5.Perspectivas diferentes das Teorias de Aprendizagem

Existem diferentes perspectivas derivadas de diversas teorias de aprendizagem. Buscar elementos inovadores de design de aprendizagem com novas perspectivas sobre a pedagogia e os usos criativos da tecnologia digita em vez da adaptação de métodos tradicionais. As tecnologias digitais desafiam os valores existentes e fornecem um novo contexto para o ensino e aprendizagem impulsionado pelo mercado onde os alunos esperam informação instantânea e compartilhamento de dados a partir da web (rede de informações) e as competências de informação relevantes para o local de trabalho e instituições digitalmente organizados.

As  mudanças que precisam estar articuladas a inúmeras variáveis de transição, por exemplo, entre o que é aprendizagem individual (Traxler) e social precisam ser estimuladas em projetos concretos onde as atividades de aprendizagem precisam ser avaliadas.

Autores como Beetham & Rhona (orgs.) realizam uma discussão crítica das questões que envolvem o design, compartilhamento e reutilização de atividades de aprendizagem. Examinam ampla gama de perspectivas sobre projetos efetivos e  atividades de aprendizagem que possam ofertar e/ou garantir que o desenvolvimento futuro é pedagogicamente acessível focado no aluno. Este livro:examina a realidade do design na prática; ferramentas e recursos para orientar a prática; analisa as concepções existentes dentro dos sistemas complexos; discute a influência de recursos abertos sobre o design e sobre a aprendizagem móvel; explora o desenvolvimento profissional em equipes de curso e apresenta cenários para o projeto para o aprendizado em um futuro incerto.

Podemos distinguir uma Perspectiva Associacionista de Aprendizagem (teoria conquista) baseada   no ensino centrado no ensino e autoridade docente. Outra perspectiva é a Cognitivista onde se encaixam as teorias construtivistas junto com a cognição social (Lave, 1988 e Vygotsky, 1978). A perspectiva tratada por Lave reconceptualiza a aprendizagem em comunidades e níveis de aprendizagem.

Inserir Gráfico Enfoques da Aprendizagem (Adaptado de Mayes & Freitas, 2004)