Passer au contenu principal
Panneau latéral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Français (fr)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Rechercher
Fermer
Rechercher
Activer/désactiver la saisie de recherche
Acessar
EDM0329 - Metodologia do Ensino de Ciências (2018)_Lucia Sasseron_3a feira
Accueil
Cours
2018
FE
EDM
EDM0329_Lucia Sasseron_3a feira
Aperçu des sections
Généralités
Tout replier
Tout déplier
Avisos
Forum
clube de matemática, ciências e geografia
URL
Cronograma modificado
Fichier
Cronograma modificado
Fichier
Relato de regência
Devoir
Relatório de Observação.
Relatório de Observação
Devoir
Proposta de regência
Calendário proposta de regência
URL
Entrega da versão escrita da proposta de regência
Devoir
Formulários de inscrição para clube de matemática, ciências e geografia
Aulas 19:30 - laboratório de ensino de Biologia , sala 5, bloco B
cronograma MEC 2018 - terça feira
Fichier
Cronograma
Roteiros para atividades de estágio
Dossier
Prestar atenção no cronograma para a realização e entrega das atividades.
Visita em espaço de educação não formal
Fichier
Roteiros para as atividades de estágio
Apresentação "O que é ciência"
Fichier
Entrevista
Fichier
Aula 1 - 27/02 - O que é ciência?
Atividade texto 1
Devoir
T1: Lima, M.E.C. e Maués, E., “Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças”
Fichier
Aula 2 - 06/03 - Um panorama atual sobre o ensino das Ciências Naturais
Carvalho, A.M.P. et al, “Ciências no Ensino Fundamental – o conhecimento físico”, capítulos 2 e 3
Fichier
Atividade texto 2
Devoir
Aula 3 - 13/03 - Abordagens teóricas e metodológicas no Ensino de Ciências Naturais
texto 3
Devoir
Sasseron, L.H. e Duschl, R., “Ensino de Ciências e as práticas epistêmicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes”
Fichier
Aula 4 - 20/03 - O papel do professor nas aulas de Ciências da Natureza
Lorenzetti, L. e Delizoicov, D., “Alfabetização científica no contexto das séries iniciais”
Fichier
texto 4 (enviar aqui)
Devoir
texto 4
Devoir
Aula 5 - 03/04 - Alfabetização científica: o que é isso?
Borges, A.T., “Novos rumos para o laboratório didático escolar”
Fichier
Aula 6 - 10/04 - Ensino por investigação: Atividades experimentais no ensino de Ciências
Texto 5
Devoir
Aula 7 - 17/04 Ensino por investigação: as sequências de ensino
Talamoni, A.C.B. e Caldeira, A.M., “Ensino de Aprendizagem de conteúdos científicos nas séries inicias do Ensino Fundamental: o sistema digestório”
Fichier
Texto 6
Devoir
Aula 8 - 24/04 - Planejamento do ensino de ciências
Base Nacional Comum Curricular: Ciências da Natureza
Fichier
Aula 9 - 08/05 - Apresentação das propostas de regência
Aula 10 - 15/05 - Apresentação das propostas de regência
Aula 11 - 22/05 - Apresentação das propostas de regência
Aula 12 - 12/06 - Diferentes aprendizagens no ensino de Ciências
Sedano, L. e Carvalho, A.M.P., “Ensino de ciências e autonomia moral”
Fichier
texto 7
Devoir
texto 7 - envio pós greve
Devoir
Aula 13 - 19/06 - Interações didáticas: aluno-aluno, aluno-professor, diferentes linguagens no ensino de Ciências
Sasseron, L.H., “Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor”
Fichier
texto 8
Devoir
Aula 14 - 26/06 O desenho e a escrita no ensino de Ciências
Martins, I. et al, “Aprendendo com imagens”
Fichier
texto 9
Devoir
Aula 16 - 03/07 - Devolutiva dos trabalhos e das médias