Zum Hauptinhalt
Website-Übersicht
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Deutsch (de)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Suchen
Schließen
Suchen
Sucheingabe umschalten
Acessar
EDM0329 - Metodologia do Ensino de Ciências (2018)_Lucia Sasseron_3a feira
Startseite
Kurse
2018
FE
EDM
EDM0329_Lucia Sasseron_3a feira
Kursthemen
Allgemeines
Alles einklappen
Alles aufklappen
Avisos
Forum
clube de matemática, ciências e geografia
Link/URL
Cronograma modificado
Datei
Cronograma modificado
Datei
Relato de regência
Aufgabe
Relatório de Observação.
Relatório de Observação
Aufgabe
Proposta de regência
Calendário proposta de regência
Link/URL
Entrega da versão escrita da proposta de regência
Aufgabe
Formulários de inscrição para clube de matemática, ciências e geografia
Aulas 19:30 - laboratório de ensino de Biologia , sala 5, bloco B
cronograma MEC 2018 - terça feira
Datei
Cronograma
Roteiros para atividades de estágio
Verzeichnis
Prestar atenção no cronograma para a realização e entrega das atividades.
Visita em espaço de educação não formal
Datei
Roteiros para as atividades de estágio
Apresentação "O que é ciência"
Datei
Entrevista
Datei
Aula 1 - 27/02 - O que é ciência?
Atividade texto 1
Aufgabe
T1: Lima, M.E.C. e Maués, E., “Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças”
Datei
Aula 2 - 06/03 - Um panorama atual sobre o ensino das Ciências Naturais
Carvalho, A.M.P. et al, “Ciências no Ensino Fundamental – o conhecimento físico”, capítulos 2 e 3
Datei
Atividade texto 2
Aufgabe
Aula 3 - 13/03 - Abordagens teóricas e metodológicas no Ensino de Ciências Naturais
texto 3
Aufgabe
Sasseron, L.H. e Duschl, R., “Ensino de Ciências e as práticas epistêmicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes”
Datei
Aula 4 - 20/03 - O papel do professor nas aulas de Ciências da Natureza
Lorenzetti, L. e Delizoicov, D., “Alfabetização científica no contexto das séries iniciais”
Datei
texto 4 (enviar aqui)
Aufgabe
texto 4
Aufgabe
Aula 5 - 03/04 - Alfabetização científica: o que é isso?
Borges, A.T., “Novos rumos para o laboratório didático escolar”
Datei
Aula 6 - 10/04 - Ensino por investigação: Atividades experimentais no ensino de Ciências
Texto 5
Aufgabe
Aula 7 - 17/04 Ensino por investigação: as sequências de ensino
Talamoni, A.C.B. e Caldeira, A.M., “Ensino de Aprendizagem de conteúdos científicos nas séries inicias do Ensino Fundamental: o sistema digestório”
Datei
Texto 6
Aufgabe
Aula 8 - 24/04 - Planejamento do ensino de ciências
Base Nacional Comum Curricular: Ciências da Natureza
Datei
Aula 9 - 08/05 - Apresentação das propostas de regência
Aula 10 - 15/05 - Apresentação das propostas de regência
Aula 11 - 22/05 - Apresentação das propostas de regência
Aula 12 - 12/06 - Diferentes aprendizagens no ensino de Ciências
Sedano, L. e Carvalho, A.M.P., “Ensino de ciências e autonomia moral”
Datei
texto 7
Aufgabe
texto 7 - envio pós greve
Aufgabe
Aula 13 - 19/06 - Interações didáticas: aluno-aluno, aluno-professor, diferentes linguagens no ensino de Ciências
Sasseron, L.H., “Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor”
Datei
texto 8
Aufgabe
Aula 14 - 26/06 O desenho e a escrita no ensino de Ciências
Martins, I. et al, “Aprendendo com imagens”
Datei
texto 9
Aufgabe
Aula 16 - 03/07 - Devolutiva dos trabalhos e das médias