Programação

  • Início das aulas

    Boa tarde, estudantes de Educação Matemática!

    As aulas da disciplina iniciarão no dia 26 de fevereiro de 2019.

    Abraço e até lá!

    Profa. Raquel Milani.


  • Sobre a disciplina EDM0615 - Educação Matemática

  • Diário de Educação Matemática

    O modo como o Diário de Educação Matemática será disponibilizado aos estudantes está em construção. Por enquanto, o primeiro texto que constituirá o Diário, ou seja, a síntese reflexiva sobre o texto de Ole Skovsmose, deve ser postado na próxima seção do moodle.

  • Sobre as possíveis aulas de Matemática

    • Referência: 

      SKOVSMOSE, O. Cenários para Investigação. Bolema. Rio Claro, n. 14, p. 66-91. 2000.



    • Você deve produzir uma síntese reflexiva a respeito do artigo. A síntese reflexiva consiste de uma produção escrita a respeito das ideias do autor do texto. Ao final da síntese, contextualize e apresente uma pergunta que veio a sua mente a respeito da leitura feita. Essa pergunta pode representar uma dúvida sobre as ideias do autor ou um convite à reflexão.

      Formatação da síntese:

      - Texto de 1 página;

      - Margens superior e esquerda - 3 cm, margens inferior e direita - 2 cm;

      - Fonte Times New Roman, tamanho 12;

      - Espaçamento entre linhas 1,15;

      - Alinhamento do texto justificado;

      - Os parágrafos devem apresentar um recuo de 1,25 cm na primeira linha.

      - Documento do word.

      No cabeçalho, escrever o seu nome, o título do texto e o nome do autor.



    • No último slide, apresento as orientações para o segundo texto do Diário de Educação Matemática. O prazo máximo de postagem é dia 18 de março, ao meio-dia.

      Lembrem-se que o Diário será alocado em uma pasta do Google Drive, e não mais aqui no e-disciplinas.

  • Aspectos da Construção do Número pela Criança - para a aula do dia 19/03

    • Fazer a leitura do texto para a aula do dia 19/03.

      Referência do texto:

      RANGEL, A. C. S. Relações entre o desenvolvimento da estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. In: RANGEL, A. C. S. Educação Matemática e a Construção do Número pela Criança. Cidade: Editora, 1992. p. 102-132.

    • Em alguns slides, há referência ao seguinte livro:

      NUNES, T., BRYANT, P. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artmed, 1997.

      O terceiro texto do Diário de Educação Matemática deve ser inserido no documento já criado no Google Drive, conforme a formatação abaixo:

      - Texto de 1 página (USAR UMA PÁGINA INTEIRA);

      - Margens superior e esquerda - 3 cm, margens inferior e direita - 2 cm;

      - Fonte Times New Roman, tamanho 12;

      - Espaçamento entre linhas 1,15;

      - Alinhamento do texto justificado;

      - Os parágrafos devem apresentar um recuo de 1,25 cm na primeira linha.

      - Não usar espaço entre parágrafos.


      Em seu texto, você deve abordar aspectos teóricos discutidos em aula e suas aprendizagens e reflexões. Você pode trazer algum relato de experiência relacionado à teoria, mas não deve ser esse o enfoque do texto a ser produzido.

      Entrega até o meio-dia de 25 de março, em sua pasta do google drive.


  • Jogos em Educação Matemática - texto para a aula do dia 26/03

  • Texto sobre Números Racionais - aula dia 02/04

    O texto número 4 do Diário de Educação Matemática deve seguir a formatação previamente combinada e versar sobre o texto "Compreendendo Números Racionais", de Terezinha Nunes e Peter Bryant.

    O texto deve conter aspectos teóricos abordados pelos autores e, ao final, em algumas linhas, você deve escrever sobre sua relação com o ensino e aprendizagem de frações.
    A prazo de entrega em sua pasta do google drive é até dia 01/04, ao meio-dia.
    Boa escrita! Abraço! Prof. Raquel e Isabella.


