Programação

  • Estágio e Relatórios 2022 - EDM432

    O estágio curricular na disciplina EDM432 - Metodologia do ensino de Química II deverá ser na modalidade de intervenção, ou seja, que o estudante da licenciatura planeja, elabora e implemente atividades de ensino na sala de aula. O estágio será realizado presencialmente.

     A seguir foram disponibilizadas orientações para elaboração do projeto e do relatório de estágio.

    No encontro presencial de 17 de agosto de 2022, com início às 14h00 na sala 108 - B, teremos como pauta a apresentação do Estágio, a organização das atividades e os demais encaminhamentos para o semestre letivo.

    O Erasmo acompanhará a disciplina como estagiário e poderá ajudar na elaboração das atividades de estágio (projeto e relatório), ele realiza o doutorado em Educação e é professor e coordenador pedagógico em escola pública. Segue o contato: erasmo.silva@usp.br

    “Termo de Compromisso padrão e Ficha de Estágio Curricular”:
    http://www4.fe.usp.br/estagios/documentos/termo-ficha

    “Casos especiais – outros documentos” (para formalização em algumas EEs e ETECs):
    http://www4.fe.usp.br/estagios/documentos/casos-especiais

    “Fundo de Cobertura de Acidentes Pessoais” (Portaria do "auto seguro" da USP que equivale à apólice exigida pela Lei de Estágio):
    http://www4.fe.usp.br/estagios/documentos/fundo

    “Registro On-line da Ficha de Estágio”:
    http://www4.fe.usp.br/estagios/registro-da-ficha-de-estagio

    Bom trabalho e fiquem bem!

  • Módulo 1 - Educação em Química e Experiência

    Olá, esta semana iniciamos a disciplina EDM432 - Metodologia do Ensino de Química II.

    O Módulo 1 - Educação em Química e Experiência apresenta como tema principal uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem sob a perspectiva da experiência. Como objetivos o módulo elegeu:

    1. Refletir sobre a noção de experiência proposta por Jorge Larrosa;

    2. Problematizar a ideia de experiência na formação de professores e na Educação Escolar em Química.

    O artigo a seguir explora os impedimentos e as possibilidades da experiência, passando por conceitos de conhecimento, informação, opinião, tempo e trabalho, bem como, nos aproxima das ideias de sujeito e de saber da experiência propostas por Jorge Larrosa.

    a) Larrosa, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20–28, 2002. (http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf)  

    No trecho do vídeo, o autor faz uma leitura da Aula como Curso, revelando a importância do tempo na sua constituição, o qual também é um dos aspectos cruciais para a possibilidade da experiência.

    b) CINEAD LECAV ABCEDÁRIO com Jorge Larrosa Bondía [Intervalo: 6:17 – 10:25]

       

    Nesta semana também teremos como pauta a apresentação do Estágio Remoto, a formação dos grupos de trabalho colaborativo e os demais encaminhamentos para o semestre letivo.

    Para saber mais:

    Nesse artigo as ideias chaves vistas anteriormente estão organizadas por “princípios”.

    Larrosa, J. Experiência e alteridade em Educação. Revista Reflexão e Ação, v. 19, n. 2, p. 04–27, 2011. https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/download/2444/1898

    No livro selecionado, encontram-se diversos temas, como o de fundamentos educacionais, os métodos de ensino e o uso de recursos didáticos no âmbito do ensino on-line. Ele é sugerido como uma fonte bibliográfica de suporte para as atividades da disciplina e as do estágio.

    Bates, T. Educar na Era Digital: design, ensino e aprendizagem. Tradução de Teaching in a Digital Age: guidelines for designing teaching and learning São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

    (http://www.abed.org.br/arquivos/Educar_na_Era_Digital.pdf)

    Atividades:

    Atividade no Fórum Educação em Química

    Após ler o artigo e assistir ao vídeo, compartilhe com seus colegas uma possível resposta para: como tornar as aulas de Química um lugar favorável ao surgimento de experiências, no sentido proposto por Jorge Larrosa?

    Bom trabalho e fiquem bem!

    Prazo de entrega da atividade de planejamento (Projeto de estágio): até dia 07-09-2021 (18h00)


  • Módulo 2 – Formação de Professores e Qualidade da Educação

    Olá, entramos na segunda semana da disciplina EDM432 - Metodologia do Ensino de Química II.

