Relato Parcial 1
Orientações para o estágio com foco na observação
A atenção deve se voltar para três dimensões desse projeto: a gestão da escola, o trabalho docente, e o engajamento do aluno.
A gestão compreende a visão da direção da escola, da coordenação pedagógica e do professor a respeito dos componentes curriculares matemática e ciências ; as condições oferecidas na escola ao professor e aos alunos para o desenvolvimento desse ensino.
O trabalho do professor compreende seu planejamento, material utilizado, comunicação e interação com os alunos, formas de avaliação.
O engajamento dos alunos nas aulas inclui seu interesse e envolvimento nas atividades, a disciplina e atitudes em sala, a relação com o professor e os colegas, a rotina de estudos, o registro das atividades, as dificuldades e a manifestação dessas dificuldades.
Para além dessas diferentes dimensões, o estágio contempla também a participação do estagiário em atividades negociadas com o professor (participação em reuniões, planejamento de atividades, estudos, etc., regência de aulas, o acompanhamento e atendimento aos alunos em suas dúvidas, etc.)
Sobre o Relato parcial 1
O Relato 1 prioriza o registro e a reflexão sobre atividades de observação; é importante que esse relatório seja organizado de maneira a contemplar aspectos como os seguintes:
1- Apresentação em que os objetivos do estágio sejam colocados claramente além de uma breve caracterização da escola, série e turma definida para o estágio, não mais do que o necessário para delimitar o contexto do estágio.
2- Descrição e análise de diferentes elementos observados e acompanhados na escola.
3- Reflexão contendo considerações críticas em que sejam estabelecidos paralelos entre os trabalhos (no caso de ser mais de uma classe, série ou mais de um professor), e concepções e ideias abordadas nas aulas e textos desta disciplina e também de Fundamentos Teórico-Metodológicos para o ensino de Matemática e Fundamentos Teórico-Metodológicos para o ensino de Ciências (veja no quadro abaixo algumas questões que podem orientar tal reflexão)
4- Bibliografia – Textos utilizados durante o estágio e elaboração do relatório
5- Anexos – Cópias de documentos, planejamento do professor, avaliações, trabalhos de alunos.
O Relato 1 deverá ser entregue pela plataforma STOA, até o dia 12 de setembro, antes do início da aula (19h25). Estima-se que o texto desse relatório parcial tenha aproximadamente quatro páginas, não ultrapassando 10.000 caracteres, incluindo espaços. Anexos tais como os indicados no item 5 acima podem ser incluídos sem considerar esse limite.
Relato 1 – foco na observação
Nome do aluno/estagiário: ___________________________________________________________
Nome da escola: ___________________________________________________________________
Nível de ensino e ano acompanhado: __________________________________________________
Nome do professor que recebe o estagiário: _____________________________________________
Faça um comentário sobre situações de ensino de ciências e de matemática observadas. Use como uma das referências o capítulo 3 de Carvalho e col., 1998.
Espera-se que os aspectos acima indicados (de 1 a 5) sejam contemplados nesse comentário.
As questões seguintes podem ajudar a orientar sua reflexão crítica sobre os dados recolhidos nas observações:
Que concepções de ciência, trabalho científico e cientista podem ser identificadas entre os alunos?
Como os conteúdos de ciências e de matemática se apresentam (componente curricular, carga horária, projetos, atividades)?
Que materiais e recursos apoiam o desenvolvimento de temas e conteúdos de ciências e de matemática?
É possível observar integração entre os conteúdos de Ciências e de Matemática e outras áreas e componentes curriculares?
O trabalho com os conteúdos de ciências e de matemática dá oportunidade para a cooperação e o compartilhamento de ideias entre os alunos? Há ocasiões em que os alunos são solicitados a resolver problemas?
Nas atividades de ciências e de matemática há situações em que se propõem perguntas e desafios para os alunos, se encoraja a exploração de ideias?
Quais os tipos de conteúdos são valorizados nas atividades de ciências e de matemática?