2.Origens das Pedagogias

O objetivo deste livro é refletir sobre o papel que as Tecnologias Digitais de Educação podem desempenhar nas Pedagogias do Século XXI. Existe um fascínio sobre a presença das TDIC tão relevante como o fascínio sobre as novas Pedagogias Emergentes, ou sobre as novas formas de ensinar e de aprender.

Os Relatórios denominados Horizon Report como projetos de investigação em curso têm  identificado e descrito quais as tecnologias emergentes têm impacto sobre a aprendizagem, ensino e investigação criativa na educação. Seis tendências-chave, seis desafios significativos, e seis importantes desenvolvimentos na tecnologia educacional são identificados através de três horizontes de adoção nos próximos 1-5 anos, ofertando um guia valioso para o planejamento estratégico de tecnologia. O relatório tem como objetivo fornecer aos  líderes educativos uma visão mais aprofundada sobre como as tendências e os desafios estão acelerando e impedindo a adoção de tecnologia educacional, junto com suas implicações para a política, liderança e prática. 

O que se inventou a tantos séculos passados nas pedagogias estudadas apresentam características relevantes para apropriação da educação com tecnologias? Ou não?. São na realidade uma mistura de novas ideias e outras ideias não tão novas. O que há de novo é que tudo que se conhecia  em diferentes épocas e estudados por diferentes autores encontra-se presente, reunidos em um mesmo espaço (tela de um computador e na web, ree de informações).

AS tecnologias emergentes ainda estão em seu estado potencial e necessitam de evolução. As pesquisas, os professores, as fundações utilizam tais tecnologias, compartilham suas experiências sob perspectiva de um determinado contexto. Por isto, as TDIC estão em transição nas escolas atravessando ciclos de expectativas. Há muitos que acreditam que o surgimento das tecnologias fazem com que todos os estudantes aprendam de forma interativa, fácil e eficaz. Ainda não nenhuma investigação autorizada a afirmar que se aprende mais ou melhor com as tecnologias.

AS TDIC não podem ser compreendidas sem práticas investigativas. Muitas das Pedagogia existentes não foram compreendidas, estudadas ou mesmo implementadas pelos próprios professores. Somente apresenta-las nas pesquisas, torna-se insuficiente para sua implementação e  avaliação de suas contribuições em diferentes 

As TDIC são potencialmente disruptivas; quando não melhoram o já existente; rompem qualquer inovação existente e criam outras. As Pedagogias também apresentam um desafio: os pressupostos que sustentam uma, não podem fazer isto com outras.

Pergunta-se, então, qual é o papel das TDIC no século XXI? Muita investigação precisa ser efetivada pois as Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação são muito complexas; precisam atender a inúmeras demandas relacionadas à: expectativas de aprendizagem; teorias explícitas e implícitas tanto epistemológicas quanto pedagógicas; posturas, habilidades e competências das TDIC e atitudes e conteúdos, avaliação etc. 

Ler o Relatório HORIZON REPORT 2017 com as principais tendências e procure identificar as características das Pedagogias existentes nas tendências tecnológicas futuras.