Indice degli argomenti
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Textos de referência para serem utilizados como leitura nas aulas da disciplina.
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Texto de referência para a aula do dia 05/09.
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Questão de leitura
Martins, R.A. Instrumentos e técnicas nas ciências biológicas In Caldeira, A.M.A. e Araujo, E.S.N.N. (orgs), Introdução à didática da Biologia, São Paulo, Escrituras, 2009.
Recomendamos a leitura, em especial, dos itens 1, 2, 3, 4 e do item 6.3.
1- No item 2.1, o autor afirma a importância e necessidade do conhecimento técnico para que se possa fazer uma boa observação (no caso, a observação de um animal) e seu respectivo registro.
Que considerações podem ser feitas a partir dessa afirmação sobre atividades de observação na educação básica?
2- A respeito dos estudos comparativos, o autor faz uma generalização ao afirmar que “todo uso da linguagem falada ou escrita envolve processos de comparação”.
Comente essa generalização.
3- Ao especificar as várias etapas do processo de estudo de animais (itens 4.1 a 4.7) o autor enfatiza não apenas objetos utilizados, mas também as ações necessárias.
Na página 111, afirma que embora a dissecção requeira como instrumento apenas uma boa faca, ela não é suficiente; há uma técnica de trabalho que precisa ser aprendida.
Tais considerações são importantes para dar significado às imagens de anatomia que encontramos em manuais? Comente.
4- No item 6.3 – Microscopia, o autor discorre sobre algumas técnicas utilizadas para o estudo de seres vivos. Na página 132 encontramos a passagem:
“Ele empregava vários líquidos para limpar os órgãos estudados e dissolver as substâncias que atrapalhavam a observação, e soprava sobre o inseto cortado através de tubos de vidro muito finos, para remover partes indesejáveis e para inflar tubos e órgãos”(...).
Comente o trecho, observando a necessidade de outros conhecimentos envolvidos nas observações de microscopia, e discuta essa questão em relação a utilização dessa prática na educação básica.
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Questão de leitura
Grilli, J.; Laxague, M.; Barboza, L. Dibujo, fotografía y Biología. Construir ciencia con y a partir de la imagen. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias 12(1), 91-108, 2015
Abaixo estão destacadas quatro frases do texto. Comente-as, criticando-as ou apoiando-as.
1. O desenho em ciência também é arte, mas apresenta uma importante diferença com o desenho artístico: o desenho científico deve refletir a realidade o mais fielmente possível. É necessário exatidão, realismo e uma grande capacidade descritiva (England e col, 2010). Quando o desenho apresenta simplificações do objeto natural ou uma espécie de “realismo aumentado”, o faz em concordância com a teoria na qual está imerso.
2. A iconicidade é uma grandeza oposta à abstração: o objeto em si possui iconicidade total; já a palavra que o designa possui iconicidade nula.
3. Desenhar ajuda a observar melhor o objeto natural que se estuda.
4. Com a inclusão do registro fotográfico nas atividades práticas de laboratório, motiva-se o estudante a fazer-se protagonista nas tarefas desenvolvidas. É muito mais provável que uma tarefa se realize com êxito quando o aluno se encontra fortemente implicado, e conseguimos isso incluindo a fotografia entre os procedimentos manuais e mentais da atividade experimental e observacional.
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O Relatório deve englobar as atividades de observação e regência. Partes realizadas em conjunto por mais de um aluno podem ter o relatório redigido em comum; de todo modo, cada aluno precisa elaborar um item individualmente (item VI da relação abaixo) e postar o relatório também como tarefa individual na plataforma STOA. Os relatórios devem contemplar os itens:
I- Apresentação da escola, da turma e das demais condições em que foi realizado o estágio.
II- Discussão dos aspectos indicados como orientadores da observação (utilização de textos, imagens, objetos e experimentos).
III- Descrição da atividade de ensino elaborada.
IV- Descrição e avaliação da aplicação da atividade.
V- Comentários sobre a regência e demais atividades desenvolvidas durante o estágio.
VI- Além dos itens acima, o relatório deverá incluir um comentário pessoal contendo uma reflexão sobre o estágio como experiência de formação docente.
VII- A entrega do relatório será feita pelo STOA até as 13:55 do dia 28/11.
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