Escola de Enfermagem

Objetivo geral: Promover integração entre teoria, ministrada por meio de aulas remotas, e práticas, experimentadas em aulas de laboratório.   

 Objetivos específicos:
  1. Promover estudo do material pedagógico oferecido em aula

  1. Promover a aplicação dos conhecimentos teóricos em prática simulada

  1. Exercitar habilidades tais como: interação pessoal, comunicação, aferição de sinais vitais, realização de exame físico, raciocínio clínico e crítico, tomada de decisão e sistematização da assistência de enfermagem

  1. Avaliar as principais dificuldades que os estudantes apresentam na articulação teoria-prática


Métodos e instrumentos

A atividade proposta utilizará como método a simulação em cenários, com paciente padronizado, numa situação de consulta de enfermagem. Para tanto será apresentado um caso, baseado em experiências da Atenção Primária Saúde (APS).  

Os temas serão Diabetes Melito (DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), doenças que fazem parte do grupo conhecido como DANTS (Doenças e Agravos Não Transmissíveis), prevalentes na população em geral, com grande impacto na vida das pessoas e nos serviços de saúde em geral. 

Antes da participação na simulação, o estudante precisa retomar as aulas ministradas nas disciplinas de Graduação e ler o material oferecido nessas aulas, para se preparar para a atividade.

A seguir detalharemos as etapas relacionadas com a atividade proposta.    

Etapa I (pré-curso) – Revisão das aulas, do material relacionado e pré-teste 

Esta etapa deve anteceder os dias de curso, pois tem como objetivo aprofundar o conhecimento teórico que embasa o raciocínio clínico e preparar os estudantes para prática simulada.

Como produto dessa etapa o estudante deverá responder a um teste do conhecimento necessário para realização da atividade prática no laboratório.   

Para esta etapa será necessário:

  1. Selecionar aulas e conteúdo que serão recomendados previamente

  2. Disponibilizar o material recomendado

  3. Preparar o pré-teste

  4. Viabilizar a aplicação do pré-teste 

  5. Correção do pré-teste e devolutiva

Encontro com estações de habilidades

Etapa II (durante o curso) – Simulação de consulta de enfermagem na APS   

Esta etapa ocorre durante os dias de curso e tem como objetivos promover a aplicação dos conhecimentos teóricos em situação prática e exercitar habilidades tais como: interação pessoal, comunicação, aferição de sinais vitais, realização de exame físico, raciocínio clínico e crítico, tomada de decisão e sistematização da assistência de enfermagem.

Ao final dessa etapa o estudante deverá ter realizado a simulação de uma consulta a um paciente padronizado, portador de doenças crônicas, no âmbito da APS.