Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
EDM0329 - Metodologia do Ensino de Ciências (2018)_Lucia Sasseron_3a feira
Início
Ambientes
2018
FE
EDM
EDM0329_Lucia Sasseron_3a feira
Programação
Geral
Contrair tudo
Expandir tudo
Avisos
Fórum
clube de matemática, ciências e geografia
URL
Cronograma modificado
Arquivo
Cronograma modificado
Arquivo
Relato de regência
Tarefa
Relatório de Observação.
Relatório de Observação
Tarefa
Proposta de regência
Calendário proposta de regência
URL
Entrega da versão escrita da proposta de regência
Tarefa
Formulários de inscrição para clube de matemática, ciências e geografia
Aulas 19:30 - laboratório de ensino de Biologia , sala 5, bloco B
cronograma MEC 2018 - terça feira
Arquivo
Cronograma
Roteiros para atividades de estágio
Pasta
Prestar atenção no cronograma para a realização e entrega das atividades.
Visita em espaço de educação não formal
Arquivo
Roteiros para as atividades de estágio
Apresentação "O que é ciência"
Arquivo
Entrevista
Arquivo
Aula 1 - 27/02 - O que é ciência?
Atividade texto 1
Tarefa
T1: Lima, M.E.C. e Maués, E., “Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças”
Arquivo
Aula 2 - 06/03 - Um panorama atual sobre o ensino das Ciências Naturais
Carvalho, A.M.P. et al, “Ciências no Ensino Fundamental – o conhecimento físico”, capítulos 2 e 3
Arquivo
Atividade texto 2
Tarefa
Aula 3 - 13/03 - Abordagens teóricas e metodológicas no Ensino de Ciências Naturais
texto 3
Tarefa
Sasseron, L.H. e Duschl, R., “Ensino de Ciências e as práticas epistêmicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes”
Arquivo
Aula 4 - 20/03 - O papel do professor nas aulas de Ciências da Natureza
Lorenzetti, L. e Delizoicov, D., “Alfabetização científica no contexto das séries iniciais”
Arquivo
texto 4 (enviar aqui)
Tarefa
texto 4
Tarefa
Aula 5 - 03/04 - Alfabetização científica: o que é isso?
Borges, A.T., “Novos rumos para o laboratório didático escolar”
Arquivo
Aula 6 - 10/04 - Ensino por investigação: Atividades experimentais no ensino de Ciências
Texto 5
Tarefa
Aula 7 - 17/04 Ensino por investigação: as sequências de ensino
Talamoni, A.C.B. e Caldeira, A.M., “Ensino de Aprendizagem de conteúdos científicos nas séries inicias do Ensino Fundamental: o sistema digestório”
Arquivo
Texto 6
Tarefa
Aula 8 - 24/04 - Planejamento do ensino de ciências
Base Nacional Comum Curricular: Ciências da Natureza
Arquivo
Aula 9 - 08/05 - Apresentação das propostas de regência
Aula 10 - 15/05 - Apresentação das propostas de regência
Aula 11 - 22/05 - Apresentação das propostas de regência
Aula 12 - 12/06 - Diferentes aprendizagens no ensino de Ciências
Sedano, L. e Carvalho, A.M.P., “Ensino de ciências e autonomia moral”
Arquivo
texto 7
Tarefa
texto 7 - envio pós greve
Tarefa
Aula 13 - 19/06 - Interações didáticas: aluno-aluno, aluno-professor, diferentes linguagens no ensino de Ciências
Sasseron, L.H., “Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor”
Arquivo
texto 8
Tarefa
Aula 14 - 26/06 O desenho e a escrita no ensino de Ciências
Martins, I. et al, “Aprendendo com imagens”
Arquivo
texto 9
Tarefa
Aula 16 - 03/07 - Devolutiva dos trabalhos e das médias