Indice degli argomenti
-
-
Notícias e avisos
Caro(a)s estudantes
Neste espaço você encontram o resumo das atividades desenvolvidas nas disciplinas Metodologia do Ensino de Francês II e Metodologia do Ensino de Italiano II. Tem por objetivo lhes dar acesso aos textos e outros materiais utilizados nas aulas deste 2º semestre.
Espero que este espaço sirva de memória aos que participaram das atividades e que seja uma forma de acesso às discussões e conteúdos para estudantes que estiveram impossibilitados de participar de todas as aulas ao longo do semestre.
Cordialmente,
Profa Vera
-
-
Apresentação dos alunos, do cronograma e das atividades de estágio previstas nas Metodologias do Ensino de Francês e Italiano II
-
-
Semana da Educação da FEUSP
Nesta semana letiva, os alunos foram convidados a participar da Semana de Educação da FEUSP, cuja programação encontra-se em arquivo anexado. Foi acordado com os estudantes que a participação em duas atividades da semana, mediante a apresentação de um resumo por escrito, equivaleriam a 10 horas de estágio.
-
Coloque aqui o resumo da(s) sessões de comunicação que você acompanhou na Semana da Educação: diálogo, oficina, minicurso.
-
Planejamento de cursos/aulas: elaboração de sequências didáticas
O tema da aula versou sobre o planejamento de cursos/aulas (segundo Almeida Filho) e sequências didáticas (Dolz e Schneuwly), cf, apresentação abaixo.
-
Nesta semana, todos os estudantes das Metodologias de Línguas Estrangeiras foram convidados a participar do XIX SMELP - Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. A participação como ouvinte no evento pode valer até 10 horas de estágio, mediante o envio de um resumo escrito das atividades acompanhadas pelo(a) estudante.
-
Estratégias de ensino e aprendizagem
Antes de iniciar a discussão sobre o tema, o(a)s estudantes foram convidados a realizar testes, em francês e italiano para conhecer um pouco mais do seu estilo de aprendizagem. Os testes foram extraídos de:
Costanzo & Bertocchini - Manuel de Formation pour des professeurs de FLE. Paris, Clé international, 2008.
-
A compreensão oral em Língua Estrangeira
O objetivo deste encontro foi discutir como alguns fatores psicolágicos e neurológicos interferem de maneira positiva ou não no desenvolvimento da compreensão oral em Língua Estrangeira. Para tanto, tomamos por base os estudos de Cornaire & Germain e Lebre-Peytard.
-
Tipologia de atividades
Com o intuito de fornecer subsídios para a elaboração das sequências didáticas, refletimos sobre a tipologia de atividades a serem propostas aos alunos, a partir dos documentos selecionados para integrar a sequência didática e a contribuição destas para a motivação.
-
Esta semana foi dedicada a uma reflexão sobre o papel da gramática num curso de LE. Nessa aula, com o auxílio do aplicativo Padlet, os alunos discutiram as sequintes questões:
- como identificar as reais necessidades dos alunos, em termos de aprendizagem da gramática?
- como trabalhais tais necessidades em aulas de LE?
- gramática implícita ou explícita?
-
Os alunos que não puderam comparecer à maior parte das aulas síncronas, sugerimos que façam sua reflexão a partir de bibliografia sob o tema e respondam às três perguntas postadas acima.
-
-
Ensino e de Línguas para Crianças e Intercompreensão
Com as dificuldades deste ano letivo, o segundo semestre iniciou em setembro e está finalizando em 16 de dezembro. Apesar do calendário possibilitar 14 semanas letivas, nem todos os temas previstos puderam ser trabalhos e aprofundados adequadamente. `Por isso, essa semana letiva reúne dois temas previstos para serem estudaos em datas diferentes. Isso porque a abordagem do tema intercompreensão prevê uma atividade voltada às crianças, a partir de tradicionais contos de fada.
-
IV Encontro das Metodologias de Línguas Estrangeiras
Este evento é um grande diferencial da formação oferecida pelas Metodologias de Línguas Estrangeiras da FEUSP, uma vez que propiciou a partilha de experiências de estágio que, pela primeira vez, desenvolveram-se remotamente devido à pandemia.
A exemplo dos demais eventos, alunos que tenham participado de ao menos duas sessões de comunicação como ouvintes, poderão receber até 10 horas de estágio, mediante a entrega de resumos escritos.
-
Inclua, neste tópico, o resumo escrito das sessões de comunicação que acompanhou como ouvinte.
-
-
Fos/Fou e Encerramento do semestre
Esta última aula do semestre, será dividida em dois momentos:
- finalização dos temas previstos no cronograma
- orientações: entrega de trabalhos e fichas com horas de estágio
-
Prazo final para entrega dos trabalhos faltantes
Os estiudantes que frequentaram regularmente o segundo semestre deverão entregar os trabalhos faltantes até 18 de janeiro. Alunos que não tenham cursado regularmente o semestre receberão orientações complementares visando à sua conclusão.
-
Lançar neste espaço::
- links dos drops
- arquivos com as sequências didáticas
- fichas de estágio
-
Lançar neste espaço::
- links dos drops
- arquivos com as sequências didáticas
- fichas de estágio
-