Programação
-
Olá, entramos na décima segunda semana da disciplina EDM699 – Introdução ao Letramento Midiático e Informacional.
A Semana 12 propõe o desenvolvimento de suas competências midiáticas por meio da prática de comunicação e expressão audiovisual. Os objetivos da semana são:
1. Implementar a prática de comunicação e expressão audiovisual;
2. Propiciar o desenvolvimento de competências midiáticas;
Para esta semana realizaremos uma discussão sobre a temática “Competências Midiáticas: Prática de comunicação e expressão audiovisual” no ambiente da disciplina com apoio do fórum. Nesta serão discutidas orientações para elaboração de projeto final de comunicação e expressão audiovisual.
Elaboração de um roteiro e produto, a escolher:
- Produção de vídeo de 3 a 5 minutos abordando suas práticas e reflexões relacionadas ao letramento midiático e informacional;
- Produção de uma transmissão ou live sobre conteúdo relacionado ao letramento midiático e informacional para plataformas Youtube ou Facebook;
- Produção de vídeo-aula de 5 a 10 minutos abordando conteúdos curriculares do Ensino Fundamental;
- Produção de vídeo de 3 a 5 minutos destinado ao público da Educação Infantil;
Atividades:
Atividade de prática de comunicação e expressão audiovisual com intencionalidade pedagógica
Nosso encontro on-line está agendado para 02 de dezembro de 2020, com início às 9h00 até 10h00 e apoiado pelo Google Meet, para orientações da atividade de projeto final de comunicação e expressão audiovisual.
Realize uma produção de um produto audiovisual e disponibilize no link de entrega do roteiro e o produto, até 11 de dezembro para que os demais alunos possam conhecer e apreciar as produções realizadas.
Sugerimos um recurso educacional aberto (REA) disponibilizado pela UNIVESP que pode contribuir na organização de seu roteiro com um modelo de roteiro sugerido, https://apps.univesp.br/uma-camera-e-uma-ideia/
Também disponibilizamos alguns produtos e respectivos roteiro que possam auxiliar no processo de criação e produção de seu produto audiovisual.
Teremos um horário reservado semanalmente para Plantão de apoio da disciplina, este horário é reservado semanalmente para plantão de apoio, se houver necessidade de ajuda, dúvidas, esclarecimentos, acerca das atividades e conteúdos das disciplina.
É uma atividade opcional. Quartas-feiras (11h00-12h00).Sugerimos algumas experiências como exemplos que poderão auxiliar nesse processo:
Licenciatura em Química - 16º Bimestre Disciplina: Química, Sociedade e Cotidiano – QHS - 001 Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.
Licenciatura Univesp - Práticas para o Ensino de Ciências - 10º Bimestre - SEP - 101 Curso de Licenciatura em Ciências Naturais Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.
O Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP apresenta a palestra "Narrativas e crises: o melhor e o pior do ser humano" com Dalmo Borba.
Projeto colaborativo na Educação Infantil sobre Folclore Brasileiro desenvolvido em São Carlos- SP. E também documentação (making of) do processo.
Projeto de Prática de letramento midiático no Ensino de Biologia, com produções realizadas por alunos de Ensino Médio.
Engenharia Univesp – Química Geral - 4º Bimestre - QG - 101 Curso de Engenharia Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.
Bom trabalho e fiquem bem!