Programação
-
12/03 (quinta-feira) - Evento com Dr. Charles Russo: Eliminating sexual harassment in classrooms and educational workplaces: a view from the United States
Atenção: Diante da situação de saúde pública em virtude do coronavírus, o professor Charles Russo teve que cancelar a viagem ao Brasil. A palestra, contudo, está mantida e será ministrada por video conferência no Auditório Ada Pellegrini localizado no 2º andar, a partir das 9h30.
Currículo do Charles Russo:
Professor at University of Dayton. | Ed.D. in Educational Administration and Supervision, St. John's University. | J.D., St. John's University School of Law. M.Div., Seminary of the Immaculate Conception. B.A. in Classical Civilization, St. John's University. | American Educational Research Association: Divisions A (Administration), B (Curriculum Studies), & L (Educational Policy & Politics). | Special Interest Groups on Law & Education, Religion & Education, Associates for Research on Private Education, and Politics of Education Association. | Association of School Business Officials International. | Australia & New Zealand Education Law Association. | Brazilian Education Law Association (founding member). | Canadian Association for the Practical Study of Law and Education. | Education and Ethos Network. | Education Law Association (formerly NOLPE). | European Education Law and Policy Association. | South African Education Law Association.
Leitura obrigatória:
Russo, Charles. Sexual Harassment in Schools.
Russo, Charles. Staff education, awareness slash sexual harassment risks.
-
16/03 - Colóquio com GPEIA: Apresentação e Discussão da pesquisa "Interações de gênero nas salas de aula da FDUSP: um curriculo oculto?"
Seminário de apresentação e discussão de pesquisa com o Grupo de Pesquisa e Estudos de Inclusão na Academia - GPEIA
Tema: Interações de gênero nas salas de aula da FDUSP
Leitura obrigatória:
NEDER CEREZETTI et al, Interações de gênero nas salas de aula da Faculdade de Direito da USP: um currículo oculto?, São Paulo, Cátedra UNESCO de Direito à Educação/Universidade de São Paulo (USP), 2019.
-
Discussão com a professora convidada Marília Moschkovich
Tema: Carreira acadêmica e gênero
Leitura obrigatória:
Moschkovich, Marília. “Teto de vidro ou paredes de fogo? Um estudo sobre gênero na carreira acadêmica e o caso da UNICAMP”. Dissertação de Mestrado. Unicamp.
Leitura complementar:Garcia, M. M. A. (1996). O campo das produções simbólicas e o campo científico em Bourdieu. Cadernos de pesquisa, (97), 64-72.
BOURDIEU. Pierre. Homo academicus. Trad. Ione Ribeiro Valle; Nilton Valle, Rev. Téc. Maria Tereza de Queiroz Piacentini. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011. 314 p. ISBN 978-85-328-0576-8.
Mason, Mary Ann, and Eve Mason Ekman. Mothers on the fast track: How a new generation can balance family and careers. Oxford University Press, 2007.
Abbott, Andrew. Chaos of disciplines. University of Chicago Press, 2010.
Dezalay, Yves, and Bryant G. Garth. "The internationalization of palace wars." Lawyer, Economists, and the Contest to Transform Latin American States. Chicago/Londres: Universidad de Chicago (2002).
BEAUD, S.; WEBER, F. Guia para a pesquisa de campo: produzir e analisar dados etnográficos. Petrópolis: Vozes, 2007. -
30/03 - Discussão com Maria da Glória Bonelli e Isabelle Campos: "Mulheres, cursos de Direito e carreira acadêmica"
Discussão com a professora convidada Maria da Glória Bonelli
Tema: Mulheres, cursos de Direito e carreira acadêmica
Leitura obrigatória:
Bonelli, Maria da Glória et. al. Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil. Revista Sociedade e Estado. Vol. 34, nº 3, setembro/dezembro 2019, pp. 661-688.
