Programação
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Objetivos
O curso de Didática I, como primeira disciplina da área a ser trabalhada no curso de Pedagogia, propõe o tratamento de alguns textos de autores consagrados no domínio das produções sobre ensino, procurando mostrar como se construíram explicações e prescrições que pretenderam nortear a prática do professor.
Nesse sentido seus objetivos são:
1) Apresentar as diferentes perspectivas de análise da relação pedagógica;
2) Discutir e analisar a natureza das produções sobre ensino e sua relação com o esforço de orientar a prática pedagógica;
Conteúdo
1) A Didática e as teorizações sobre educação: a produção de estudos sobre ensino.
2) As diferentes perspectivas de análise da relação pedagógica: pedagogia moderna versus pedagogia clássica
· Alain e a pedagogia da dificuldade
· A Escola Nova (Dewey, Montessori, Decroly, Lourenço Filho)
· Celestin Freinet e o texto livre
· A pedagogia de Paulo Freire
· A não-diretividade no ensino (Neill)
· Georges Snyders: da pedagogia dos conteúdos à alegria na escola
3) As implicações dos modelos teóricos sobre a prática educativa cotidiana.
Métodos utilizados
Aulas expositivas, seminários, discussão de textos e de outros materiais com representações sobre a educação.
Atividades discentes
· Leitura dos textos indicados
· Participação nas discussões e nas outras atividades desenvolvidas em classe
· Apresentação de seminários
· Leitura e discussão do livro indicado
· Elaboração de um trabalho final, conforme instruções a serem fornecidas pelo professor
Instrumentos e critérios de avaliação
Os alunos serão avaliados pela elaboração e apresentação do seminário, por exercícios feitos em classe, pela leitura do livro e participação efetiva na sua discussão e pelo trabalho final a ser entregue conforme as instruções que serão dadas durante o curso. A avaliação levará em conta o envolvimento efetivo nas atividades desenvolvidas na classe e nos seminários, a organização, a pertinência e a clareza dos textos elaborados.
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Estudo de uma parte do livro de Pierre Bayard, Como falar dos livros que não lemos.
O objetivo é discutir os métodos, procedimentos, modos e papel da leitura no curso universitário.
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A Didática e as teorizações sobre o ensino
Exemplo: Por que as crianças não aprendem Matemática? -
A Didática e as teorizações sobre o ensino
As origens da Didática
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As diferentes perspectivas de análise da relação pedagógica – A pedagogia clássica e a pedagogia moderna
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A Didática e as teorizações sobre o ensino
A noção de interesse
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A Didática e as teorizações sobre educação: a produção de estudos sobre ensino
Raízes dos discursos sobre ensino – perspectivas do uso social
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A Didática e as teorizações sobre educação: a produção de estudos sobre ensino
Raízes dos discursos sobre ensino – perspectivas da inteligência
BISSERET, Noëlle. A ideologia das aptidões naturais.
PINKER, Steven. Tábula rasa: a negação contemporânea da natureza humana. (19. Crianças) -
As implicações dos modelos teóricos sobre a prática educativa cotidiana – Formação do sujeito, constituição da identidade, formação de professores
PAMUK, Orhan. O castelo branco.
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Leituras indicadas no programa:
LOURENÇO Filho, M. B. Testes ABC: para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e escrita. 6.ed. São Paulo: Melhoramentos, s.d. Introdução e Cap. 1, p.13-58.
CLAPARÈDE, E. A psicologia da escola ativa. In: A educação funcional. 5.ed. São Paulo: Editora Nacional, 1958, p.140-152.
Leituras alternativas, que podem substituir as anteriores:HAMELINE, Daniel. Éduouard Claparède. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010, p.11-29 (Coleção Educadores).
MONARCHA, Carlos. Lourenço Filho. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010, p.13-111 (Coleção Educadores).