Topic outline
-
-
Programa anual da disciplina de Práticas em Ensino de Física.
-
Última atualização: sexta-feira, 12/04/2019.
Relação de escolas que disponibilizaram os horários específicos das aulas, disponíveis para receberem as atividades de regência da disciplina. Também estão indicadas as duplas que já definiram em quais turmas farão o estágio.
Além das escolas citadas no arquivo, estamos aguardando os horários das aulas no Projeto Âncora.
CONTATOS DA EQUIPE:
Monitoras: Camila Deodato (camilamdeodato@gmail.com) e Marta de Souza (martadesouza@gmail.com).
Educador: Felipe Sanches (fsanches@outlook.com)
Professora Cristina Leite: crismilk@if.usp.br
-
AULA
- Apresentação do curso e dos/as estudantes.
- O papel dos estágios na formação dos/as licenciandos/as.
- Indicação de leitura para próxima aula - Texto de Jorge Larrosa Bondía.
-
Texto de Jorge Larrosa Bondía (Universidade de Barcelona, Espanha), traduzido e publicado em julho de 2001 a partir de conferência proferida no I Seminário Internacional de Educação de Campinas.
-
AULA
- Questionário de perfil da turma.
- Discussão do texto "Notas sobre a experiência e o saber de experiência", Jorge Larrosa Bondía.
- Ensinar ciências e suas dimensões.
-
AULA
- Planos: da esfera federal à sala de aula.
- Projeto Político Pedagógico (texto).
-
Leitura de referência para a aula: texto de Ilma Passos Alencastro Veiga, extraído da obra: VEIGA, I. P. A (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14ª edição Papirus, 2002.
-
AULA
- Acerto dos horários para as oficinas.
- Apresentação inicial de algumas das escolas parceiras para a realização dos estágios.
- Orientações gerais sobre as três primeiras atividades a serem realizadas na escola (1º Conhecer o espaço; 2º Conversa/entrevista com o/a professor/a; 3º Questionário para levantamento de perfil da turma).
-
AULA:
- Construção dos questionários para levantamento de perfis.
OFICINA:
- Construção dos roteiros de visita
-
VISITA À ESCOLA
- Conhecendo o espaço.
- Conversa/entrevista com o/a professor/a da turma.
-
AULA
- Discussão sobre primeira visita à escola.
- Apresentação do perfil da turma 2019.
- Construindo um 1º plano de aula: Experimentos e BNCC.
OFICINA
- Plano de aula: Experimentos e BNCC.
- Discussão sobre 1ª visita à escola.
-
VISITA À ESCOLA:
1ª Conversa com o/a professor/a sobre a proposta de aula e sugestão de datas para as regências (se não tiver ocorrido na primeira visita à escola).
Aplicação do questionário: perfil dos alunos.
-
AULA
- Apresentação dos perfis pelos alunos
- Roteiro de análise da aula
- Estratégias Didáticas
- Elaboração do plano de aula
OFICINA
- Construindo um 1º Plano de aula: Experimentos e BNCC
-
3ª Visita à escola:
- Finalização da aplicação do questionário de perfil das turmas.
- Conversa com o/a professor/a sobre a 1ª regência (tema, proposta de atividade, objetivos, etc.).
-
AULA:
- Desenvolvimento do plano de aula da primeira regência.
OFICINA:
- Continuação do planejamento e início das apresentações dos planos de aula para a 1ª regência (em detalhes).
-
4ª visita à escola:
- 1ª regência.
-
AULA:
- Apresentação breve sobre as impressões gerais das duplas que realizaram a 1ª regência.
- Discussão sobre o texto "Problemas e problematizações", de Demétrio Delizoicov.
OFICINA:
- Início da construção do 2º plano de aulas com ênfase na problematização.
-
Texto "Problemas e problematizações", de Demétrio Delizoico
-
Principais diferenças entre Problematizar e Perguntar
-
5ª visita à escola:
- Conversa com professor/a e/ou turma a respeito da 1ª regência (numa perspectiva de avaliação para a aula dada).