Seminário com a pesquisadora Isabelle O. de Campos
Leitura obrigatória:
Mulheres na Academia: Desigualdades de Gênero no Corpo Docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2019). Trabalho de conclusão de curso. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
-
13/04 - Discussão com professor Virgílio Afonso da Silva e professora Luciana Ramos: "Mulheres na política"
Discussão com professor Virgílio Afonso da Silva e professora Luciana Ramos
Tema: Mulheres na Política
Leitura obrigatória:
RAMOS, Luciana de Oliveira., & Da Silva, Virgílio Afonso (n.d.). The Gender Gap in Brazilian Politics and the Role of the Electoral Court. Politics & Gender, 2019, p. 1-29.
Leitura complementar:
Ramos, Luciana de Oliveira. Os tribunais eleitorais e a desigualdade de gênero no Parlamento: ampliando ou reduzindo a representação de mulheres na política? 2014. 186 folhas. Tese de doutorado – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
-
Discussão com a professora convidada Ana de Almeida
Tema: Escolarização das mulheres no Brasil
Leitura obrigatória:
Reardon, S. F., Fahle, E. M., Kalogrides, D., Podolsky, A., Zarate, R. C. (2019) Gender Achievement Gaps in US School Districts. American Educational Research Journal, 56 (6): 2474–2508.Leitura complementar:
Thomas A. DiPrete & Claudia Buchmann, The Rise of Women: The Growing Gender Gap in Education and What it Means for American Schools, Russell Sage Foundation.
Entwisle, D. R., Alexander, K. L., & Olson, L. S. (2007). Early schooling: The handicap of being poor and male. Sociology of Education, 80, 114–138.
Spencer, S. J., Steele, C. M., & Quinn, D. M. (1999). Stereotype threat and women’s math performance. Journal of Experimental Social Psychology, 35, 4–28.
Witt, S. D. (1997). Parental influence on children’s socialization to gender roles. Adolescence, 32, 253–259.
-
Discussão com a professora convidada Fabiana Severi
Tema: Gênero e educação jurídica
Leitura obrigatória:
hooks, bell. Ensinando a Transgredir. Cap. 4 e 5
Leitura complementar:
MacKinnon, Catherine. Integrando el feminismo en la educación práctica. Revista sobre ensenanza del Derecho de Buenos Aires. Ano 3, n. 6, 2005, pp. 157-174.
Saldana, Maria. Los estudios de genero en los grados en Derecho: Propuestas para un diseno curricular de la ensenanza del Derecho Constitucional con perspectiva de genero en Espacio Europeo de Educacion Superior. Revista de Educacion y Derecho, n3, oct/2010.
-
-
18/05 - Discussão com a professora Marília Moschkovich: "papéis sociais e divisão sexual do trabalho"
Leitura sugerida:
RUBIN, Gayle; BUTLER, Judith. Tráfico sexual: entrevista. Cad. Pagu, Campinas , n. 21, p. 157-209, 2003 . Available from < http://www.scielo.br/scielo.
php?script=sci_arttext&pid= >. access on 04 May 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-S0104-83332003000200008&lng= en&nrm=iso 83332003000200008 HIRATA, Helena. Gênero, classe e raça Interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. Tempo soc., São Paulo , v. 26, n. 1, p. 61-73, June 2014 . Available from < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= >. access on 04 May 2020. https://doi.org/10.1590/S0103-S0103-20702014000100005&lng= en&nrm=iso 20702014000100005 Moschkovich, Marília (2018): Feminist Gender Wars. the reception of the concept of Gender in Brazil and the production and circulation of knowledge in a global system. Tese de Doutorado. Unicamp, Campinas. Faculdade de Educação. Disponível em http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/333932 Leitura complementar:KERGOAT, Danièle. Dinâmica e consubstancialidade das relações sociais. Novos estud. - CEBRAP, São Paulo , n. 86, p. 93-103, Mar. 2010 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= >. access on 04 May 2020. https://doi.org/10.1590/S0101-S0101-33002010000100005&lng= en&nrm=iso 33002010000100005 -
-
-