Programação

  • Geral

  • CALENDÁRIO

    2º Semestre Letivo de 2019

     

    AGOSTO
    07INÍCIO DAS AULAS  DE TÓPICOS DO TEATRO.
    SETEMBRO
    2 a 7

    Semana da Pátria. 
    Não haverá aula.
    OUTUBRO
    09MID SEMESTER EVALUATION
    NOVEMBRO
    13

    27

    TAKE HOME TEST: QUESTÕES SERÃO DIVULGADAS.

    ALUNOS ENTREGAM O TAKE HOME TEST, APRESENTAM SEMINÁRIOS E CENAS.
    ENCERRAMENTO DAS AULAS
     DE TÓPICOS DO TEATRO .


    • FILMES, VIDEOS, ÁUDIOS

    • STAGE PRODUCTIONS FOR EXTRA ACTIVITIES AND DISCUSSION

      Tennessee Williams. Not about nightingales. (Cia Triptal’s production: Inferno, um interlúdio expressionista. Direção André Garolli.)

      George Bernard Shaw. Mrs Warren’s profession. (A profissão da Sra. Warren. Direção Marco Antonio Pâmio)


    • SÚMULAS

    • OUTRAS REFERÊNCIAS

    • MID SEMESTER EVALUATION

      A Avaliação de Meio de Semestre terá o valor de 04 (quatro) pontos e deverá ser entregue no dia 09 de outubro .

      Os alunos da habilitação Inglês deverão redigi-la em Inglês.

      .

    • FINAL EVALUATION

      A avaliação final terá o valor de 06 pontos.

      Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades:


      1- Take home test: prova escrita a ser entregue em via impressa no dia 27 de novembro. As questões serão divulgadas na aula do dia 13 de novembro.


      2- Seminário individual ou em grupo sobre tema relacionado ao programa da disciplina.O seminário deverá ser apresentado no dia 27 de novembro. O tempo de duração de cada seminário dependerá do número de grupos ou de alunos individualmente inscritos. Os alunos que optarem por esta modalidade de avaliação final deverão, até a aula do dia 23 de outubro,  informar por escrito seus nomes e o tema escolhido para que possamos fornecer indicações de bibliografia relacionada. Antes do dia do Seminário, todos os que apresentarem deverão enviar por email ou fornecer em via impressa um pequeno abstract de suas abordagens e a bibliografia consultada.


      3- Leitura dramática de cena de peça ou de peça inteira de curta duração a ser apresentada na aula de 27 de novembroOs alunos que optarem por esta modalidade de avaliação final deverão, até 23 de outubro,  informar por escrito seus nomes e o título da peça escolhida para que possamos fornecer indicações de bibliografia relacionada. Antes do dia do Seminário, todos os que apresentarem Leituras de cena ou de peça deverão enviar por email ou fornecer em via impressa um pequeno resumo da peça escolhida e a bibliografia consultada.

      • SUGESTÕES PARA SEMINÁRIOS

      • AVALIAÇÃO FINAL - 27 de novembro - SEMINÁRIOS E LEITURAS DRAMÁTICAS MATUTINO

        MATUTINO

        Seminários

        O espectador emancipado , de Jacques Rancière- aluno  Augusto César Lima

        A atualidade da peça didática O tutor (1950), de Bertolt Brecht – aluna Julia Gomes Palmberg

        Disabilities, Beckett and post war periods: how post war periods brought up the subject of disabilities in Beckett, and to which extent they can be represented. – aluna Mary Ann de Oliveira

        Sobre as peças televisivas de Samuel Beckett, especialmente ... but the clouds – aluna Juliana Paula dos Santos

         

        Leituras Dramáticas

        Apresentação integral da peça didática Aquele que diz que sim, aquele que diz que não (1930), de Bertolt Brecht. Alunas –

        Luana Rainone Golino

        Kelly Barbosa

        Marília Nunes Gouveia

        Comentários da aluna Luana: peça ambígua, dois fatos ocorrem ao se dizer sim e ao se dizer não. A cena a ser apresentada seria a do final de “Aquele que diz não”, quando o menino nega seguir o “grande costum”e e sugere outro no lugar, erigindo uma decisãpo pensada para cada problema, ao contrário da decisão geral do costume.Implica na revisão e  na crítica de como os problemas são tratados na sociedade, e o que é ser forte ou fraco.