    • Referência:

      NUNES, T., BRYANT, P. Compreendendo números racionais. In: ______. (Org.). Crianças fazendo matemática.  Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 191-217.

    • Slides utilizados em aula para a discussão sobre ensino e aprendizagem de frações.

    • Este é um texto complementar ao que discutimos em aula sobre frações. Trata-se de uma leitura muito agradável, pois é a transcrição de uma palestra de Terezinha Nunes para professores. Vale a leitura!!

      Referência do texto:

      NUNES, T. Criança pode aprender frações. E gosta! In: GROSSI, E. P. (Org.). Por que ainda há quem não aprende? A teoria. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 119-136.


  • Comunicação nas aulas de Matemática - aula 09/04

    • Referência do texto:

      ALRØ, H.; SKOVSMOSE, O. Comunicação nas aulas de matemática. In: ______. (Org.). Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 21-49.

    • Esses são os slides utilizados na aula em que discutimos sobre comunicação nas aulas de Matemática.

      Fica a sugestão de leitura de outros capítulo do livro mostrado em aula para saber mais sobre diálogo e educação matemática.

  • Entrevista sobre o conceito de fração

    • Nesse arquivo, você encontrará os objetivos da entrevista e as questões a serem feitas à criança. Para a realização da entrevista, você precisa se preparar com a elaboração de alguns materiais concretos:

      - Folhas em branco para a criança poder desenhar e escrever, se preciso;

      - Lápis de cor, caneta, lápis grafite;

      - 7 retângulos em papel de apenas uma cor sem divisória nenhuma (2 para questão 4, 3 para a questão 7 e 2 para questão 8);

      - os desenhos da questão 10;

      -  o desenho da questão 6 você pode fazer na hora para a criança, incluindo uma fração ainda não dita pela criança.

      Quem precisar de uma carta de apresentação para mostrar na escola onde a criança estuda, a Isabella estará hoje (11/04) na FE e eu estarei na sexta-feira (12/04) pela manhã. Mostre à direção/coordenação/professor(a) a folha com as perguntas que você fará a criança. 

      Lembre-se de falar para a criança que não há certo/errado. Não há nota. Queremos saber a opinião dele sobre algumas ideias relativas à fração.

      Você precisará gravar o áudio da entrevista com seu celular ou notebook, por exemplo.

      Qualquer dúvida, escreva para mim ou para a Isabella. Não deixe de fazer a entrevista muito próximo ao dia 22/04, quando você deve postar o seu 6o texto do Diário de Educação Matemática. Podem acontecer imprevistos na entrevista.

       

    • O trabalho escrito em grupo (informar o nome dos integrantes do grupo) sobre a entrevista a respeito de fração deve conter os seguintes aspectos:

      - Informe pseudônimo, idade e ano escolar das crianças em uma tabela.

      - Para cada uma das perguntas da entrevista, trazer as repostas das crianças de um modo geral, com exemplos característicos, inserindo figuras ou registros que representam o raciocínio elaborado pelas crianças.

      - Reflexão sobre as respostas das crianças, com base nos objetivos da entrevista, discussões dos textos lidos e nas suas experiências com o ensino de frações.

      - Reflexão a respeito de comunicação em educação matemática: escreva sobre como se desenvolveu a comunicação com as crianças, dificuldades para compreender o que as crianças diziam e escreviam, o que vocês faziam quando não entendiam a resposta das crianças e quando a criança não respondia/não sabia responder, quais foram as aprendizagens nessa entrevista, o que fariam de diferente numa próxima entrevista para compreender a criança.


      Com exceção do número de páginas, a formatação do trabalho é a mesma dos textos do diário.

      Critérios avaliativos: reflexão, clareza na escrita, rigor na língua portuguesa e conceitos matemáticos, atendimento ao que foi solicitado.

      Este trabalho escrito juntamente com a realização da entrevista com a criança terá peso 2 na avaliação da disciplina.