- Conversa com professor/a a respeito das possibilidades de calendário e assuntos abordados para a 2ª regência.
-
AULA:
- Desenvolvimento da 2.ª Regência
OFICINA:
- Discussão sobre o Plano de Aula para 2.ª Regência
- Desenvolvimento da 2.ª Regência
-
6ª visita à escola:
- Conversa com professor/a e/ou turma a respeito da 2ª regência, decidir tema, discutir as propostas, definir datas, etc.
- Conversa com professor/a e/ou turma a respeito da 2ª regência, decidir tema, discutir as propostas, definir datas, etc.
-
AULA:
- Apresentação sobre Problematização;
- Entrega do resumo do texto 'Problemas e Problematizações'.
OFICINA:
- Discussão sobre os planos de aula da 2ª Regência;
- Estruturação da apresentação para a próxima aula (25/06).
-
Exemplo de uma proposta baseada nos 3 Momentos Pedagógicos (retirado do livro de Delizoicov, D; Angotti, J; Pernambuco, M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2007).
-
AULA:
- Entrega do 2ª Plano de Aula (24/06);
- Apresentações sobre a 2ª Regência;
OFICINA:
- Elaboração do pré-Portfólio.
-
Modelo de apresentação a ser realizada na aula.
-
AULA:
- GREF.
OFICINA:
- Acerto de escolas/horários.
-
7ª visita à escola:
- Aplicação da 2ª Regência;
- Acerto de novas escolas e horários.
-
AULA:
- GREF;
- Plutão.
OFICINA:
- Início da preparação da sequência didática.
-
8ª visita à escola:
- Acerto de datas sobre a sequência didática.
-
SEMANA DA PÁTRIA - NÃO HAVERÁ AULA
-
AULA:
- Conversa sobre a aula.
OFICINA:
- Preparação da sequência didática.
- Conversa sobre a aula.
-
AULA:
- Apresentação das aulas.
OFICINA:
- Finalização da sequência didática.
- Apresentação das aulas.
-
AULA:
- Apresentação das aulas.
OFICINA:
- Finalização e treino da sequência didática.
- Apresentação das aulas.
-
9ª visita à escola:
- Aplicação da 1ª aula da sequência didática.
-
10ª visita à escola:
- Aplicação da 2ª aula da sequência didática.
-
11ª visita à escola:
- Aplicação da 3ª aula da sequência didática.
-
AULA:
- Roda de conversa com o professor.
OFICINA:
- Preparação do pôster.
-
12ª visita à escola:
- Avaliação geral - conversa com os alunos.
PRODUÇÃO E ENVIO DO PÔSTER
O pôster deve se referir à experiência de construção das aulas inspiradas a partir dos Três Momentos Pedagógicos, usando o modelo e orientações do documento a seguir: https://drive.google.com/open?id=1qZf0e1NK07T1r5V45eH72Xc18_VCyE4d
Todos os grupos devem fazer a postagem do arquivo em formato ppt ou pptx (editável) até o dia 29 de outubro na pasta "Envio dos pôsteres pelos grupos", disponível em: https://drive.google.com/open?id=1M_2_97lIW_SQvUcdj780gAlGBPM0mCuh
Exemplos (pôsteres feitos em outros contextos)
Na pasta "Pôster - Práticas 2019 Diurno" disponibilizamos exemplos de pôsteres prontos e que podem ser consultados na produção das versões finais construídas pelos grupos: https://drive.google.com/open?id=1PmR4STEh24r71hoSDFV0hMbEsy453RRe
-
AULA:
- Mostra: apresentação dos pôsteres.
OFICINA:
- Preparação do pôster;
- Preparação do portfólio.
-
AULA:
- Mostra: apresentação dos pôsteres.
OFICINA:
- Preparação do portfólio.
-
AULA:
- Fechamento do curso.
OFICINA:
- Finalização dos portfólios;
- Avaliação geral das oficinas.
13ª visita à escola:
- Avaliação geral - conversa com os professores.