    O Módulo 2 – Formação de Professores e Qualidade da Educação propõe uma leitura crítica dos fatores envolvidos na qualidade da Educação Científica a partir de um caso bem-sucedido. Os objetivos deste módulo são:

    1. Perceber o papel da formação de professores dentro dos diversos aspectos que condicionam/determinam a qualidade da Educação pública;

    2. Articular, criticamente, os aspectos percebidos com o contexto brasileiro da Educação em Química, explorando as vivências de licenciandos.

    O artigo selecionado aborda o caso do sucesso finlandês nas avaliações do PISA, no momento em que o país ocupava a primeira posição no ranking para o Ensino de Ciências, em 2006.

    a)  Ahtee, M.; Lavonen, J. e Pehkonen, E. Reasons behind the Finnish success in Science and Mathematics in PISA tests. Problems of Education in the 21st Century, 6, 18-26, 2008. (http://www.scientiasocialis.lt/pec/node/files/pdf/Ahtee.pdf)

    Para saber mais:

    Nesse site você encontra mais detalhes sobre o PISA e os dados sobre o resultado atual da avaliação, em 2018.

    PISA Programme for International Student Assessment. OECD, 2018.

    (http://www.oecd.org/pisa/data/)

    Atividades:

    Atividade para entrega

    Depois acessar o material disponível na semana elabora um registro escrito no formato de texto para as seguintes questões:

    a) Quais são as principais dificuldades ou obstáculos encontrados na melhoria da qualidade da Educação em Química no contexto brasileiro, considerando os aspectos/parâmetros apresentados no caso finlandês?

    b) Quais ações poderiam/deveriam ser desencadeadas/encaminhadas, no contexto brasileiro, para a superação desses possíveis obstáculos?

    Bom trabalho e fiquem bem!

    Prazo de entrega da atividade: até dia 24-08-2022 (11h00 am)

  • Módulo 3 – O Letramento Midiático e Informacional e a Educação em Química

    Olá, chegamos na terceira semana da disciplina EDM432 - Metodologia do ensino de Química II.

    A Semana 3 – O Letramento Midiático e Informacional e a Educação em Química propõe uma reflexão que articula o letramento científico com o letramento midiático e informacional, mostrando a relevância desses conceitos no contexto atual. Os seguintes objetivos constituem a semana:

    1. Explorar as contribuições do Letramento Midiático e Informacional para a Educação em Química;

    2. Produzir discussões acerca da pertinência e das implicações dessa abordagem nas práticas docentes.

    O artigo selecionado nos aproxima da ideia de fake news científicas e traz à tona alguns aspectos que influenciam a sua credibilidade. Na investigação, a articulação de um discurso persuasivo, a renda familiar e a escolaridade aparecem como fatores determinantes desse fenômeno atual, além de encontrarmos um perfil de sua ocorrência e as suas possíveis relações com o letramento científico.     

    a)   Gomes, S. F., Penna, J. C. B. de O. e Arroio, A. Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, 2020.

    (https://www.researchgate.net/publication/342885785_Fake_News_Cientificas_Percepcao_Persuasao_e_Letramento)

    O segundo artigo localiza o papel da mídia numa perspectiva crítica, explicitando as contradições e as possibilidades inerentes aos seus usos. Ao inserir o tema da mídia no contexto educacional, por meio da disseminação das novas tecnologias, o faz dentro de uma visão de letramento midiático voltado a formação de consumidores e produtores de mídia conscientes e engajados na construção de sociedades democráticas.     

    b) Arroio, A.  Is media literacy an urgent issue in education for all? Problems of Education in The 21st Century, vol. 75, n. 5, 2017.

    (https://www.researchgate.net/publication/321127647_Is_media_literacy_an_urgent_issue_in_education_for_all)

    Para saber mais:

    Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de profess0ores. Este Currículo de Alfabetização de Mídia e Informação para Professores é um recurso importante organizado pela UNESCO para os Estados Membros em seu trabalho contínuo para alcançar os objetivos da Declaração de Grünwald (1982), da Declaração de Alexandria (2005) e da Agenda de Paris da UNESCO (2007) - todos relacionados a MIL.

    https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000220418

     (Observação: há uma nova versão atualizada deste currículo mas que ainda não está circulando amplamente)

    Atividades:

    Responda o questionário logo abaixo sobre o nosso papel enquanto professores de quimíca frente ao fênomeno da desinformação. As respostas devem ser submetidas até o início da nossa aula, dia 31/08.

  • Módulo 4 – Ensino e Aprendizagem em Aulas Remotas

    Olá, a quarta semana da disciplina EDM432 - Metodologia do Ensino de Química II, inicia-se.