      Um integrante do grupo deve postar o trabalho no moodle até às 19h do dia 30 de abril.

      Não haverá postagem de novo texto do Diário de Educação Matemática.


  • Sobre os seminários

    O Seminário consiste de uma apresentação de 40 minutos sobre uma temática. Os apresentadores devem propor a realização de uma atividade com os colegas, providenciando os materiais pertinentes.

    Temas para os seminários:

    1) Operação de adição

    2) Operação de subtração

    3) Jogo mancala, relações entre Matemática e História.

    4) Algoritmo da multiplicação e o material dourado

    5) Algoritmo da divisão e o material dourado

    6) Funcionamento de uma base numérica

    7) Geometria e o software geogebra

    8) Uso da calculadora no ensino de matemática: estimativas, investigações matemáticas.

    9) Adição e subtração com números inteiros.

    10) Frações equivalentes.


    Trabalho escrito:

    Entrega: 11/06 no moodle.

    Com exceção do número de páginas, a formatação é a mesma da dos textos do Diário de Educação Matemática. O trabalho deve conter os seguintes itens:

    - Apresentação da temática e dos objetivos de aprendizagem com a realização das atividades (citar textos estudados na disciplina e/ou outros a respeito da temática);

    - Apresentação das atividades e descrição de seu possível desenvolvimento;

    - Avaliação da realização das atividades com os colegas e da elaboração do trabalho como um todo (de acordo com os aspectos elencados nas orientações para o texto 9 do Diário de Educação Matemática);

    - Bibliografia utilizada para a elaboração do trabalho.


    O trabalho escrito e a apresentação do seminário têm peso 2. Os critérios avaliativos do trabalho escrito são: clareza e rigor na escrita da língua portuguesa, clareza e rigor na escrita matemática, criatividade na proposição de atividades, atendimento ao que for solicitado. Os critérios avaliativos da apresentação são: clareza e rigor na escrita da língua portuguesa dos slides, clareza e rigor na escrita matemática, disposição no atendimento aos colegas, distribuição no tempo de fala entre os apresentadores, cuidado com o tempo de apresentação, atendimento ao que for solicitado a cada grupo pela professora.


  • Sobre História da Matemática nas aulas de Matemática

  • Sobre o ensino de Estatística

    Os slides apresentados pela Profa. Raquel na aula do dia 7 de maio são baseados no livro:

    CAZORLA, I.; SANTANA, E. Do tratamento da informação ao letramento estatístico. Itabuna: Via Litterarum Editora, 2010.

  • Tecnologias digitais em educação matemática

    Os slides da apresentação do Prof. Elivelton estão disponíveis no link abaixo.


    Conforme combinado na aula do dia 14 de maio, o texto 8 do Diário de Educação Matemática consiste de uma atualização do que foi postado no texto 7, informando e descrevendo quais serão as atividades a serem desenvolvidas na apresentação do grupo sobre sua temática. 

    O prazo de entrega em sua pasta do google drive é o de costume: segunda-feira (20 de maio), ao meio dia.

  • Seminários - parte 1 - 21 de maio

    Tema: Multiplicação e Material Dourado

    Tema: Jogo Mancala - Relação entre História e Matemática

    Tema: Bases Numéricas


    O texto 9 do Diário de Educação Matemática consiste do relato dos seminários apresentados (temática, o que você aprendeu, pontos positivos e negativos das atividades propostas pelos colegas). Para quem apresentou seminário, além de realizar o que anteriormente foi exposto, fará uma avaliação de seu trabalho, escrevendo sobre: o que deu "certo", o que deu "errado", o que modificaria em uma próxima apresentação das atividades, como foi a interação entre os integrantes do grupo, como foi a interação do grupo com os colegas que estavam realizando as atividades, quais as impressões que você teve do envolvimento e aceitação das atividades pelos colegas, como foi seu envolvimento com a realização do trabalho todo.

    A formatação segue a mesma dos demais texto, bem como o prazo de entrega.

