Programação

  • Informações Gerais

    Informações Gerais


    Horário das aulas

    Segunda: 21h – 23h

    Quinta: 19h – 21h


    CALENDÁRIO


    Professora

    Suzana Salem Vasconcelos  - sala 2048, ala I - suzana@if.usp.br

    Monitores

    Felipe Manoel de Souza Freitas –FMA sala 313 - felipefreitas@usp.br

    Hugo David Costa Pereira  -HEPIC sala 213 - hugodavid@usp.br

    Haverá plantões de monitoria para atendimento dos alunos da disciplina Eletricidade e Magnetismo II, às quintas, das 17h30 às 19h, na sala 2024 do Edifício Principal. Nestes horários também poderá haver aulas de exercícios e apresentações sobre temas específicos relacionados à disciplina.

    Objetivos

    Estudar, com base nas equações de Maxwell, fenômenos que envolvem eletricidade e magnetismo e interpretar estes fenômenos. Discutir qualitativamente a relação entre a teoria da relatividade especial e o eletromagnetismo. Desenvolver atividades orientadas relacionando o conteúdo da disciplina com o ensino de eletricidade e magnetismo no Ensino Médio. Dentre tais atividades estão a preparação de materiais e a análise de textos didáticos.


    Créditos trabalho

    Como parte das atividades dos créditos trabalho, os estudantes deverão:

    • participar da preparação dos experimentos que estão na programação da disciplina, elaborar os respectivos roteiros e auxiliar os colegas nas aulas de laboratório;

    • apresentar relatórios dos experimentos;

    • participar da preparação de roteiros de discussão e de listas de exercícios que serão desenvolvidos em grupos, em aula, e auxiliar os colegas nestas aulas;

    • desenvolver trabalhos sobre temas relacionados ao eletromagnetismo visando à produção de pequenos textos para o Ensino Médio. Os grupos serão acompanhados ao longo do semestre e apresentarão seus trabalhos em um simpósio da disciplina, no final do semestre.

    Cada estudante deverá participar de um grupo de preparação de experimento ou de elaboração de um roteiro de discussão e exercícios. Todos deverão desenvolver um trabalho em grupo e participar do simpósio no final do semestre.

    Essas atividades serão avaliadas individualmente levando em conta o envolvimento e o desempenho de cada participante no grupo.



    Critério de avaliação

    A avaliação será feita por meio de três provas e das atividades em grupo.

    A média final, MF, será calculada como segue:



    sendo MA, a média das notas das atividades relativas aos créditos trabalho e MP, a média aritmética das notas de duas provas: a maior dentre as notas das duas primeiras provas e a nota da terceira prova (note que a última prova é obrigatória!). Os pesos de MA e de MP são, respectivamente, 30% e 70%. Não haverá prova substitutiva.

    Será considerado aprovado o aluno que obtiver

    MF ≥ 5 e MA ≥ 5


    Norma de Recuperação

    Com 2a avaliação.


    Bibliografia sugerida


    • Atividades em Grupo

      Sobre as atividades em grupo


      Experimentos

      Serão realizados, ao longo do semestre, cinco experimentos. Os grupos de alunos responsáveis pelas aulas de laboratório devem preparar as experiências e redigir os roteiros com antecedência. Para isso devem realizar encontros obrigatórios com o monitor ou com a professora. Os roteiros devem conter uma introdução teórica, os objetivos do experimento e apresentar questões que deverão ser respondidas nos relatórios. Sob a supervisão do monitor e da professora, os grupos vão coordenar as aulas de laboratório.

      https://docs.google.com/spreadsheets/d/1oxOLpy03C5ucTp4n3ikm9vkJbypzE59CYL2iVzYHQPg/edit?usp=sharing


      Aulas de exercícios

      Serão realizadas, ao longo do semestre, seis aulas de exercícios. Os grupos responsáveis por essas aulas devem preparar os roteiros com antecedência. Para isso devem realizar encontros obrigatórios com o monitor ou com a professora. Os roteiros devem conter exercícios e propostas de discussão. Sob a supervisão do monitor e da professora, os grupos vão coordenar as aulas de exercícios.

      https://docs.google.com/spreadsheets/d/139rBkLX4GGlxpS21Cb6SRKiibBKnOaKkOA5dKmOL68A/edit?usp=sharing


      Trabalhos

      Os trabalhos devem ser desenvolvidos em grupos com no máximo três participantes. Eles serão apresentados, na forma de cartazes, em um simpósio da disciplina a ser realizado nos dias 2 e 5 de dezembro. Cada grupo apresentará seu trabalho em 10 minutos. Os grupos também devem preparar pequenos textos, em nível de Ensino Médio, que irão compor um caderno a ser distribuído a todos os alunos durante o simpósio. Os trabalhos escritos devem ser entregues até 25/11. Ao longo do semestre, para acompanhamento dos trabalhos, haverá três encontros obrigatórios de cada grupo com a professora ou com o monitor. Essas reuniões devem ocorrer nas semanas de 16 de setembro, 21 de outubro e 18 de novembro, em datas e horários a serem combinados.

      https://docs.google.com/spreadsheets/d/1ZovMu0dfDQoR3iVuZfEEThuivaWY4qXvjW56cP4I0rc/edit?usp=sharing


      Temas sugeridos para os trabalhos

      (outros temas relacionados ao eletromagnetismo podem ser propostos)

      • Evolução histórica do eletromagnetismo

      • Energia no Brasil e no mundo: tipos de energia e consumo

      • Aurora boreal

      • Luz: Young x Newton

      • Experimentos simples de eletricidade e magnetismo para Ensino Médio (podem ser escolhidos no Laboratório de Demonstrações)

      • Relatividade e eletromagnetismo

      • Análise crítica do conteúdo de eletromagnetismo em dois livros didáticos de Ensino Médio

      • Luz síncrotron (LNLS)

      e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP