Agenda do Curso
-
Gêneros textuais para ensinar
Foram abordadas as seguintes temáticas:
- o trabalho do professor universitário (tipos e quantidades de tarefas)
- os diferentes contextos e influências para o trabalho do professor
- os textos que permeiam a situação de trabalho do professor, os gêneros que auxiliam na tarefa de se organizar para ensinar: projeto pedagógico, ementa, disciplina, plano de aula
- uma metodologia de ensino para auxiliar o trabalho do professor do ensino superior: a sala de aula invertida como uma maneira de mudar a relação dos alunos com o ensino, com a aprendizagem e com o saber
- o trabalho de ensino como uma adaptação constante das orientações gerais, iniciais ao contexto específico, aos alunos de uma turma específica.
-
Gêneros textuais no ambiente universitário para aprender e avaliar
Foram abordadas as temáticas:
- os gêneros específicos de certas disciplinas (ex. relatório de estágio) e os gêneros transversais a várias disciplinas (ex: resumo, resenha etc.)
- a falta de consenso sobre as características dos gêneros textuais e as dificuldades geradas pelas representações não consensuais
- a importância de se levar em conta a situação de produção (quem escreve, para quem, com qual objetivo, em qual local social) para orientar a produção textual
- características de três gêneros que podem ser utilizados para que os alunos aprendam e para que os professores os avaliem: resumo, resenha, diário de leitura
- o diário de leitura como um gênero inovador para desenvolver o pensamento crítico dos alunos
- dicas para a trabalhar a escrita acadêmica
-
Esclarecimentos sobre elaboração de trabalho
Debate com as professoras Silvana Nascimento (DA) e Fabiana Carelli (DLCV)
-
Entrega do trabalho final