    O Módulo 4 – Ensino e Aprendizagem em Aulas Remotas traz uma abordagem sobre algumas características da modalidade de Ensino Remoto e oferece princípios didáticos para organizar as interações entre professor e alunos. Este módulo tem os seguintes objetivos:

    1. Discutir as características da estratégia de Aprendizagem Colaborativa;

    2. Fomentar o debate acerca do uso dessa estratégia nos Ensinos Remoto e Presencial.

    No texto selecionado encontramos uma descrição do uso da ideia de Aprendizagem Colaborativa na organização e na implementação de uma disciplina de Bioquímica da Nutrição, na qual os autores exploram as interações entre alunos, professores e material didático sob a perspectiva da distância transacional, no contexto das alterações no ensino promovidas pelo uso das novas tecnologias.

    a)  Yokaichiya, D. K.; et. al Aprendizagem Colaborativa no Ensino à Distância: Análise da Distância Transacional. (http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/041-TC-B2.htm)

    b) Estratégias Pedagógico-Comunicacionais na EAD - https://www.youtube.com/watch?time_continue=33&v=06gFO1K7Fnc&feature=emb_logo

    Esta atividade será realizada assincronamente com apoio do e-disciplinas. Não haverá encontro presencial nesta semana.

    Para saber mais:

    Distância Transacional, assistir aos primeiros 12 minutos do vídeo com o professor Romero Tori da Escola Politécnica da USP. https://www.youtube.com/watch?time_continue=107&v=gfGiDqOUuEA&feature=emb_logo

    Atividades:

    Prazo de entrega da atividade de planejamento  (Projeto de estágio): até dia 07-09-2022 (18h00)

    Prazo de entrega da atividade de planejamento  (Plano de ensino): até dia 28-09-2022 (18h00)

    Atividade no Fórum Educação em Química

    A partir de sua leitura dos textos e assistência ao vídeo, compartilhe no fórum uma resposta para:

    a) Como você descreve a utilização de estratégias pedagógico-comunicacionais para a aprendizagem colaborativa nas aulas de Química, remotas e presenciais?

    Atividades de Planejamento de Ensino 

    Bom trabalho e fiquem bem!

  • Módulo 5 - O olhar na sala de aula

    Olá, entramos na quinta semana da disciplina EDM432 - Metodologia do Ensino de Química II.

    O Módulo 5 – O olhar na sala de aula propõe uma discussão sobre como os professores podem aprender com a sala de aula, em suas práticas de ensino, sobretudo quando olhar para a sala de aula. Os objetivos deste módulo são:

    1. Perceber a sala de aula como espaço de aprendizagem para o professor;

    2. Sensibilizar o olhar do professor para as ações que acontecem na sala de aula visando aperfeiçoar sua prática de ensino.

    O texto selecionado discute alguns aspectos necessários para auxiliar o professor a olhar a sala de aula sem julgamentos, mas como um espaço de ensino e aprendizagem, buscando identificar as potencialidades e possíveis problemas para superação.

    a)  Rodadas pedagógicas : como o trabalho em redes pode melhorar o ensino e a aprendizagem
    / Elizabeth A. City, Richard F. Elmore, Lee Teitel e Sarah E. Fiarman ; tradução: Maria Cristina Monteiro ; revisão técnica: Mila Freitas Lourenço Sanches Molina, Isabel Farah Schwartzman. Porto Alegre: Penso, 2014.

    Nosso encontro está agendado para 14 de setembro de 2022, com início às 14h00.

     Não se esqueça de finalizar seu plano de ensino em grupo e entregar no módulo específico.

    Prazo de entrega da atividade de planejamento  (Plano de ensino): até dia 28-09-2022 (18h00)

    Bom trabalho e fiquem bem!

  • Módulo 6 – Planejamentos

    Olá, esta é a sexta semana da disciplina EDM432 - Metodologia do ensino de Química II.

    A Semana 6 – Planejamentos compreende a organização das propostas de ensino elaboradas pelos Grupos I e II, as sequencias de ensino para dois encontros com estudantes da educação básica. Os objetivos da semana são:

    1. Propiciar um momento para reflexão sobre as propostas de ensino em elaboração;

    2. Contribuir para o aperfeiçoamento das propostas de ensino.

    Na semana 5 foram disponibilizadas informações para a elaboração dos planos para apoiar os grupos. Acesse o respectivo link do seu grupo para produção do plano.

    Nosso encontro está agendado para 21 de setembro de 2022, com início às 14h00.

     Não se esqueça de finalizar seu plano de ensino em grupo e entregar no módulo específico.

