Programação

  • Geral

  • 1/8 - As leis de Newton

    Os princípios de conservação da energia e das quantidades de movimento linear e angular valem sempre, por isso tem que valer também na Mecânica Clássica. As leis de Newton, portanto, têm que contê-los na sua formulação. 

    Nesta aula, revisaremos as leis de Newton, assim estaremos mais preparados para entender como elas garantem a validade dessas leis de conservação na mecânica clássica.

  • 5 a 9/8 - Colisões, quantidade de movimento linear e impulso

    Nesta semana, definiremos a grandeza física chamada "quantidade de movimento linear" de um corpo, muitas vezes referida como "momento" ou "momentum".

    Leitura: HRK capítulo 6 seções 1 a 5.

    Problemas em classe, todos da lista 2: 3; 4; 6; 7 e 11, se póssível.

    Problemas para o Questionário 2, referentes a lista 2: 14 e 15.

  • 12 a 16/8 - Colisão entre 2 corpos e sua classificação

    Nesta semana, vamos examinar a colisão entre dois corpos no referencial do Centro de Massa deles. Veremos que as velocidades depois da colisão podem ter o mesmo módulo de antes da colisão (colisão elástica), mudar (inelástica ou explosiva, conforme sejam menores ou maiores que as iniciais) ou simplesmente anularem-se (totalmente inelásticas).

    Problemas em aula: Lista 3, números 1, 4, 10, 11 e 9

    Questionário: Lista 3, exercícios 6, 12 e 15.

  • 19 a 23/8 - Movimento no referencial de centro de massa

    No inicio da semana, concluímos os exercícios que lidam com a conservação da quantidade de movimento e resolvemos os exercícios 16, 18 e 19.

    Nesta 5a-feira, vamos definir o referencial do centro de massa e lidar com o movimento de sistemas de duas partículas na ausência de força externa.

    Leitura: HRK seções 7.1 a 7.5

    Exercícios: Lista 4, execícios 1; 2; 5; 7; 9; 12 e 14. São muitos, assim você precisa tentar fazê-los antes da aula, para participar da discussão em sala.


  • 26 a 30/8 Provinha + Centro de massa

    No início da semana, teremos aula no Abraão de Moraes, onde também faremos a 1a provinha, cujo conteúdo está discriminado na tarefa logo abaixo. A metade inicial da aula será ocupada com demonstrações da conservação da quantidade de movimento.

    Na 5a, continuaremos com o estudo do movimento do centro de massa na ausência de força externa, e faremos aos problemas 7, 9 e 12 da lista 4.

  • 9 a 13/9. Conservação da quantidade de movimento

    Conclusão do estudo de movimentos em que há conservação da quantidade de movimento.

    Exercícios da Lista 4: 14; 20; 15; 17; 19.

  • 16 a 20/9. Rotação

    Cinemática Rotacional. Variáveis rotacionais. Dinâmica Rotacional. Forma vetorial das grandezas cinemáticas.

    Leitura do HRK: Seções 1 a 5 do capítulo 8.

    Faremos em classe os problemas: 1, 2, 5, 6, 9, na primeira aula, e 13, 14, 15, 20 e 21 na 2a aula, todos da lista 5.

  • 23 a 27/9. Dinâmica da rotação

    Concluiremos esta introdução sumária às grandezas da dinâmica rotacional nesta semana.

    Leitura: capítulo 9 do HRK seções 9.1 a 9.4 e capítulo 10 seções 10.1 a 10.4

    Na aula do início da semana, faremos os exercícios 24 e 32 da lista 5.

    Na aula da 5a-feira, faremos os exercícios 15 e 26 da lista 5.

    Abriremos um teste online sobre o texto do capitulo 8 mais os exercícios 8, 15, 24 e 27 da lista 4.

    • 30/9 a 4/10 - Segunda prova. Quantidade de Movimento Angular

      Segunda prova: Diurno 30/9, Noturno 1/10.

