Programação

  • Olá, entramos na décima segunda semana da disciplina EDM699 – Introdução ao Letramento Midiático e Informacional.

    A Semana 12 propõe o desenvolvimento de suas competências midiáticas por meio da prática de comunicação e expressão audiovisual. Os objetivos da semana são:

    1. Implementar a prática de comunicação e expressão audiovisual;

    2. Propiciar o desenvolvimento de competências midiáticas;

    Para esta semana realizaremos uma discussão sobre a temática “Competências Midiáticas: Prática de comunicação e expressão audiovisual” no ambiente da disciplina com apoio do fórum. Nesta serão discutidas orientações para elaboração de projeto final de comunicação e expressão audiovisual.

    Elaboração de um roteiro e produto, a escolher:

    - Produção de vídeo de 3 a 5 minutos abordando suas práticas e reflexões relacionadas ao letramento midiático e informacional;

    - Produção de uma transmissão ou live sobre conteúdo relacionado ao letramento midiático e informacional para plataformas Youtube ou Facebook;

    - Produção de vídeo-aula de 5 a 10 minutos abordando conteúdos curriculares do Ensino Fundamental;

    - Produção de vídeo de 3 a 5 minutos destinado ao público da Educação Infantil;

     

    Atividades:

    Atividade de prática de comunicação e expressão audiovisual com intencionalidade pedagógica

    Nosso encontro on-line está agendado para 02 de dezembro de 2020, com início às 9h00 até 10h00 e apoiado pelo Google Meet, para orientações da atividade de projeto final de comunicação e expressão audiovisual.

    meet.google.com/jkm-kwtx-wqj

    Realize uma produção de um produto audiovisual e disponibilize no link de entrega do roteiro e o produto, até 11 de dezembro para que os demais alunos possam conhecer e apreciar as produções realizadas.

    Sugerimos um recurso educacional aberto (REA) disponibilizado pela UNIVESP que pode contribuir na organização de seu roteiro com um modelo de roteiro sugerido, https://apps.univesp.br/uma-camera-e-uma-ideia/

    Também disponibilizamos alguns produtos e respectivos roteiro que possam auxiliar no processo de criação e produção de seu produto audiovisual.

    Teremos um horário reservado semanalmente para Plantão de apoio da disciplina, este horário é reservado semanalmente para plantão de apoio, se houver necessidade de ajuda, dúvidas, esclarecimentos, acerca das atividades e conteúdos das disciplina.
    É uma atividade opcional.
    Quartas-feiras (11h00-12h00).

    meet.google.com/uyy-pyab-twt


    Sugerimos algumas experiências como exemplos que poderão auxiliar nesse processo:

    Licenciatura em Química - 16º Bimestre Disciplina: Química, Sociedade e Cotidiano – QHS - 001 Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

    - Vídeo-aula (externa) e seu roteiro 

     

    Licenciatura Univesp - Práticas para o Ensino de Ciências - 10º Bimestre - SEP - 101 Curso de Licenciatura em Ciências Naturais Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

    - Vídeo-aula (sala) sobre atividade prática

     

    O Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP apresenta a palestra "Narrativas e crises: o melhor e o pior do ser humano" com Dalmo Borba.

    - Live https://www.youtube.com/watch?v=7y2uAn-ekHc

     

    Projeto colaborativo na Educação Infantil sobre Folclore Brasileiro desenvolvido em São Carlos- SP. E também documentação (making of) do processo.

    Making of -

    Produção -

     

    Projeto de Prática de letramento midiático no Ensino de Biologia, com produções realizadas por alunos de Ensino Médio.

    Link do vídeo

    Link do vídeo

    Link do vídeo

     

    Engenharia Univesp – Química Geral - 4º Bimestre - QG - 101 Curso de Engenharia Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.


    Bom trabalho e fiquem bem!