Programação
-
Boa tarde, estudantes de Educação Matemática!
As aulas da disciplina iniciarão no dia 26 de fevereiro de 2019.
Abraço e até lá!
Profa. Raquel Milani.
-
-
Estes são os slides apresentados na primeira aula, dia 26 de fevereiro, sobre aspectos gerais da disciplina.
-
As atividades de cada aula poderão sofrer alterações dependendo do desenvolvimento das aulas. Mantenha-se atento aos avisos da professora da disciplina no e-disciplina.
-
-
O modo como o Diário de Educação Matemática será disponibilizado aos estudantes está em construção. Por enquanto, o primeiro texto que constituirá o Diário, ou seja, a síntese reflexiva sobre o texto de Ole Skovsmose, deve ser postado na próxima seção do moodle.
-
-
Referência:
SKOVSMOSE, O. Cenários para Investigação. Bolema. Rio Claro, n. 14, p. 66-91. 2000.
-
Você deve produzir uma síntese reflexiva a respeito do artigo. A síntese reflexiva consiste de uma produção escrita a respeito das ideias do autor do texto. Ao final da síntese, contextualize e apresente uma pergunta que veio a sua mente a respeito da leitura feita. Essa pergunta pode representar uma dúvida sobre as ideias do autor ou um convite à reflexão.
Formatação da síntese:
- Texto de 1 página;
- Margens superior e esquerda - 3 cm, margens inferior e direita - 2 cm;
- Fonte Times New Roman, tamanho 12;
- Espaçamento entre linhas 1,15;
- Alinhamento do texto justificado;
- Os parágrafos devem apresentar um recuo de 1,25 cm na primeira linha.
- Documento do word.
No cabeçalho, escrever o seu nome, o título do texto e o nome do autor.
-
No último slide, apresento as orientações para o segundo texto do Diário de Educação Matemática. O prazo máximo de postagem é dia 18 de março, ao meio-dia.
Lembrem-se que o Diário será alocado em uma pasta do Google Drive, e não mais aqui no e-disciplinas.
-
-
-
Fazer a leitura do texto para a aula do dia 19/03.
Referência do texto:
RANGEL, A. C. S. Relações entre o desenvolvimento da estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. In: RANGEL, A. C. S. Educação Matemática e a Construção do Número pela Criança. Cidade: Editora, 1992. p. 102-132.
-
Em alguns slides, há referência ao seguinte livro:
NUNES, T., BRYANT, P. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artmed, 1997.
O terceiro texto do Diário de Educação Matemática deve ser inserido no documento já criado no Google Drive, conforme a formatação abaixo:
- Texto de 1 página (USAR UMA PÁGINA INTEIRA);
- Margens superior e esquerda - 3 cm, margens inferior e direita - 2 cm;
- Fonte Times New Roman, tamanho 12;
- Espaçamento entre linhas 1,15;
- Alinhamento do texto justificado;
- Os parágrafos devem apresentar um recuo de 1,25 cm na primeira linha.
- Não usar espaço entre parágrafos.
Em seu texto, você deve abordar aspectos teóricos discutidos em aula e suas aprendizagens e reflexões. Você pode trazer algum relato de experiência relacionado à teoria, mas não deve ser esse o enfoque do texto a ser produzido.
Entrega até o meio-dia de 25 de março, em sua pasta do google drive. -
Sugestão de atividades.
-
-
-
Ler o texto para a aula do dia 26/03.
Referência do texto:
GRANDO, R. C. Concepções quanto ao uso de jogos no ensino de matemática. Revista de Educação Matemática, v. 10, p. 45-52, 2007.
-
-
O texto número 4 do Diário de Educação Matemática deve seguir a formatação previamente combinada e versar sobre o texto "Compreendendo Números Racionais", de Terezinha Nunes e Peter Bryant.
O texto deve conter aspectos teóricos abordados pelos autores e, ao final, em algumas linhas, você deve escrever sobre sua relação com o ensino e aprendizagem de frações.A prazo de entrega em sua pasta do google drive é até dia 01/04, ao meio-dia.Boa escrita! Abraço! Prof. Raquel e Isabella.-
Referência:
NUNES, T., BRYANT, P. Compreendendo números racionais. In: ______. (Org.). Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 191-217.
-
Slides utilizados em aula para a discussão sobre ensino e aprendizagem de frações.
-
Este é um texto complementar ao que discutimos em aula sobre frações. Trata-se de uma leitura muito agradável, pois é a transcrição de uma palestra de Terezinha Nunes para professores. Vale a leitura!!
Referência do texto:
NUNES, T. Criança pode aprender frações. E gosta! In: GROSSI, E. P. (Org.). Por que ainda há quem não aprende? A teoria. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 119-136.
-
-
-
Referência do texto:
ALRØ, H.; SKOVSMOSE, O. Comunicação nas aulas de matemática. In: ______. (Org.). Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 21-49.
-
Esses são os slides utilizados na aula em que discutimos sobre comunicação nas aulas de Matemática.
Fica a sugestão de leitura de outros capítulo do livro mostrado em aula para saber mais sobre diálogo e educação matemática.