      Na aula da 5a, encerraremos o assunto da Conservação do Momento Angular, discutindo o teorema dos eixos paralelos no cálculo do momento de inércia, fazendo alguns cálculos de momento de inércia de corpos simétricos e apresentando o conceito de eixo instantâneo de rotação, quando faremos os exercícios 20 e 7 da lista 5. Tentaremos relacionar todos esses assuntos com as demonstrações vistas na semana anterior.


    • 7 a 10/10. Trabalho, energia, potência

      Definição de trabalho e o conceito de energia. Energia cinética, a energia do movimento.  O teorema Trabalho – Energia. Potência. 

      Leitura: HRK capítulo 11 seções 1 a 6.

      Exercícios: 1a aula, 1; 2; 4; 6. 2a aula, 7, 8, 10, 13 e 16.

    • 14 a 18/10 - Semana da Licenciatura

      Não teremos aulas regulares nesta semana, para que possa participar da Semana da Licenciatura.

      • 21 a 24/10. p3 (5a) + Energia nas colisões (2a/3a)

        2a/3a-feira: Primeiro, concluiremos o estudo do Teorema Trabalho-Energia. Faremos uma boa parte dos seguintes problemas da Lista 6: 18; 19; 16; 22 e 20. Ai começaremos o estudo da Energia cinética nas colisões, quando faremos alguns dos seguintes problemas da lista 6: 34, 33, 25, 26 e 27

        Leitura: HRK capítulo 11 seções 7 e 8 e capítulo 12 seções 1 a 4.

        5a-feira, 24/10: terceira provinha. Neste dia, teremos aula no Auditório Abraão de Moraes. Veja o conteúdo na descrição da prova, abaixo.

      • 28 a 31/10. Energia cinética nas colisões

        Concluiremos o estudo do teorema trabalho-energia, aplicando-o a situações de colisão entre corpos.

        Leitura do HRK: seção 5 do capítulo 12.


      • 4 a 7/11. Energia Potencial. Visita ao Laboratório de Demonstrações Ernst W. Hamburger

        No início da semana, começaremos o estudo dos sistemas conservativos, definindo energia potencial e aplicando a problemas específicos. Exercícios em classe da lista 7:  do 2 ao 10 mais o 12

        Leitura do HRK: seções 1 a 5 do capítulo 13.

        Na 5a-feira, vamos ao laboratório de demonstrações, na sala de exposição agendada. Nessa visita, cada equipe de dois estudantes deve escolher um par de demonstrações e descrevê-las em um relatório, conforme orientação que será detalhada em classe e na tarefa abaixo.

      • 11 a 14/11 Aplicação do conceito de energia e sua conservação

        Aplicação do conceito de energia potencial a casos específicos, correspondentes aos exercícios  da lista 7, números 16, 20, 23, 25, 27, 30, 31 e 32.

        Na 5a-feira, iremos à sala de micros para fazer presencialmente a parte 2 da análise do experimento de dissipação de energia.

      • 18 a 21/11. Trabalho do atrito

        Completaremos a elaboração do conceito de energia mecânica lidando com as siutações em que há dissipaçaõ dessa energia por forças de atrito. Aplicaremos a casos específicos, correspondentes aos problemas da lista 8 de números 1,3,5,10,13,17 e depois 2, 12, 7 e 9. 

      • 25 e 26/11 - P4, quarta provona

        Diurno dia 25/11 e noturno dia 26/11, no Auditório Abrahão de Moraes.

      • 2 e 3/12 - Prova Substitutiva

        Diurno dia 2/12 às 10 horas e noturno dia 3/12 às 21 horas, no Auditório Abrahão de Moraes.

        Conteúdo: a junção dos conteúdos das quatro provas, p1, P2, p3 e P4.

      • 23/1/2020 - Prova de Recuperação

        Dia 23 de janeiro de 2020, das 19:00 às 21:00 horas.

        Local: sala 2024.

        Conteúdo: o mesmo da prova substitutiva.