9. Abordagem Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida)

É uma abordagem que se utiliza dos pressupostos da aprendizagem semipresencial (blended learning) onde os alunos podem complementar sues estudos por meio de outras mídias pesquisadas em casa. Está implícita nesta abordagem novas metodologias de trabalho de forma colaborativa, pedagogia de projetos, webquests, resolução de problemas. Pode ser considerada mais como uma estratégia didática muito adequada para os tempos que vivenciamos hoje intercambiando o papel do professor centrado nos alunos.

Existem muitas formulações e variações dentro desta estratégia. Diferentemente do ensino de temáticas tradicionais dedutivas, com aula expositiva e transmissão de conhecimento teórico onde o professor conta aos alunos o que necessitam aprender e deduz aplicações envolvendo a solução de problemas, comprovações e exemplos de aprendizagem. No Flipped Classroom o professor utiliza métodos híbridos. O acesso à informação é assimilada pelo aluno fora da classe de aula. Em classe, são combinados, questões e problemas e instrução direta sobre pesquisas.

O ensino indutivo, característico desta abordagem, desafia e apresenta situações problemáticas concretas; estimula os alunos a identificar o que necessitam aprender; incentiva o questionamento e a indagação, a descoberta e induz conceitos. A consequência é a aquisição automática do conhecimento e desenvolvimento de competências para a aprendizagem autônoma. O professor pode junto com os alunos planejar, estabelecer objetivos, ser flexível e incentivar a motivação. Estas metas podem ser atingidas criando oportunidades e material com conteúdos relevantes onde o professor não é mais a única fonte de informação. favorece a criação de grupos de trabalho, a busca de feedbacks sobre a unidade de estudo e promove avaliação direta e objetiva.

Ver mais detalhes em: http://www.theflippedclassroom.es/