-
-
-
Nesse arquivo, você encontrará os objetivos da entrevista e as questões a serem feitas à criança. Para a realização da entrevista, você precisa se preparar com a elaboração de alguns materiais concretos:
- Folhas em branco para a criança poder desenhar e escrever, se preciso;
- Lápis de cor, caneta, lápis grafite;
- 7 retângulos em papel de apenas uma cor sem divisória nenhuma (2 para questão 4, 3 para a questão 7 e 2 para questão 8);
- os desenhos da questão 10;
- o desenho da questão 6 você pode fazer na hora para a criança, incluindo uma fração ainda não dita pela criança.
Quem precisar de uma carta de apresentação para mostrar na escola onde a criança estuda, a Isabella estará hoje (11/04) na FE e eu estarei na sexta-feira (12/04) pela manhã. Mostre à direção/coordenação/professor(a) a folha com as perguntas que você fará a criança.
Lembre-se de falar para a criança que não há certo/errado. Não há nota. Queremos saber a opinião dele sobre algumas ideias relativas à fração.
Você precisará gravar o áudio da entrevista com seu celular ou notebook, por exemplo.
Qualquer dúvida, escreva para mim ou para a Isabella. Não deixe de fazer a entrevista muito próximo ao dia 22/04, quando você deve postar o seu 6o texto do Diário de Educação Matemática. Podem acontecer imprevistos na entrevista.
-
O trabalho escrito em grupo (informar o nome dos integrantes do grupo) sobre a entrevista a respeito de fração deve conter os seguintes aspectos:
- Informe pseudônimo, idade e ano escolar das crianças em uma tabela.
- Para cada uma das perguntas da entrevista, trazer as repostas das crianças de um modo geral, com exemplos característicos, inserindo figuras ou registros que representam o raciocínio elaborado pelas crianças.
- Reflexão sobre as respostas das crianças, com base nos objetivos da entrevista, discussões dos textos lidos e nas suas experiências com o ensino de frações.
- Reflexão a respeito de comunicação em educação matemática: escreva sobre como se desenvolveu a comunicação com as crianças, dificuldades para compreender o que as crianças diziam e escreviam, o que vocês faziam quando não entendiam a resposta das crianças e quando a criança não respondia/não sabia responder, quais foram as aprendizagens nessa entrevista, o que fariam de diferente numa próxima entrevista para compreender a criança.
Com exceção do número de páginas, a formatação do trabalho é a mesma dos textos do diário.
Critérios avaliativos: reflexão, clareza na escrita, rigor na língua portuguesa e conceitos matemáticos, atendimento ao que foi solicitado.
Este trabalho escrito juntamente com a realização da entrevista com a criança terá peso 2 na avaliação da disciplina.
Um integrante do grupo deve postar o trabalho no moodle até às 19h do dia 30 de abril.
Não haverá postagem de novo texto do Diário de Educação Matemática.
-
-
O Seminário consiste de uma apresentação de 40 minutos sobre uma temática. Os apresentadores devem propor a realização de uma atividade com os colegas, providenciando os materiais pertinentes.
Temas para os seminários:
1) Operação de adição
2) Operação de subtração
3) Jogo mancala, relações entre Matemática e História.
4) Algoritmo da multiplicação e o material dourado
5) Algoritmo da divisão e o material dourado
6) Funcionamento de uma base numérica
7) Geometria e o software geogebra
8) Uso da calculadora no ensino de matemática: estimativas, investigações matemáticas.
9) Adição e subtração com números inteiros.
10) Frações equivalentes.
Trabalho escrito:
Entrega: 11/06 no moodle.
Com exceção do número de páginas, a formatação é a mesma da dos textos do Diário de Educação Matemática. O trabalho deve conter os seguintes itens:
- Apresentação da temática e dos objetivos de aprendizagem com a realização das atividades (citar textos estudados na disciplina e/ou outros a respeito da temática);
- Apresentação das atividades e descrição de seu possível desenvolvimento;
- Avaliação da realização das atividades com os colegas e da elaboração do trabalho como um todo (de acordo com os aspectos elencados nas orientações para o texto 9 do Diário de Educação Matemática);
- Bibliografia utilizada para a elaboração do trabalho.
O trabalho escrito e a apresentação do seminário têm peso 2. Os critérios avaliativos do trabalho escrito são: clareza e rigor na escrita da língua portuguesa, clareza e rigor na escrita matemática, criatividade na proposição de atividades, atendimento ao que for solicitado. Os critérios avaliativos da apresentação são: clareza e rigor na escrita da língua portuguesa dos slides, clareza e rigor na escrita matemática, disposição no atendimento aos colegas, distribuição no tempo de fala entre os apresentadores, cuidado com o tempo de apresentação, atendimento ao que for solicitado a cada grupo pela professora.
-
Abaixo estão os materiais disponibilizados pelo Prof. Zaqueu referentes à aula do dia 30/04/19.
-
Os slides apresentados pela Profa. Raquel na aula do dia 7 de maio são baseados no livro:
CAZORLA, I.; SANTANA, E. Do tratamento da informação ao letramento estatístico. Itabuna: Via Litterarum Editora, 2010.
