Programação
Aula 2
- GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de janeiro: LTC, 2008.
Aula 5
- QUINN, S.; COUTINHO, S.. O Escândalo. In QUINN, S.; COUTINHO, S.. Marie Curie: uma vida. São Paulo: Scipione, 1997.
Aula 9 e 10
- DEYLLOT, M. E. C. Física e Literatura: a estrutura da ponte entre as duas culturas. In: MARTINS, A. F. P. (Ed.). Física, Cultura e Ensino de Ciências. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019. p. 96–114.
ZANETIC, J.. Física e cultura. Ciência e Cultura (SBPC), São Paulo, v. 57, n.3, p. 21-24, 2005.
- ZANETIC, J. Física também é cultura. Tese de doutorado: Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.
Leitura Complementar 3 - As Duas Culturas e uma Segunda Leitura
SNOW, C. P.. As duas culturas e uma segunda leitura. São Paulo (SP): EDUSP, 1995.- ZANETIC, J. A propósito do artigo de B. Hassen sobre O “Principia” de Newton. Revista Brasileira de Educação, v. 1, n. 6, p. 33–36, 1984.
- HASSEN, B. A raízes sociais e econômicas do “Principia” de Newton. Revista Brasileira de Educação, v. 1, n. 6, p. 37–55, 1984.
Leitura Complementar 6 - Os Relógios de Einstein e os Mapas de Poincaré: Impérios do Tempo
GALISON, P. Os Relógios de Einstein e os Mapas de Poincaré: Impérios do Tempo, Lisboa, Gradiva, 2005.- NORONHA, A. B.. História, Filosofia e a Teoria da Relatividade Especial. In NORONHA, A. B.. Interpretando a relatividade especial: discutindo o debate realismo e antirrealismo científicos no ensino de ciências. Dissertação de mestrado: Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
- Tópico atual