaço vou colocar a ferramenta para vocês enviarem a tarefa complementar.
Vocês enviam aqui e devem imprimir para a próxima aula para a troca com os colegas
Abs
Heloisa
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Ensino de línguas e blended learning (aprendizagem híbrida).
Concepção metodológica, papel do professor e do aluno, atividades e avaliação.
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Ensino de línguas e sala invertida.
Concepção metodológica, papel do professor e do aluno, atividades
e avaliação. Estudos de caso.
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Ensino de línguas e aprendizagem baseada em projetos.
Concepção metodológica, papel do professor e do aluno,
atividades e avaliação. Estudos de caso.
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Cartografia cognitiva. Mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem,
avaliação e formação docente.
Avaliação do curso.
Mindmeister - www.mindmeister.com/
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Divulguem e participem!!!
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Data de entrega do trabalho final da disciplina - 28/10/2019
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Fazer um envio
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