  • Seminários - parte 2 - 28 de maio

    Tema: Operação de subtração

    Tema: Algoritmo da divisão e o material dourado

    Tema: Geometria e o software geogebra


    O texto 10 do Diário de Educação Matemática consiste do relato dos seminários apresentados (temática, o que você aprendeu, pontos positivos e negativos das atividades propostas pelos colegas). Para quem apresentou seminário, além de realizar o que anteriormente foi exposto, fará uma avaliação de seu trabalho, escrevendo sobre: o que deu "certo", o que deu "errado", o que modificaria em uma próxima apresentação das atividades, como foi a interação entre os integrantes do grupo, como foi a interação do grupo com os colegas que estavam realizando as atividades, quais as impressões que você teve do envolvimento e aceitação das atividades pelos colegas, como foi seu envolvimento com a realização do trabalho todo.

    A formatação segue a mesma dos demais textos, bem como o prazo de entrega.


  • Seminários - parte 3 - 4 de junho

    Tema: Operação de Adição 

    Tema: Uso da calculadora

    Tema: Frações equivalentes


    O texto 11 do Diário de Educação Matemática consiste do relato dos seminários apresentados (temática, o que você aprendeu, pontos positivos e negativos das atividades propostas pelos colegas). Para quem apresentou seminário, além de realizar o que anteriormente foi exposto, fará uma avaliação de seu trabalho, escrevendo sobre: o que deu "certo", o que deu "errado", o que modificaria em uma próxima apresentação das atividades, como foi a interação entre os integrantes do grupo, como foi a interação do grupo com os colegas que estavam realizando as atividades, quais as impressões que você teve do envolvimento e aceitação das atividades pelos colegas, como foi seu envolvimento com a realização do trabalho todo.

    A formatação segue a mesma dos demais textos, bem como o prazo de entrega.


  • Trabalho escrito relativo ao Seminário apresentado

    Trabalho escrito: 

    Entrega: até às 19h do dia 11/06 no moodle.

    Com exceção do número de páginas, a formatação é a mesma da dos textos do Diário de Educação Matemática. O trabalho deve conter os seguintes itens:

    - Apresentação da temática e dos objetivos de aprendizagem com a realização das atividades (citar textos estudados na disciplina e/ou outros a respeito da temática);

    - Apresentação das atividades e descrição de seu possível desenvolvimento;

    - Avaliação da realização das atividades com os colegas e da elaboração do trabalho como um todo (de acordo com os aspectos elencados nas orientações para os textos 9, 10 e 11 do Diário de Educação Matemática);

    - Bibliografia utilizada para a elaboração do trabalho.


    O trabalho escrito e a apresentação do seminário têm peso 2. Os critérios avaliativos do trabalho escrito são: clareza e rigor na escrita da língua portuguesa, clareza e rigor na escrita matemática, criatividade na proposição de atividades, atendimento ao que for solicitado. Os critérios avaliativos da apresentação são: clareza e rigor na escrita da língua portuguesa dos slides, clareza e rigor na escrita matemática, disposição no atendimento aos colegas, distribuição no tempo de fala entre os apresentadores, cuidado com o tempo de apresentação, atendimento ao que for solicitado a cada grupo pela professora.


    • Poste aqui a versão em Word do trabalho escrito. Apenas um integrante do grupo deve postar o trabalho.

  • Última aula

    • Slides produzidos tendo como base o livro:


      BARBOSA, J. C.; CALDEIRA, A. D.; ARAÚJO, J. L. Modelagem matemática na educação matemática brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife: SBEM, 2007.


  • Notas parciais da disciplina

    Qualquer dúvida sobre suas notas parciais, escreva-me.

    As atividades de recuperação serão explicitadas por email para cada aluno.

    Lembrem-se que cada nota possui um peso distinto (entre parênteses na tabela). 

    Profa. Raquel.

    parte 1parte 2parte 3

  • Atividades de recuperação

  • Divulgação dos trabalhos escritos dos grupos de Seminário