    Prazo de entrega da atividade de planejamento  (Plano de ensino): até dia 28-09-2022 (18h00)

    Bom trabalho e fiquem bem!

  • Semana acadêmica da Química - IQUSP

    Na semana 7 haverá atividades acadêmicas na Semana da Química - IQUSP

    Prazo de entrega da atividade de planejamento  (Plano de ensino): até dia 28-09-2022 (18h00).

  • Módulo 7 - Planejamentos II

    Olá, esta é a oitava semana da disciplina EDM432 - Metodologia do ensino de Química II.

    O Módulo 7 – Planejamentos II compreende a organização para finalização das propostas de ensino elaboradas pelos Grupos I e II, as sequencias de ensino (planos) para dois encontros síncronos com estudantes da educação básica, que serão realizados remotamente em função do contexto da pandemia. Os objetivos da semana são:

    1. Propiciar momentos para reflexão em grupo sobre as propostas de ensino em elaboração;

    2. Contribuir para o aperfeiçoamento das propostas de ensino visando sua finalização.

    Na semana 5 foram disponibilizadas informações para a elaboração dos planos para apoiar os grupos. Na semana 6 os grupos trabalharam colaborativamente para a elaboração da proposta. Acesse o respectivo link do seu grupo para finalização do plano de ensino.

    Nesta oitava semana, dia 05/10 cada grupo poderá atualizar o plano de ensino a parti da apresentação das proposta para a sala. Ademais haverá a elaboração dos respectivos roteiros de observação pelos grupos que serão utilizados durante a implementação.

    Bom trabalho e fiquem bem.

  • Módulo 8 - Planejamentos III

    Olá, esta é a nona semana da disciplina EDM432 - Metodologia do ensino de Química II.

    A Semana 8 – Planejamentos II compreende a organização para finalização das propostas de ensino elaboradas pelos Grupos I e II, as sequencias de ensino para dois encontros síncronos com estudantes da educação básica, que serão implementadas. Os objetivos da semana são:

    1. Propiciar momentos para reflexão em grupo sobre as propostas de ensino em elaboração;

    2. Contribuir para o aperfeiçoamento das propostas de ensino visando sua finalização;

    3. Organização para implementação.

    Nesta oitava semana em atividade assíncrono no dia 12/10/2022, cada grupo discutirá sua respectiva proposta para ajustes necessários de modo a finalizá-la. Assim como a finalização dos respectivos roteiros de observação. Bem como iniciar o planejamento para implementação como os materiais necessários, convite, materiais de divulgação, bem como o roteiro de observação da aula a ser estudada.

    Não se esqueça de entregar seu projeto no módulo especifico conforme as orientações.

    Bom trabalho e fiquem bem.

  • Módulo 9 - Planejamento IV

    Olá, esta é a décima semana da disciplina EDM432 - Metodologia do ensino de Química II.

    A Semana 10 – Planejamentos IV compreende a organização para finalização das propostas de ensino elaboradas pelos Grupos I e II, as sequencias de ensino para dois encontros com estudantes da educação básica, que serão realizados. Os objetivos da semana são:

    1. Propiciar momentos para reflexão em grupo sobre as propostas de ensino em elaboração;

    2. Contribuir para a preparação da observação da aula visando sua implementação.

    Nesta décima semana no encontro síncrono no dia 19/10/2022, cada grupo organizará as atividades de seus planos de ensino e respectivos roteiros de observação para as propostas visando sua implementação. Bem como finalizar a preparação para implementação como os materiais necessários, convite, materiais de divulgação, bem como iniciar o roteiro de observação da aula a ser estudada.

    Já foram disponibilizados no módulo inicial os roteiros para elaboração dos relatórios individual e de grupo da prática de ensino. Bem como as orientações para elaboração de relatório de estágio.

    Bom trabalho e fiquem bem.

  • Semana 11 e 12 – Prática de ensino para os estudantes: Grupo I e II

    Olá, entramos nas semanas 11 e 12 das atividades de prática de ensino da disciplina EDM432 ­- Metodologia do ensino de Química II.

    As semanas 11 e 12 compreendem a implementação da proposta de ensino de Química elaborada pelos Grupos I e II para os estudantes da Educação Básica. Os objetivos da semana são:

    1. Implementar o planejamento elaborado pelos Grupos I e II;

    2. Propiciar dados e informações necessários a uma reflexão sobre a prática de ensino.

    O dia e o horário das práticas serão definidos em acordo com as turmas dos estudantes inscritos nos cursos da disciplina.