        Cena de À prova de fogo (1968), de Consuelo de Castro.

        Alunos e alunas:

        Ana Cardoso

        Ananda Félix dos Santos - do noturno

        Ettore Cagni

        Lucas Brichesi Minari

        Mateus Mello de Sá

        Raisa Mota

        Tatiane Siqueira

        Thales Prado


      • AVALIAÇÃO FINAL 27 de novembro - SEMINÁRIOS E LEITURAS DRAMÁTICAS - NOTURNO

        NOTURNO

        Leitura Dramática de abertura

         

        Eles não usam black-tie (1958), de Gianfrancesco Guarnieri, quadro II, ato II – aluno Lucas dos Santos Medrado e convidado

         

        Seminários

        Felizmente há luar (1961), peça do dramaturgo português Luis Sttau Monteiro – aluna  Paola de Almeida Souza Dias –

        Memória e outras violências: uma introdução ao trabalho do dramaturgo brasileiro Jorge Andrade (dramaturgia do período 1960/1970) – aluno  Edison Michael Santos Nunes Lima

         Dentro e Fora: Breves considerações acerca da oposição entre interioridade e exterior na peça "Fim de Partida" de Samuel Beckett.
        aluna Andréa Cristina Natanael da Silva n 7903351 ( noturno)

        Endgame, de Samuel Beckett com apoio nos textos “Trying to understand Endgame”, de Theodor Adorno, e “Adorno’s reading of Endgame”, de Philip Birgy – aluno Gabriel Valentim Machado

         

        Leituras Dramáticas Segunda Parte


        A profissão da Sra. Warren, de G. B. Shaw - leitura de uma cena do Ato II  - aluna - Alyne Gonçalves Rodrigues Silva (número usp: 9014993) e Ana Clara Pamplona (convidada) 

        Our Town (1938), de Thornton Wilder – cena do Ato III – aluna Milena C.F. Varizano

        The Zoo Story (1959), de Edward Albee - Aluno e Alunas:

         Débora Cristina Brandt

        Júlia Nascimento Correa

        Iuri Rodrigues Abizares



      • Tópico atual
      • CURSO ABERTO DE VERÃO de 04 a 13 de FEVEREIRO

        Teatro, Cinema e a ditadura civil-militar no Brasil

        Início: 4 de fevereiro                               

        Término: 13 de fevereiro

        Dia da semana: Terças e quintas                  

         Horário: das 19h às 21h

        Carga horária (de 4 a 16 horas): 8 horas


        Justificativa do curso:

        O curso se justifica por abordar obras e autores do teatro brasileiro que atualmente são pouco estudados nos currículos dos cursos da universidade, seja no curso de Letras ou de Artes Cênicas, e que, no entanto, possuem grande importância para a dramaturgia nacional.


        Professor(es) Ministrante(s):


        Prof. Ms.Fernando Bustamante n USP 5159931 e-mail: bustamantefer@gmail.com


        Profa. Dra. Maria Silvia Betti n USP  1614153 e-mail: mariasilviabetti@usp.br


        Objetivo:

        O curso visa abordar a trajetória do teatro em um período de aguda luta de classes e no contexto de processos revolucionários e golpes militares na América Latina. No Brasil, o teatro teve grande importância no processo de luta e resistência, tanto no período pré-golpe, como durante a ditadura civil-militar no país. A partir de algumas obras, como a peça “À Prova de Fogo”, de Consuelo de Castro, e o filme “O Desafio”, de Paulo César Saraceni, com Oduvaldo Vianna Filho, pretende-se mostrar algumas das obras e artistas que tomaram parte nesse movimento. Assim, o objetivo é tornar mais conhecido esse importante momento do teatro e cinema brasileiro.


        Total de vagas oferecidas: 30


        Critérios de aprovação: Mínimo de 75% de frequência obrigatório. 

        Local de realização: As salas serão reservadas pela Comissão de Cultura.







      • VIDEO "À PROVA DE FOGO" LEITURA CÊNICA



      e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP