Questão de leitura
Questão de leitura
Grilli, J.; Laxague, M.; Barboza, L. Dibujo, fotografía y Biología. Construir ciencia con y a partir de la imagen. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias 12(1), 91-108, 2015
Abaixo estão destacadas quatro frases do texto. Comente-as, criticando-as ou apoiando-as.
1. O desenho em ciência também é arte, mas apresenta uma importante diferença com o desenho artístico: o desenho científico deve refletir a realidade o mais fielmente possível. É necessário exatidão, realismo e uma grande capacidade descritiva (England e col, 2010). Quando o desenho apresenta simplificações do objeto natural ou uma espécie de “realismo aumentado”, o faz em concordância com a teoria na qual está imerso.
2. A iconicidade é uma grandeza oposta à abstração: o objeto em si possui iconicidade total; já a palavra que o designa possui iconicidade nula.
3. Desenhar ajuda a observar melhor o objeto natural que se estuda.
4. Com a inclusão do registro fotográfico nas atividades práticas de laboratório, motiva-se o estudante a fazer-se protagonista nas tarefas desenvolvidas. É muito mais provável que uma tarefa se realize com êxito quando o aluno se encontra fortemente implicado, e conseguimos isso incluindo a fotografia entre os procedimentos manuais e mentais da atividade experimental e observacional.