    Atividades:

    Implementação das atividades de prática de ensino dos curso em duas sessões conforme os cronogramas pré-definidos.

     Bom trabalho e fiquem bem!

  • Semana 13 – Apresentação parcial dos Relatório do Grupo I

    Olá, chegamos na semana 13 da disciplina EDM432 - Metodologia do ensino de Química II.

    A Semana 13 – Apresentação parcial do Relatório do Grupo I trata da apresentação parcial dos Relatórios de Prática I elaborados pelo Grupo I. Os objetivos da semana são:

    1. Estimular a elaboração de uma reflexão coletiva e sistemática acerca Metodologia do Ensino de Química e das práticas docentes;

    2. Possibilitar o compartilhamento das experiências vivenciadas nas práticas de ensino na disciplina.

    Atividades:

    Nosso encontro está agendado para 09 de novembro de 2022, com início às 14h. 

    Cada grupo apresentará suas experiências e reflexões sobre a experiência da prática de ensino e de observação da aula ministrada, dispondo de 30 minutos para apresentação seguidos de 30 minutos de arguição para cada grupo.

    Bom trabalho e fiquem bem!

  • Semana 14 – Apresentação parcial dos Relatório do Grupo II

    Olá, chegamos na semana 14 da disciplina EDM432 - Metodologia do ensino de Química II.

    Semana 14 – Apresentação parcial do Relatório do Grupo II trata da apresentação parcial dos Relatórios de Prática I elaborados pelo Grupo II. Os objetivos da semana são:

    1. Estimular a elaboração de uma reflexão coletiva e sistemática acerca Metodologia do Ensino de Química e das práticas docentes;

    2. Possibilitar o compartilhamento das experiências vivenciadas nas práticas de ensino na disciplina.

    Atividades:

    Nosso encontro está agendado para 16 de novembro de 2022, com início às 14h. 

    Cada grupo apresentará suas experiências e reflexões sobre a experiência da prática de ensino e de observação da aula ministrada, dispondo de 30 minutos para apresentação seguidos de 30 minutos de arguição para cada grupo.

    Bom trabalho e fiquem bem!


  • Semana 15 – Elaboração dos relatórios em Grupo e Individual da prática de ensino

    Olá, entramos na semanas 15 da disciplina EDM432 - Metodologia do ensino de Química II.

    A Semana 15 – Elaboração dos Relatórios consistem na elaboração dos relatórios finais solicitados na disciplina, quais sejam: a) Relatório de Prática I (em grupo); b) Relatório de Prática II (individual) e; c) Relatório de Estágio (estágio). Os objetivos da semana são:

    1. Acompanhar o processo de elaboração final dos relatórios;

    2. Fornecer auxílio durante a etapa da realização dos relatórios;

    3. Fomentar troca de ideias entre os licenciandos.

    Nessa semana dia 23/11/2022, as atenções estão voltadas ao acompanhamento e ao suporte para a realização dos relatórios com o apoio dos roteiros disponibilizados no ambiente de aprendizagem.  Ficaremos à disposição para dúvidas sobre a elaboração dos relatórios. Podendo realizar agendamento para atendimento on-line.

    Para saber mais:

    Verificar os roteiros para elaboração dos relatórios de Prática I e II, e Estágio no módulo inicial.

    Atividades:

    Prazo de entrega dos relatórios de Prática I, II e Estágio: até dia 30-11-2022 (22h00)

    Bom trabalho e fiquem bem!

  • Semana 16 – Entrega Final dos Relatórios dos Grupos I e II

    Olá, chegamos na semana 16 da disciplina EDM432 - Metodologia do ensino de Química II.

    Semana 16 – Entrega dos Relatórios dos Grupos I e II trata da entrega final dos Relatórios de Prática I elaborados pelos Grupos I e II. Nessa semana, encerram-se os prazos para a entrega da versão final do relatórios (digital) do Relatório de Prática I (em grupo), do Relatório de Prática II (individual) e do Relatório de Estágio. Os objetivos da semana são:

    1. Estimular a elaboração de uma reflexão coletiva e sistemática acerca Metodologia do Ensino de Química e das práticas docentes;

    2. Entregar os relatórios finais das experiências de práticas de ensino produzidas na disciplina.

    Atividades:

    Entrega dos relatórios da disciplina conforme as orientações dos roteiros disponibilizadas no módulo inicial no ambiente de aprendizagem.

    Prazo de entrega dos relatórios de Prática I, II e Estágio: até dia 30-11-2022 (22h00)

    Bom trabalho e fiquem bem!