Programação

  • Aula 1

    1a. Aula:
    Apresentação do programa. 

    Orientações para as atividades de Estágio. 

    Apresentação da bibliografia básica.


  • Aula 2

    2a. Aula:

    Cultura escolar. Análise do Documentário Pro Dia Nascer Feliz (2007) Texto base:

    JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, v. 1, n. 1 [1], p. 9-43, 2012.

    Oficina: Análise do documentário a partir do conceito de cultura escolar

    Textos complementares:
    ILLICH, Ivan.
    Sociedade sem escolas. Petropolis: Vozes, 1973.


  • Aula 3

    3a. Aula: O surgimento da escola e a História da disciplina escolar.

    Textos base:
    CUESTAS FERNANDES, Raimundo. La historia social del curriculum y la Historia como disciplina escolar . In: Sociogénesis de una disciplina escolar: la História. Barcelona (Es). Ediciones Pomares-Corredor, 9-25, 1997.

    VALLS, R. La enseñanza de la Historia: problemas reales y polemicas interessadas (aportaciones desde uma óptica española). Educar em Revista. Paraná: Curitiba: Ed. UFPR, número especial 2006. Dossiê Educação Histórica)

    Oficina: reflexão sobre a observação sobre o cotidiano e a cultura escolar


  • Aula 4

    4a. Aula- A pesquisa em Ensino de História – problemas de pesquisa

    Textos base:
    COSTA, Aryana Lima; DE OLIVEIRA, Margarida Maria Dias. O ensino de História como objeto de pesquisa no Brasil: no aniversário de 50 anos de uma área de pesquisa, notícias do que virá.
    Sæculum–Revista de História, v. 16, 2007.

    LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Artmed; UFMG, 1999. pp.103-130

    Texto complementar:
    BELL, Judith.
    Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. Artmed, 2008.


  • Aula 5

    5a aula - O surgimento da escola e a História como disciplinar escolar no Brasil

    Texto base:

    ABUD, Katia Maria. Currículos de história e políticas públicas: os programas de história do Brasil na escola secundária. BITTENCOURT, Circe (org.) O saber histórico escolar. São Paulo: Contexto, 2002

    BRASIL. SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais. MEC, 1997.


  • Aula 29/03

    Não teve aula: o tema da aula será tratado no dia 5/04

  • Aula 6

    6a. Aula: Objetivos do Ensino de História

    Textos base:
    LEE, Peter. Por que aprender história?
    Educar em Revista. Curitiba, Ed.UFPR, n. 42, out/dez. 2011. TUTIAUX-GUILLON, Nicole. O Paradoxo Francês: cultura histórica significativa e didática da história incerta. Educação & Realidade, v. 36, n. 1, 2011.

    Oficina: Análise dos seguintes documentos:
    BRASIL. Guia de Livros Didáticos PNLD. MEC, 2014
    ______, Lei. 11,645, de 10 março de 2008.
    Altera a lei, n. 9.394, 2013.
    _____.
    Proposta da Secretaria de Educação Básica, com contribuições da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, para a construção do Documento da Base Nacional Comum Curricular: orientações quanto à forma e abrangência. Brasília: Ministério da Educação/SEB Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/themes/wp- simple/processo/documento_orientador_seb_secadi_c01.pdf> Acesso em 07 de agosto de 2015.

    Entrega da primeira versão do relatório sobre cultura (cotidiano) escolar, do problema a ser investigado em sala de aula e como será realizada a investigação


  • Aula 7

    7a. Aula: Relações entre o saber histórico científico e o saber histórico escolar.

    Texto base:
    MATTOZZI, Ivo. A história ensinada: educação cívica, educação social ou formação cognitiva.
    O Estudo da História, n. 3, p. 23-50, 1998.
    SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Saber escolar e conhecimento histórico.
    História & Ensino, Londrina, v. 11, p. 35- 50, 2005

    Entrega da primeira versão do relatório sobre cultura (cotidiano) escolar, do problema a ser investigado em sala de aula e como será realizada a investigação


  • Aula 8

    8a. Aula: Planejamento, seleção e organização de conteúdos de História no currículo.

