Programação

  • Bibliografia da disciplina

  • Tópico 2

    • Questão de leitura

       

      Martins, R.A. Instrumentos e técnicas nas ciências biológicas In Caldeira, A.M.A. e Araujo, E.S.N.N. (orgs),  Introdução à didática da Biologia, São Paulo, Escrituras, 2009.

       

      Recomendamos a leitura, em especial, dos itens 1, 2, 3, 4 e do item 6.3.

       

      1- No item 2.1, o autor afirma a importância e necessidade do conhecimento técnico para que se possa fazer uma boa observação (no caso, a observação de um animal) e seu respectivo registro.

      Que considerações podem ser feitas a partir dessa afirmação sobre atividades de observação na educação básica?

       

      2- A respeito dos estudos comparativos, o autor faz uma generalização ao afirmar que “todo uso da linguagem falada ou escrita envolve processos de comparação”.

      Comente essa generalização.

       

      3- Ao especificar as várias etapas do processo de estudo de animais (itens 4.1 a 4.7) o autor enfatiza não apenas objetos utilizados, mas também as ações necessárias.

      Na página 111, afirma que embora a dissecção requeira como instrumento apenas uma boa faca, ela não é suficiente; há uma técnica de trabalho que precisa ser aprendida.

      Tais considerações são importantes para dar significado às imagens de anatomia que encontramos em manuais? Comente.

       

      4- No item 6.3 – Microscopia, o autor discorre sobre algumas técnicas utilizadas para o estudo de seres vivos. Na página 132 encontramos a passagem:

      “Ele empregava vários líquidos para limpar os órgãos estudados e dissolver as substâncias que atrapalhavam a observação, e soprava sobre o inseto cortado através de tubos de vidro muito finos, para remover partes indesejáveis e para inflar tubos e órgãos”(...).

      Comente o trecho, observando a necessidade de outros conhecimentos envolvidos nas observações de microscopia, e discuta essa questão em relação a utilização dessa prática na educação básica.


  • Tópico 3

    • Questão de leitura

       

      Grilli, J.; Laxague, M.; Barboza, L. Dibujo, fotografía y Biología. Construir ciencia con y a partir de la imagen. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias 12(1), 91-108, 2015

       

      Abaixo estão destacadas quatro frases do texto. Comente-as, criticando-as ou apoiando-as.

       

      1.    O desenho em ciência também é arte, mas apresenta uma importante diferença com o desenho artístico: o desenho científico deve refletir a realidade o mais fielmente possível. É necessário exatidão, realismo e uma grande capacidade descritiva (England e col, 2010). Quando o desenho apresenta simplificações do objeto natural ou uma espécie de “realismo aumentado”, o faz em concordância com a teoria na qual está imerso.

       

      2.    A iconicidade é uma grandeza oposta à abstração: o objeto em si possui iconicidade total; já a palavra que o designa possui iconicidade nula.

       

      3.    Desenhar ajuda a observar melhor o objeto natural que se estuda.

       

      4.    Com a inclusão do registro fotográfico nas atividades práticas de laboratório, motiva-se o estudante a fazer-se protagonista nas tarefas desenvolvidas. É muito mais provável que uma tarefa se realize com êxito quando o aluno se encontra fortemente implicado, e conseguimos isso incluindo a fotografia entre os procedimentos manuais e mentais da atividade experimental e observacional.

       


  • Tópico 4

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  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10

  • Tópico 11

  • Tópico 12

  • Tópico 13

    • O Relatório deve englobar as atividades de observação e regência. Partes realizadas em conjunto por mais de um aluno podem ter o relatório redigido em comum; de todo modo, cada aluno precisa elaborar um item individualmente (item VI da relação abaixo) e postar o relatório também como tarefa individual na plataforma STOA. Os relatórios devem contemplar os itens:

      I-               Apresentação da escola, da turma e das demais condições em que foi realizado o estágio.

      II-              Discussão dos aspectos indicados como orientadores da observação (utilização de textos, imagens, objetos e experimentos).

      III-             Descrição da atividade de ensino elaborada.

      IV-           Descrição e avaliação da aplicação da atividade.

      V-            Comentários sobre a regência e demais atividades desenvolvidas durante o estágio.

      VI-           Além dos itens acima, o relatório deverá incluir um comentário pessoal contendo uma reflexão sobre o estágio como experiência de formação docente.

      VII-          A entrega do relatório será feita pelo STOA até as 13:55 do dia 28/11.


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