Fazer upload das entregas finais até 15/dez/2020 às 14h.
A entrega final, referente a cada projeto de formatura, deverá ser feita até 14/dez/2020 às 12h (meio-dia) no eDisciplinas (no caso de grupos, somente um representante do grupo deverá fazer o upload) e deverá conter os seguintes itens:
(1) Monografia: Documento completo detalhando todas as fases do projeto: concepção, execução e avaliação dos resultados teóricos e experimentais texto. Seguir as “diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP, 4a. edição, 2020”, disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/459/413/1613-1 (acesso em nov. 2020). Como se trata de monografia referente a projeto de formatura, o texto deve conter o máximo de detalhamento técnico que permita ao leitor reproduzir tudo o que foi feito no projeto. A monografia deve conter os seguintes capítulos : Introdução, Estado da Arte, Metodologia, Proposta, Resultados e Conclusão. Assim, utilize o recurso de Apêndices para poder colocar detalhamentos documentais de sua autoria que não se “encaixem” no corpo do texto e também detalhamentos que possam ser suprimidos da versão que será depositada na biblioteca para os casos de projetos com informações sensíveis (exemplo: documentação técnica pormenorizada, diagramas de hardware, código fonte, (resultados sensíveis), informações de empresas parceiras; informações de interesse para solicitação de patentes; informações para solicitação de fomento a startups). O cronograma detalhado de execução (indicando para cada tarefa, sua duração em horas, data de finalização e pessoa responsável) deve ser incluído como um dos apêndices.
(2) Vídeo para banca técnica: Duração entre 12 e 15 minutos. O vídeo deve ser voltado a um público técnico, assim deve apresentar claramente qual é o problema e sua relevância, as alternativas consideradas para a solução tecnológica, as análises e decisões de projeto, a solução proposta e seus diferenciais em relação a outras existentes, descrição de como foi desenvolvida a solução, demonstração da solução tecnológica implementada, pontos fortes, limitações, sugestões de trabalhos futuros.
(3) Vídeo para investidores: Duração de no máximo 3 minutos, tipo ‘elevator pitch’, voltado a investidores. Precisam deixar claro qual é o problema para o qual a solução tecnológica de vocês se aplica, qual o(s) diferenciais da solução de vocês, mercado alvo, necessidades de investimento e potencial de retorno.
(4) Tabela de distribuição do fator de participação de Grupo. Deverá ser preenchida e assinada por todos os integrantes. A média deste fator para o grupo deverá ser 1 e para cada integrante poderá variar entre 0,8 e 1,2. O desejável é que todos tenham se dedicado e contribuído para as atividades do grupo e possam receber fator 1, mas se não foi isso que aconteceu, esta tabela serve para fazermos as devidas compensações (como aconteceria numa empresa numa distribuição de lucros). Situações em que o fator deva ser inferior a 0,8 devem ser informados separadamente da tabela do grupo e informados aos professores.
As bancas das apresentações finais acontecerão nos dias 15/dez/2020 (terça-feira) e 16/dez/2020 (quarta-feira), a partir das 18h30min. É muito importante que o(a) orientador(a) de cada projeto esteja presente para participar da banca de avaliação. Recomendamos convidar também os colaboradores das empresas/entidades parceiras para assistir e/ou participar da banca de avaliação.
Para cada projeto, faremos a apresentação dos vídeos enviados e, na sequência, uma sessão de arguição individual sobre o projeto - diferentes perguntas serão dirigidas pela banca de avaliação a cada um dos integrantes, no caso de projetos em grupo.
IMPORTANTE: TODOS os matriculados na disciplina deverão assistir e avaliar criticamente todas as apresentações (conteúdo e forma de apresentá-lo), inclusive a do seu projeto, por meio de um formulário específico que será disponibilizado aos participantes. Ausências na audiência, precisarão ser justificadas.
NotaFinal = fi * [0,5 . AP + 0,5 . T] + BÔNUS
fi: | 0,8 a 1,2 | Fator de participação individual no projeto de grupo – fator multiplicativo correspondente à participação efetiva do integrante no grupo. Espera-se que todos se dediquem às atividades do grupo e que, respeitando as diferentes possibilidades de contribuições individuais, todos mereçam fator de participação = 1,0. |
AP: | 0,0 a 10,0 | Média da avaliação pela banca -- Vídeos de apresentação e arguição dos integrantes do grupo |
T: | 0,0 a 10,0 | Média da avaliação pela banca - Monografia |
BÔNUS: | 0,0 a 1,0 | Bônus que poderá somar 1,0 extra na média final. Este valor será proporcional à qualidade dos comentários que cada aluno fará como avaliação crítica de todas apresentações finais (conteúdo e forma de apresentar) por meio de formulário que será disponibilizado aos participantes, incluindo a própria. |
Tabela com proposta de data/horário para as
apresentações finais dos projetos
<<< Tabela sujeita a
alterações em função da disponibilidade dos orientadores e
colaboradores das empresas/entidades parceiras. Pedimos que, caso a
data/horário não seja adequado para orientador/colaborador do seu projeto,
tente encontrar alguém que possa trocar e nos avise para fazermos as alterações
na tabela até o início da próxima semana. >>>