Programação
-
BIENVENUE! BENVENUTI!
Ementa das disciplinas
As disciplinas Metodologia do Ensino de Francês e Metodologia do Ensino de Italiano II estão situadas no currículo da Licenciatura tendo por objetivo estabelecer a integração entre os conteúdos pedagógicos e os específicos (língua francesa/língua italiana), assim como entre as teorias pertinentes à aprendizagem, ao ensino e à produção de conhecimento e as práticas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, busca oferecer aos estudantes, futuros professores, oportunidades de análise, reflexão e avaliação do processo de ensino e seus resultados. Através das atividades previstas e dos estágios, pretende-se que os licenciandos sejam capazes de relacionar aspectos teóricos e práticos vinculados à seleção de materiais de ensino e definição de objetivos de curso, além de vivenciar níveis e fases de planejamento, execução e avaliação da aprendizagem. Procura também propiciar discussões presenciais ou em AVA sobre as questões didático-pedagógicas identificadas nos estágios.-
Prezado(a)s estudantes,
Espero que estejam bem, aproveitando das férias!
Conforme prometido, incluí, neste espaço Moodle das disciplinas MELF e MELI II uma síntese dos temas abordados ao longo do segundo semestre de 2022. Agradeço aos estudantes que já incluíram suas atividades no espaço. Os trabalhos enviados via e-mail também podem ser incluídos, se possível, nos respectivos espaços que ficarão abertos até 5ª feira, dia 19/01. Devo entregar as notas até a próxima 6ª feira, dia 20/01. Aproveito para informar que as fichas de estágio não necessitam da minha assinatura e já podem ser postadas aqui. Após o lançamento das notas, vocês devem lançar as fichas no espaço digital da Comissão de Estágios da FE, juntamente com uma cópia do histórico escolar com a nota da disciplina.
Notícias e avisos
-
-
Inserir as atividades desenvolvidas na disciplina nos espaços indicados para cada uma das tarefas.
-
Inserir aqui todos os materiais didáticos produzidos e utilizados nos minicursos. -
Inserir sua Sequência Didática, a ser publicada no repositório, após aprovação da professora.
-
Inserir aqui o resumo e o template da apresentação.
-
Inserir aqui cópia da(s) ficha(s) de estágio.
-
Inserir as atividades desenvolvidas na disciplinas nos espaços indicadados para cada tarefa.
-
Inserir sua Sequência Didática, a ser publicada no repositório, após aprovação da professora.
-
Inserir aqui o resumo e o template da apresentação.
-
Apresentação do curso, do programa e das atividades de estágio.
-
Organização do plano de curso/programa. Definição de objetivos educacionais.
-
Orientações para o minicurso: plano e sequências didáticas
-
Planejamento de aulas: elaboração de sequências didáticas. A título de exemplo, organização de uma sequência didática a ártir de um telejornal.
-
Discussão sobre estratégias de ensino e aprendizagem com o intuito de garantir a motivação e aprendizagem dos estudantes. Apresentação de um plano de aula a ser utilizado na preparação das aulas dos minicursos, com o intuito de assegurar um roteiro com todas as etapas de cada aula.
-
Desenvovlimento de atividades orais para o ensino de língua estrangeira.
-
O lúdco no desenvolvimento da compreensão e expressão oral em língua estrangeira.
-
Subsídios para reflexão sobre a importância das atividades lúdicas no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras.
-
-
Ferramentas didigtais para o ensino de línguas. A oficina, ministrada pela profa Silvia Regina dos Santos, teve como objetivo apresentar aplicativos e recursos para dinamizar de línguas em contexto online. Por motivo de força maior, a Semana de Educação não pode ser realizada como previsto.
-
O erro em LE.
-
A avaliação em língua estrangeira. Avaliação formativa e somativa.
-
Avaliação em LE: exames internacionais. Os diferentes níveis de conhecimento de línguas estrangeiras propostos pelo Quadro europeu. Apresentação de descritores em francês e italiano utilizados nas provas de nível.
-
Ensino de línguas para crianças: sensibilização ao aprendizado de línguas e plurilinguismo.
Nesta data acompanhamos o seminário "Eveil aux alngues et plurilinguisme" promovido pelo Institut Français, órgão responsável pelo ensino de FLE do governo francês. Na ocasião, ao longo do seminário, fui comentando em português as diferentes discussões realizadas. Abaixo, segue o link com o vídeo do seminário disponibilizado no youtube.
-
Aula não ministrada. Profa afastada por covid.
-
ENCONTRO DAS METODOLOGIAS
-
Encerramento do semestre