Programação

  • Sejam bem-vindos!

    Esta é a página da disciplina de tópicos atuais em física do segundo semestre de 2015. Nesta página serão colocados links para vídeos, artigos, apresentações e qualquer outro tipo de material que usaremos durante a disciplina. Aqui você também encontra informações práticas sobre a disciplina, como critérios de avaliação.

    O fórum geral de discussão serve como canal de comunicação entre os participantes da disciplina. Esperamos que conversas interessantes possam surgir neste forum.

    Aproveitem!

    Alexandre Suaide


    Calendário e critérios de aprovação

    Critérios de aprovação

    Aqui você encontra o calendário da disciplina e os critérios de aprovação.

    A disciplina tem como foco a divulgação de tópicos da física atual, discussão e debate destes assuntos de modo a ajudar os alunos, principalmente os ingressantes, a terem uma visão do que é feito atualmente. Neste caso, por conta da dinâmica da disciplina, a presença em aula é importante. Assim, os critérios para aprovação são

    M5

    onde 
     é a média final do aluno. Esta média será calculada com base em uma auto-avaliação realizada no final do semestre, em formato eletrônico e na frequência do aluno em sala de aula, que será controlada por lista de presença. O aluno precisa ter frequência superior a 70% para ser aprovado na disciplina.


    Calendário

    As aulas serão nas terças-feira, das 14:00 as 16:00 para o diurno e 19:00 as 21:00 para o noturno. O local será o Auditório Abraão de Moraes, no Instituto de Física da USP.

    O calendário das aulas e palestras (pode ser alterado) está logo abaixo:


    Data Professor Tema
    6/8 Alexandre Suaide Introdução e escalas na física
    13/8 Alexandre Suaide Noções de mecânica quântica
    20/8 Alexandre Suaide Noções de relatividade
    27/8 Zwinglio Guimarães Física de plasmas e fusão nuclear controlada
    10/9 Alexandre Suaide Aceleradores de partículas
    17/9 Gabriel Landi Medições em física quântica
    24/9  Paulo Nussenzveig Computação quântica: é ciência não é magia negra
    1/10 Elisabeth Yoshimura Física Médica
    8/10 Paulo Artaxo Mudanças climáticas e física atmosférica
    15/10 Antonio Domingues dos Santos Instrumentação física para a Nanociência e Nanotecnologia
    22/10 Raul Abramo Cosmologia com os grandes levantamentos de galáxias
    29/10 Alexandre Suaide Física de partículas elementares
    5/11 Marcia Rizzutto Física e arte, uma questão de interdiciplinaridade
    12/11 Alexandre Suaide Física Nuclear e as estrelas
    19/11 Kaline Coutinho Física molecular e modelagem computacional
    26/11 Ivone Albuquerque A matéria escura do Universo




  • Introdução

    A física (do grego Physis, Natureza) é a ciência que estuda o comportamento geral da Natureza (do Universo), procurando entender as leis básicas que regem seu comportamento, sua composição, sua origem e evolução. Ela também estuda e realiza a aplicação destes conhecimentos na nossa vida. Assim, o físico pode se enveredar por diversos caminhos de atuação, desde a ciência básica (experimental ou teórica), que procura entender como o Universo funciona, em diferentes escalas (desde o mais microscópico, \(\sim 10^{-18}\text{ m}\), ao mais macroscópico, \(\sim 10^{26}\text{ m}\) ) e  o físico aplicado, que procura promover este conhecimento ao nosso dia a dia, seja na criação de tecnologia ou na aplicação em outras áreas do conhecimento. 

    Podemos estudar a Natureza em diferentes escalas: de tamanho (figura 1), de tempo (figura 2), de temperatura (figura 3). O interessante é saber que estas escalas estão relacionadas entre si. Estudando o comportamento da Natureza em uma escala qualquer permite você entender o que acontece em outra escala. É uma das belezas da física.

    Nesta disciplina vamos olhar algumas destas escalas, discutir alguns fenômenos interessantes, suas aplicações, e como estas coisas são investigadas cientificamente. Não teremos nenhuma sequência preferencial, faremos muitos desvios ao longo das semanas. Divirtam-se.


    Figura 1 - Escalas de tamanho no Universo.


    Figura 2 - Escalas de tempo no Universo


    Figura 3 - Escalas de temperatura no Universo.

    Um aluno, o Alexsander Rodrigues, mandou um link legal onde a gente pode navegar pelas várias ordens de grandeza das dimensões espaciais no Universo. O link é http://htwins.net/scale2/lang.html.

    Como atividade preliminar da introdução à disciplina, na primeira aula, recomendo a todos assistirem ao primeiro episódio da série Cosmos, com Neil Degrasse Tyson. O vídeo, além de tratar das questões das escalas envolvidas no Universo, faz uma bela introdução do que ele é e de como nós o observamos e aprendemos sobre ele. É inspirador.


    e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP