Aperçu des sections
-
-
Cálculo da nota final: (nota das atividades + nota relatório) / 2 ≥ 5,0
Para ser aprovado na disciplina:
- (A1 + A2 + A3) / 3 ≥ 5,0 (nota das atividades)
- Relatório final ≥ 5,0
- Frequência ≥ 75%
-
-
Após a leitura prévia, iremos discutir em sala de aula sobre as aulas de matemática em um contexto pós-pandêmico.
-
Leitura prévia obrigatória: SANTOS, V. M. Ensinar e aprender Matemática no Ensino Fundamental. In:___. SANTOS, V. M. Ensino de Matemática na escola de nove anos: dúvidas, dívidas e desafios. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
-
Leitura complementar: SANTOS, V. M. Características e desafios de uma nova realidade educacional. In:___. SANTOS, V. M. Ensino de Matemática na escola de nove anos: dúvidas, dívidas e desafios. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
-
-
-
Leitura obrigatória: MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1996, p. 86-101.
-
Leitura obrigatória: FARIAS, Isabel Maria Sabino de. et al. A aula como espaço-tempo coletivo de construção de saberes. In: FARIAS, I. M. S. et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Líber Livro, 2009, p. 153-161
-
-
-
Em duplas, trios ou individualmente, os estudantes deverão entregar o plano de aula, em formato pdf, de acordo com a estrutura do Roteiro sugerido pela professora.
Entrega após 21/09: 90% da nota
Entrega após 28/09: 80% da nota
-
-
Os estudantes deverão fazer as leituras a seguir para discutirmos em aula o Currículo Paulista e a Base Nacional.
Currículo Paulista (parte de Matemática)
Leitura obrigatória: páginas 310 a 327
Leitura complementar: páginas 328 a 360
Leitura complementar: páginas 11 a 43Base Nacional Comum Curricular
Leitura obrigatória: páginas 265 a 275; e páginas 298 a 319 (Fundamental 2)
Leitura obrigatória: páginas 527 a 546 (Ensino Médio)Obs: Nas leituras obrigatórias há bastante quadros, o que torna a leitura mais dinâmica.
-
Leitura complementar
-
Leitura prévia obrigatória: SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10635
Leitura complementar: MILANI, R. Transformar Exercícios em Cenários para Investigação: uma Possibilidade de Inserção na Educação Matemática Crítica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 31, p. 1-18, 7 maio 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/9863
A respeito do texto "Cenários para investigação", de Ole Skovsmose:
1) Qual ambiente de aprendizagem está mais relacionado a sua trajetória escolar? Qual ambiente de aprendizagem representa certa novidade para você?
2) Destaque uma ideia central do texto para ser discutida na próxima aula.
-
Atividade avaliativa (10,0 pontos)
A atividade será realizada em sala de aula, em duplas ou trios.
Os estudantes deverão trazer materiais didáticos do fundamental 2 ou médio para consulta e realização da atividade (apostilas, livros didáticos, apostila aprender sempre etc).
-
Os estudantes deverão participar da Semana da Licenciatura.
-
-
Leitura prévia: NÓVOA, António. Professores Imagens do Futuro Presente. Lisboa: Educa, 2009. Capítulo 2 - páginas 25 a 45.
-
-
O uso das Tecnologias Digitais em sala de aula
Leitura e discussão de texto
Traga para a aula uma fala sobre um momento da sua aprendizagem em que utilizaram tecnologias digitais (preferencialmente nas aulas de matemática, mas pode ser outra disciplina).
Atividade 3: início da atividade em sala, entrega pelo padlet. Link: https://padlet.com/brunagiusti/oacowee2pp3xfsow
-
Leitura prévia obrigatória: BORBA, Marcelo C.; Neves, L. X. ; DOMINGUES, N. S. . A atuação docente na quarta fase das tecnologias digitais Produção de vídeos como ação colaborativa nas aulas de Matemática. EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA, v. 9, p. 1-24, 2018.
-
-
Observações importantes:
- Para a turma da manhã, no dia 07/12 haverá a devolutiva dos trabalhos a partir das 9 horas.
- As orientações para a apresentação oral e para o trabalho escrito estão no documento a seguir.-
Envio do trabalho escrito até dia 04/12/2022
Enviar no formato .pdf ou .doc com o título:
Grupo X - Matutino ou Grupo Y - Noturno
Mínimo de 5 e máximo de 20 páginas.
-
Compartilhe aqui a apresentação de slides do trabalho de estágio do seu grupo.
-