-
Os slides da apresentação do Prof. Elivelton estão disponíveis no link abaixo.
Conforme combinado na aula do dia 14 de maio, o texto 8 do Diário de Educação Matemática consiste de uma atualização do que foi postado no texto 7, informando e descrevendo quais serão as atividades a serem desenvolvidas na apresentação do grupo sobre sua temática.
O prazo de entrega em sua pasta do google drive é o de costume: segunda-feira (20 de maio), ao meio dia.
-
Tema: Multiplicação e Material Dourado
Tema: Jogo Mancala - Relação entre História e Matemática
Tema: Bases Numéricas
O texto 9 do Diário de Educação Matemática consiste do relato dos seminários apresentados (temática, o que você aprendeu, pontos positivos e negativos das atividades propostas pelos colegas). Para quem apresentou seminário, além de realizar o que anteriormente foi exposto, fará uma avaliação de seu trabalho, escrevendo sobre: o que deu "certo", o que deu "errado", o que modificaria em uma próxima apresentação das atividades, como foi a interação entre os integrantes do grupo, como foi a interação do grupo com os colegas que estavam realizando as atividades, quais as impressões que você teve do envolvimento e aceitação das atividades pelos colegas, como foi seu envolvimento com a realização do trabalho todo.
A formatação segue a mesma dos demais texto, bem como o prazo de entrega.
-
Tema: Operação de subtração
Tema: Algoritmo da divisão e o material dourado
Tema: Geometria e o software geogebra
O texto 10 do Diário de Educação Matemática consiste do relato dos seminários apresentados (temática, o que você aprendeu, pontos positivos e negativos das atividades propostas pelos colegas). Para quem apresentou seminário, além de realizar o que anteriormente foi exposto, fará uma avaliação de seu trabalho, escrevendo sobre: o que deu "certo", o que deu "errado", o que modificaria em uma próxima apresentação das atividades, como foi a interação entre os integrantes do grupo, como foi a interação do grupo com os colegas que estavam realizando as atividades, quais as impressões que você teve do envolvimento e aceitação das atividades pelos colegas, como foi seu envolvimento com a realização do trabalho todo.
A formatação segue a mesma dos demais textos, bem como o prazo de entrega.
-
Tema: Operação de Adição
Tema: Uso da calculadora
Tema: Frações equivalentes
O texto 11 do Diário de Educação Matemática consiste do relato dos seminários apresentados (temática, o que você aprendeu, pontos positivos e negativos das atividades propostas pelos colegas). Para quem apresentou seminário, além de realizar o que anteriormente foi exposto, fará uma avaliação de seu trabalho, escrevendo sobre: o que deu "certo", o que deu "errado", o que modificaria em uma próxima apresentação das atividades, como foi a interação entre os integrantes do grupo, como foi a interação do grupo com os colegas que estavam realizando as atividades, quais as impressões que você teve do envolvimento e aceitação das atividades pelos colegas, como foi seu envolvimento com a realização do trabalho todo.
A formatação segue a mesma dos demais textos, bem como o prazo de entrega.
-
Trabalho escrito:
Entrega: até às 19h do dia 11/06 no moodle.
Com exceção do número de páginas, a formatação é a mesma da dos textos do Diário de Educação Matemática. O trabalho deve conter os seguintes itens:
- Apresentação da temática e dos objetivos de aprendizagem com a realização das atividades (citar textos estudados na disciplina e/ou outros a respeito da temática);
- Apresentação das atividades e descrição de seu possível desenvolvimento;
- Avaliação da realização das atividades com os colegas e da elaboração do trabalho como um todo (de acordo com os aspectos elencados nas orientações para os textos 9, 10 e 11 do Diário de Educação Matemática);
- Bibliografia utilizada para a elaboração do trabalho.
O trabalho escrito e a apresentação do seminário têm peso 2. Os critérios avaliativos do trabalho escrito são: clareza e rigor na escrita da língua portuguesa, clareza e rigor na escrita matemática, criatividade na proposição de atividades, atendimento ao que for solicitado. Os critérios avaliativos da apresentação são: clareza e rigor na escrita da língua portuguesa dos slides, clareza e rigor na escrita matemática, disposição no atendimento aos colegas, distribuição no tempo de fala entre os apresentadores, cuidado com o tempo de apresentação, atendimento ao que for solicitado a cada grupo pela professora.
-
Poste aqui a versão em Word do trabalho escrito. Apenas um integrante do grupo deve postar o trabalho.
-
-
-
Slides produzidos tendo como base o livro:
BARBOSA, J. C.; CALDEIRA, A. D.; ARAÚJO, J. L. Modelagem matemática na educação matemática brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife: SBEM, 2007.
-
-
Qualquer dúvida sobre suas notas parciais, escreva-me.
As atividades de recuperação serão explicitadas por email para cada aluno.
Lembrem-se que cada nota possui um peso distinto (entre parênteses na tabela).
Profa. Raquel.
-
-
Poste aqui, até dia 2 de julho, terça-feira, seu texto.
-
-