-
Semana 6 e 7: Questões de ensino - perspectivas de análise: Gestão de tempos e espaços nos processos de ensino-aprendizagem: espaço(s) escolar(es) - (GALLEGO & SILVA)
[Foto: Sala de aula - Caetano de Campos, SP - 1895]
Roteiro de atividades: semana 6 e 7
Questões de ensino - perspectivas de análise: Gestão de tempos e espaços nos processos de ensino-aprendizagem: espaço(s) escolar(es)1. 📖Leitura do texto: Cultura escolar – 3 conceitos retirados de Julia (2001) Frago (1995) e Escolano (1999):https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5793291/mod_resource/content/2/Cultura%20Escolar%203%20conceitos.pdf
2. 📖Leitura do texto: GALLEGO, R. de C., SILVA, V. B. da. A gestão do tempo e do espaço na escola. Material produzido para a REDEFOR/SEE/SP, 2012: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5793325/mod_resource/content/1/texto%20tempo%20e%20espa%C3%A7o%20Rita%20Gallego%20e%20Vivian%20da%20Silva.pdf
Orientações para a leitura: priorizar a leitura das páginas: 2-10 e 23-32. O tema 3 do texto: "O TEMPO E O ESPAÇO PARA ENSINAR E APRENDER" será leitura complementar das aulas sobre aprendizagem, e o tópico 4: "O TEMPO E O ESPAÇO PARA AVALIAR" - serão leituras complementares das aulas sobre avaliação.
3. 📽️Assistir a vídeo aula: Tempos e espaços escolares (Professoras Rita Gallego e Paula Vicentini): http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=3125
4. 💬ATIVIDADE: 1 [Para os grupos que ainda não realizaram] - Preparação para a discussão sobre espaço e tempo escolar - postagem do grupo no Padlet - pesquisa de imagens e questões sobre a leitura/tema. Outras orientações: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5783983/mod_resource/content/1/atividade%20espa%C3%A7o%20e%20tempo%20Did%C3%A1tica%20Pedagogia%202020.pdf
5. 📝ATIVIDADE: [Para quem ainda não fez] - Relato de Memória 2: Lembranças dos espaços e tempos de aprender / Como professor(a): Meus modos de gerir os tempos e espaços de ensinar e aprender. Orientações no Bloco "Memórias escolares...": https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=83326§ion=2
6. ATIVIDADE assíncrona a ser realizada pelos grupos - "mãos na massa": Após realizar a atividade 1 do roteiro da semana 6 e 7 - Questões de ensino - perspectivas de análise: Gestão de tempos e espaços nos processos de ensino-aprendizagem: espaço(s) escolar(es). o grupo deverá se reunir, após o encontro síncrono da turma (das 19:30h às 20:30h), para continuar as discussões sobre os processos e as concepções de aprendizagens com base nos textos de Gallego & Silva (2012) - Orientações para realização da atividade: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5817874/mod_resource/content/2/Atividade%20ass%C3%ADncrona%20-%20Did%C3%A1tica%20II%20-%2013_11%20%281%29.pdf
7. 💬Continuação das reuniões de orientação com os grupos de discussão - A reunião possui o objetivo de auxiliar os grupos nas possíveis dificuldades/demandas. Por isso, pedimos que vocês aproveitem para sistematizar as dúvidas/dificuldades para que a reunião seja proveitosa.