    Texto base:
    MATTOZZI, Ivo. Currículo de História e Educação para o patrimônio.
    Educação em Revista. Belo Horizonte. FaE/UFMG, n. 47, jun. 2008.

    YOUNG, Michael. Entrevista concedida à Cláudia V.A. Gallian e Paula B. J. Louzano. Michael Young e o campo do currículo: da ênfase no “conhecimento dos poderosos” à defesa do “conhecimento poderoso”. Educação e Pesquisa, São Paulo: FEUSP, v. 40, n. 04, p. 11-8-1124.

    Oficina: reflexões sobre as observações das Práticas de Ensino


  • Aula 9

    9a. Aula: Narrativa histórica e consciência histórica

    Textos base:
    RÜSEN, Jörn. O desenvolvimento da competência narrativa na aprendizagem histórica: uma hipótese ontogenética relativa à consciência moral. In: SCHMIDT, M. A., BARCA, I. & MARTINS, E. R. (Org.).
    Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: UFPR, 2010a, p. 51-77.

    BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.


  • Aula 10


    Texto base:
    LEE, Peter. “Nós fabricamos carros e eles tinham que andar a pé”: compreensão das pessoas do passado. BARCA, Isabel(org.).
    Actas das Segundas Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Minho, Portugal: Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação e Psicologia, 2003.

    Oficina: reflexão sobre a observação sobre aprendizagem histórica dos alunos



  • Aula 11

    Formação do professor de História. Análise do Filme: O Clube do Imperador (2002)

    Textos base:
    FONSECA, Selva Guimarães; COUTO, Regina Célia do. A Formação de Professores de História no Brasil: perspectivas desafiadoras do nosso tempo.
    Espaços de formação do professor de história. Campinas: Papirus, p. 101-130, 2008.
    SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A formação do professor de história e o cotidiano da sala de aula.
    O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, p. 54-66, 1998.



  • Entrega do Relatório

    Caros alunos, 

    Por conta da paralisação dos funcionários,  alunos e docentes da Faculdade de Educação da USP, a data de entrega do relatório final será alterada para uma nova data, a ser combinada no retorno das aulas. 

    Como as atividades nas escolas devem ser paralisadas no final desse mês de junho por conta das férias escolares, acredito que as horas de estágio devam ser realizadas até o fim do semestre. 

    Deixo disponível o link para envio dos relatórios para uma primeira leitura. Assim que possível, as sugestões e comentários serão enviadas aos autores. 

    Qualquer dúvida, me avisem. 





  • Aula 12

    Destaque

    Atuação do professor de História

    Texto-base:
    ABUD, Katia Maria. A construção curricular na sala de aula.
    História & Ensino. Revista do Laboratório de Ensino de História/UEL, Londrina, v.9, pp. 171-182.

    SEFFNER, Fernando. Saberes da docência, saberes da disciplina e muitos imprevistos:
    Atravessamentos no território do ensino de História. In. BARROSO, V.
    et. al. (orgs.) Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: Ed. EST: Exclamação: Anpuh/RS, 2010, pp. 213-229.


  • Aula 13

    Conceitos históricos na sala de aula

    Texto-base:
    ASHBY, Rosalyn. Desenvolvendo um conceito de evidencia histórica: as ideias dos estudantes sobre testar afirmações factuais singulares.
    Educar em Revista. Curitiba (PR): Ed. UFPR, Número Especial, p. 151-170, 2006.

    Oficina: Reflexão sobre as observações sobre a aprendizagem histórica dos alunos


  • Aula 14

    Avaliação no Ensino de História

    Textos base:
    LUCKESI, Cipriano Carlos.
    Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez, 2011.
    NODA, Marisa. Avaliação e novas perspectivas de aprendizagem em história.
    História & Ensino, v. 11, p. 143-152, 2012.

    Oficina sobre avaliação no Ensino de História

    Entrega do Relatório Final 



  • Aula 15

    15ª. Aula: Apresentação das experiências no estágio supervisionado

    Entrega do Relatório Final